> >
ES tem sábado com pior índice de isolamento social em dois meses

ES tem sábado com pior índice de isolamento social em dois meses

Pelo menos metade da população saiu de casa em meio à pandemia neste sábado (13); praias ficaram lotadas na Grande Vitória

Publicado em 14 de junho de 2020 às 20:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento de pessoas durante a pandemia de Coronavírus na Praia de Itapoã, Vila Velha
Movimento de pessoas durante a pandemia de coronavírus na Praia de Itapoã, Vila Velha. (Carlos Alberto Silva)

Neste sábado (13), o Espírito Santo registrou o pior índice de isolamento social em um final de semana desde que o dado começou a ser divulgado diariamente pelo Governo do Estado, no dia 13 de abril. Conforme a última atualização, apenas 49,04% dos capixabas ficaram em casa para evitar o contágio e a transmissão do novo coronavírus.

Isso significa que mais da metade da população foi às ruas, apesar das recomendações de autoridades de saúde e de apelos como os do governador Renato Casagrande. Na última quarta-feira (10), ele afirmou que a fiscalização seria reforçada para evitar a ida e a permanência de banhistas nas praias. Ainda assim, as orlas de Vitória e Vila Velha estiveram bem movimentadas.

Movimento de pessoas durante a pandemia de Coronavírus na Praia de Camburi, Vitória(Carlos Alberto Silva)

Justamente no mesmo dia em que boa parte da sociedade resolveu ignorar a medida mais eficaz para combater a pandemia até o momento, o Espírito Santo superou a marca de 26 mil casos confirmados e atingiu a lamentável marca de 1.000 pessoas mortas pelo novo coronavírus .

ISOLAMENTO SOCIAL: DESTAQUES POSITIVOS E NEGATIVOS

Concentrando quase 70% de todos os casos de Covid-19 do Estado, a Grande Vitória também segue com isolamento bem abaixo do considerado ideal. A média de isolamento social registrada neste sábado foi de 48,5%. Os piores cenários foram os de Cariacica (45,09%), Serra (45,67%) e Vila Velha (47,13%).

Fora dessa região, aparecem os dois municípios que ocupam os extremos do ranking. No Noroeste, Águia Branca teve o maior isolamento do Estado, com 70,52% das pessoas em casa. Já Bom Jesus do Norte, no Sul, teve o menor índice capixaba, com apenas 39,8% da população respeitando o isolamento social.

Vale lembrar, que a terceira etapa do inquérito sorológico mostrou que a doença está avançando para cidades do interior capixaba, onde a estimativa é que o número de infectados tenha subido de 6 mil para 51 mil, em apenas um mês. Considerando todo o Espírito Santo, estimativas apontam para 295 mil pessoas contaminadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais