> >
Com blitze, bares fecham na Lama e no Triângulo, em Vitória

Com blitze, bares fecham na Lama e no Triângulo, em Vitória

Decreto estadual proíbe o funcionamento de bares na capital do Espírito Santo. Já restaurantes só podem abrir até as 18 horas

Publicado em 29 de agosto de 2020 às 21:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bares em Vitória na noite de sábado (29): Rua da Lama
Bares em Vitória na noite de sábado (29): Rua da Lama. (Carlos Alberto Silva)

Com blitize, na Rua da Lama, em Jardim da Penha, e no Triângulo, na Praia do Canto, na Capital capixaba, bares fecharam as portas, na noite deste sábado (29). Já os que tinham licença para funcionar como restaurantes, estavam com pouco movimento. A cena registrada é bem diferente da vista na semana passada, quando houve aglomerações e pessoas sem máscaras nesses pontos. 

Um vídeo recebido pela reportagem de A Gazeta, no último domingo (16), mostrou várias pessoas reunidas em um bar na Rua da Lama, em Jardim da Penha, aglomeradas e bebendo. A pessoa que registrou a imagem, e que é moradora da região, afirmou, na ocasião, que não era a primeira vez que o estabelecimento funciona como se não houve uma crise sanitária e restrições para determinadas atividades.

Já neste sábado (29), durante a blitize, com a passagem da Guarda Municipal de Vitória, e viaturas da Polícia Militar que estavam no local, a Rua da Lama, por exemplo, ficou praticamente vazia. Em um dos bares, as mesas estavam recolhidas e era possível ver algumas pessoas andando na rua com copos de bebidas na mão, saindo dos comércios.

Em nota, a prefeitura da Capital explicou que os estabelecimentos visitados que estão funcionando de forma irregular estão sendo orientados a paralisar suas atividades ou se adequarem às normas. "Neste sábado (29), a equipe está trabalhado desde o início da tarde e vai até 01 hora da manhã. A ação de fiscalização continuará neste domingo", informou.

As regras de como bares, restaurantes e lojas devem funcionar seguem a classificação de cada município no Mapa de Risco do Estado, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Vitória, por exemplo, está em risco moderado.

Restaurantes estão liberados para funcionar todos os dias da semana, até as 18 horas. Já os bares continuam proibidos, a não ser aqueles que têm registro de bar e restaurante e consigam cumprir, entre outras orientações, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas para receber a clientela.

Bares em Vitória na noite de sábado (29): Rua da Lama(Carlos Alberto Silva)

De acordo com a Prefeitura de Vitória, desde o início da pandemia, foram recebidas 5.729 denúncias, 4.270 vistorias realizadas e 1.264 estabelecimentos fechados ou orientados a funcionar de forma regular após a fiscalização. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que a equipe integrada de fiscalização, que envolve a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, está realizando ações em diversos locais da capital, de acordo com as denúncias feitas através do 156 ou do aplicativo Vitória Online.

"A Prefeitura de Vitória ressalta que o momento ainda é de pandemia, que as pessoas, por segurança, devem evitar aglomerações e usar máscaras, mantendo também a higiene das mãos com água e sabão e álcool em gel", disse.

A POLÊMICA ENVOLVENDO O FUNCIONAMENTO DOS BARES  EM VITÓRIA

Na última terça-feira (25), a Câmara de Vereadores de Vitória promulgou uma lei que flexibilizava o funcionamento do comércio não essencial na capital. Nela estava autorizado a abertura dos bares e a extensão de horário de funcionamento de restaurantes, por exemplo. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais