> >
Viaduto de Carapina terá traçado corrigido após Serra assumir trecho da BR 101

Viaduto de Carapina terá traçado corrigido após Serra assumir trecho da BR 101

Projeto deve sair do papel após prefeitura do município assumir o controle do trecho urbano da rodovia, assim como ocorreu em Cariacica

Publicado em 24 de junho de 2025 às 12:04

Viaduto de Carapina, na Serra, deve ter traçado corrigido
Viaduto de Carapina, na Serra, deve ter traçado corrigido Crédito: Reprodução Google Maps

O processo de municipalização do trecho urbano da BR 101 na Serra ainda não foi finalizado, mas a prefeitura, em parceria com o governo do Espírito Santo, está finalizando o projeto de reformulação da primeira etapa da via, que compreende a região entre Carapina e Jardim Limoeiro. Ao assumir o controle do trecho, o município poderá seguir o que foi realizado em Cariacica, que transformou a BR 262 em Avenida Mario Gurgel, onde readequou calçadas e construiu um novo viaduto.

A municipalização da BR 101 e sua reformulação já era estudada desde a gestão Sergio Vidigal (PDT) e foi assumida pelo seu sucessor, Weverson Meireles (PDT). Em conversa com a reportagem de A Gazeta, o prefeito afirmou que o projeto está sendo tocado com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e deve ficar pronto em 60 dias.  

A primeira etapa do projeto prevê um mergulhão no encontro da BR 101 entre a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e a Avenida dos Metalúrgicos — por onde o fluxo de caminhões em direção a ArcelorMittal é alto —, baias para ônibus, ciclovia e a correção do traçado do antigo Viaduto de Carapina.

00:00 / 02:25
Viaduto de Carapina terá traçado corrigido após Serra assumir trecho da BR 101

"É a mesma engenharia de mergulhão que nós instalamos na Rotatória do Ó. Então, o condutor sai da ArcelorMittal e passa por baixo da via. Quem está na BR terá fluxo contínuo", explica o prefeito.

Sobre corrigir o traçado do viaduto mais antigo de Carapina, o prefeito disse que hoje existem duas situações que complicam o trânsito na região.

"Quando você sai do contorno para acessar a BR, tem uma curva muito acentuada. Então, é preciso deixar essa curva mais suave e corrigir o estrangulamento que existe ali. Tem duas pistas embaixo do viaduto descendo de Serra para Vitória e, quando sobe, de Vitória para a Serra, o trânsito estrangula ao lado do viaduto e fica uma única pista. Essa é uma das situações que continua dando trânsito, mesmo com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro", contextualiza.

A ideia é que o trecho urbano da BR 101 no município passe a ser chamado de Avenida Mestre Álvaro.

"Precisamos transformar a BR 101 em uma grande avenida. Com a municipalização, além de termos autonomia no trecho, a nossa expectativa é que a Ecovias 101 aperfeiçoe a sinalização do Contorno do Mestre Álvaro e, assim, diminua o percentual de veículos que acaba acessando a parte urbana da cidade", destaca Weverson Meireles.

A primeira etapa do projeto vai de Carapina a Jardim Limoeiro e a segunda chegará até a entrada de Jardim Tropical.

Questionada sobre o andamento do projeto, a Semobi se manifestou por nota e confirmou que está elaborando, em conjunto com a Prefeitura da Serra, um anteprojeto de requalificação para o trecho urbano da antiga BR 101. 

A pasta não deu prazo de quando o estudo será finalizado e destacou que o anteprojeto ainda está em fase de desenvolvimento. Pontuou, por fim, que as intervenções devem ser executadas após a formalização da transferência da gestão do trecho para o município da Serra. Até o momento, não há estimativa de valor total do investimento nem prazo para a licitação das obras.

A municipalização da BR 101 ainda não ocorreu, pois o governo federal e a Ecovias101 ainda realizam o arrolamento, uma fase de levantamento dos bens existentes na rodovia. Após essa etapa ser finalizada, a concessionária devolverá a via à União e o trecho poderá ser repassado ao município.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais