> >
Responsável pela BR 101, Ecovias assume Contorno do Mestre Álvaro, na Serra

Responsável pela BR 101, Ecovias assume Contorno do Mestre Álvaro, na Serra

Novidade foi firmada após assinatura de transferência da administração do trecho, feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para a concessionária

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 26 de novembro de 2025 às 11:20

Reportagem de A Gazeta visitou a rodovia que está sendo implantada sobre terreno mole e alagadiço. Confira todas as curiosidades

A concessionária Ecovias Capixaba, responsável pela administração da BR 101 no Espírito Santo, agora é a nova gestora do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra. A partir desta quarta-feira (26), a empresa passa a operar, no trecho de pouco mais de 18 quilômetros, com guinchos, ambulâncias, veículos de inspeção e monitoramento 24 horas por dia.

A novidade foi firmada após a assinatura de transferência da administração do contorno, feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para a concessionária na terça-feira (25).

“Com isso, o trecho entre o Km 0 e o Km 18,6 será incorporado à área de concessão e receberá todos os serviços operacionais oferecidos aos usuários da BR-101 ES/BA pela Ecovias Capixaba. Além disso, a concessionária se torna responsável pela conservação do trecho, que inclui a roçada e a revitalização da sinalização horizontal e vertical e das defensas metálicas. Nesta mesma data, o trecho urbano da BR 101 na Serra, localizado entre os quilômetros 247,8 e 278,3, deixa de ser administrado pela concessionária e fica sob responsabilidade do Dnit”, informa a Ecovias.

Via será monitorada 24 horas por dia pela nova administradora
Via será monitorada 24 horas por dia pela nova administradora Crédito: Divulgação/Ecovias Capixaba

Segundo Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, a gestão do Contorno do Mestre Álvaro é fruto de um trabalho de planejamento intensificado nos últimos três meses.

No período, foi instituído um grupo de trabalho envolvendo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes, a Ecovias Capixaba, a Prefeitura da Serra e o Dnit para garantir que todas as definições técnicas, operacionais e administrativas fossem tomadas de forma integrada.

“Com essa mudança, todos os recursos previstos no nosso contrato passam a atuar no Contorno do Mestre Álvaro. Isso inclui atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção, monitoramento e todo o trabalho da nossa Gerência de Atendimento ao Usuário. O objetivo é ampliar a segurança e a fluidez dos deslocamentos”, afirma Amorim.

Conforme prevê o contrato de concessão da BR 101 no Estado, agora que assume a gestão do Contorno do Mestre Álvaro, a Ecovias Capixaba tem três meses para realizar um levantamento das condições do trecho e definição das ações e cronograma para adequação aos parâmetros exigidos pelo contrato de concessão, que inclui intervenções para a melhoria da segurança viária e preservação ambiental, e apresenta-lo à ANTT.

“No entanto, ações imediatas, como de adequação da sinalização, já poderão ser realizadas”, divulga a empresa.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Contorno do Mestre Álvaro

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais