Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 16:35
De Norte a Sul do Espírito Santo, existem 11 aeroportos e aeródromos devidamente registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). São 7 aeródromos públicos e 4 privados com áreas autorizadas para pousos e decolagens de aeronaves. Na maioria dos casos, as estruturas também têm terminais para embarque de passageiros. >
Apesar de serem 11 aeroportos, o Estado tem hoje 12 pistas de pousos e decolagens homologadas, já que o Aeroporto de Vitória, após a reforma, passou a ter duas pistas em uso. O comprimento dessas pistas, que é determinante para definição do tipo e tamanho de avião que pode operar em cada local, varia de 400 metros de extensão a 2.058 metros.>
O Aeroporto de Guarapari, por exemplo, que voltou a receber voos comerciais neste verão, conta com a menor pista entre os sete aeródromos públicos capixabas. A estrutura tem apenas 940 metros de comprimento. >
Esse é um dos motivos que explica o fato da rota oferecida da "Cidade Saúde" para Belo Horizonte ser feita em aviões Cessna Grand Caravan, com capacidade para apenas nove passageiros.>
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Outro destaque é o Aeroporto de Linhares, que está com as obras de ampliação da pista em estágio final. Antes, a estrutura tinha 1.350 metros de comprimento. Após a obra, o aeroporto terá a segunda maior pista do Estado, superando inclusive a antiga de Vitória, com 1.860 metros. >
Esse upgrade vai permitir uma guinada nas operações. Com a pista menor, o maior avião que podia pousar em Linhares era o ATR-42, com capacidade para 42 passageiros. Após a ampliação, segundo a prefeitura, a maior aeronave comportada será o Boeing 757-200 (até 239 passageiros) em sua plenitude para carga, e, para o comprimento, o Airbus A319 (144 passageiros).>
O Aeroporto de Linhares, aliás, está na mira da Azul Linhas Aéreas para receber voos regulares para Belo Horizonte usando aeronaves ATR-72, que transportam 72 passageiros. A prefeitura e o governo do Estado pretendem fazer uma reforma no terminal de passageiros atual para que, após concluídas as obras na pista, essa operação já seja possível.>
Chama a atenção no ranking ainda o Aeroporto de São Mateus, que também quer brigar para receber voos comerciais mesmo sendo de pequeno porte. A estrutura tem 1.350 metros de comprimento, perdendo apenas para Vitória e Linhares.>
Um dos destaques da lista é o Aeródromo Primo Bitti, localizado em Aracruz. Trata-se de uma estrutura privada, de propriedade da Suzano, construída no início dos anos 2000 pela então Aracruz Celulose. Lá são feitas apenas operações da empresa e de companhias parceiras.>
Ainda assim, o aeródromo da Suzano é um dos maiores do Estado em comprimento de pista. Fica atrás apenas das duas de Vitória e, futuramente, atrás também da nova estrutura de Linhares. São 1.600 metros de extensão.>
Já os dois menores aeródromos capixabas em pista são o João Monteiro, onde funciona o Aeroclube do Espírito Santo, em Vila Velha, com 776 metros, e a Fazenda XV de Outubro, um aeródromo numa fazenda de Colatina que possui uma área de pousos feita de grama e com apenas 400 metros.>
Há ainda um aeródromo em Pinheiros, cuja pista é de terra, também localizado numa fazenda. A pista tem 950 metros. Veja abaixo fotos e especificações de cada um.>
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