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Transferência da BR 101 para Prefeitura da Serra muda de data

Transferência da BR 101 para Prefeitura da Serra muda de data

Em novembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que a doação da via ocorreria até esta segunda-feira (8)

Publicado em 8 de dezembro de 2025 às 17:15

BR 101 na Serra deve ser municipalizada após inauguração do contorno do Mestre Álvaro
Trecho urbano da BR 101 passará para o controle da Prefeitura da Serra Crédito: Edson Reis/Prefeitura da Serra

Prevista para ocorrer até esta segunda-feira (8), a transferência do trecho urbano da BR 101 para a Prefeitura da Serra foi adiada para a próxima sexta-feira (12). A informação foi confirmada pela assessoria do Executivo municipal à reportagem de A Gazeta.

Para celebrar a transferência do trecho que passa por bairros movimentados da Serra, foi marcada uma cerimônia, às 8h de sexta (12), no Auditório do Serra Grande, em Laranjeiras. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi questionado sobre a mudança da data, mas não se manifestou até a publicação deste texto. 

A transferência do trecho ocorre após a Ecovias Capixaba, concessionária que administra a BR 101 no Espírito Santoanunciar que vai assumir a gestão do Contorno do Mestre Álvaro.

Desde o início da construção do contorno, a Prefeitura da Serra tinha a expectativa de que o fluxo pesado de veículos saísse da parte urbana da cidade e passasse para a nova via. A municipalização da BR 101 e sua reformulação já era estudada desde a gestão Sergio Vidigal (PDT) e foi assumida pelo seu sucessor, Weverson Meireles (PDT).

Entre os planos do município, está a transformação da rodovia em uma espécie de Avenida Paulista, com ciclovias, baias para ônibus, retirada de semáforos e urbanização para a circulação dos moradores. Além disso, há o interesse de liberar a construção de conjuntos habitacionais e prédios mais altos ao longo do trecho urbano, em um processo de verticalização.

A prefeitura, em parceria com o governo do Espírito Santo, também trabalha no projeto de reformulação da primeira etapa da via, que compreende a região entre Carapina e Jardim Limoeiro. Está prevista a construção de um mergulhão no encontro da BR 101 com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e a Avenida dos Metalúrgicos — por onde o fluxo de caminhões em direção à ArcelorMittal é alto.

"É a mesma engenharia de mergulhão que nós instalamos na Rotatória do Ó. Então, o condutor sai da ArcelorMittal e passa por baixo da via. Quem está na BR terá fluxo contínuo", explicou o prefeito Weverson Meireles, em julho.

Mudança no traçado de viaduto

Outro plano é corrigir o traçado do viaduto mais antigo de Carapina, na entrada da Rodovia do Contorno. O prefeito afirmou que existem duas situações que complicam o trânsito na região.

"Quando você sai do contorno para acessar a BR, tem uma curva muito acentuada. Então, é preciso deixar essa curva mais suave e corrigir o estrangulamento que existe ali. Tem duas pistas embaixo do viaduto descendo de Serra para Vitória e, quando sobe, de Vitória para a Serra, o trânsito estrangula ao lado do viaduto e fica uma única pista. Essa é uma das situações que continua dando trânsito, mesmo com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro", detalhou.

No mês passado, durante o evento para a inauguração de um trecho de sete quilômetros de duplicação da BR 101 entre Guarapari e Anchieta, o prefeito da Serra afirmou que a cidade iria entrar em um novo momento, com a municipalização do trecho da rodovia, que deverá ganhar o nome de Avenida Mestre Álvaro.

“Anunciamos que a próxima etapa da BR 101 é Avenida Mestre Álvaro. Ao municipalizarmos esses 30 km, teremos uma mais uma vez uma vertente de crescimento para a nossa cidade”, disse Weverson.

Fim da transferência do contorno

Para tudo isso acontecer, no entanto, era necessário que a Ecovias devolvesse esse trecho urbano à União nas mesmas condições das encontradas quando assumiu a concessão da BR 101 no Estado e, ao mesmo tempo, passasse a administrar o Contorno do Mestre Álvaro. Dessa forma, com a via novamente em mãos, o Dnit poderia transferi-la à prefeitura. É o que vai acontecer agora.

No último dia 26, foi oficialmente concluído o processo de transferência da gestão do contorno à Ecovias, conforme previsto no contrato de concessão. De acordo com o Dnit, pelo mesmo acordo, o segmento urbano, do km 247,8 ao 278,3, foi devolvido pela empresa.

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