ASSINE

Enem 2021: acompanhe tudo sobre o segundo dia de provas

No ES, 43 mil estudantes eram esperados para fazer o exame. Foram aplicadas provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias

Tempo de leitura: 2min
Publicado em 28/11/2021 às 11h01

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 foi sem registros de ocorrências graves em todo o Espírito Santo. Os portões fecharam pontualmente às 13h nos locais de prova, quando o exame começou a ser aplicado.

Na chegada para fazer o Enem, os candidatos enfrentaram sol forte e muito calor na Grande Vitória. Alguns precisaram correr para conseguir chegar a tempo. Já no fim do dia, boa parte dos estudantes saiu dos locais de prova debaixo de chuva. 

Os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de prova próximo das 15h30, horário em que a saída da sala de aplicação começa a ser permitida. Os estudantes, porém, só podem levar consigo o caderno de provas após as 18h30.

Segundo dia Enem 2021: Confira os gabaritos extraoficiais das provas
Segundo dia Enem 2021. Crédito: shutterstock / Arte Geraldo Neto

Foram 90 questões neste segundo dia, 45 de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e 45 de Matemática e suas tecnologias. No Espírito Santo, os estudantes dividiram opiniões sobre o grau de dificuldade das questões.

O segundo dia de provas seguiu a tradição de pautar temas da atualidade, como energia e meio ambiente, mas não abordou em nenhuma questão a pandemia de coronavírus.


22:01

Fim da cobertura

Nossa cobertura em tempo real do Enem 2021 termina aqui. Nosso muito obrigado a todos que acompanharam!


21:50

Vídeo: professores do ES analisam prova do Enem deste domingo (28)

Em parceria com A Gazeta, profissionais do cursinho Madan fazem considerações sobre o conteúdo do segundo dia do Enem. Foram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Na avaliação geral, os assuntos estavam bem distribuídos e o grau de dificuldade foi dentro do esperado. Confira o vídeo com as análises de cada prova.

Segundo dia Enem 2021: Professores analisam prova
Segundo dia Enem 2021: Professores analisam prova. Crédito: shutterstock / Arte Geraldo Neto

21:36

Como é calculada a nota do Enem?

No Enem, cada questão tem um peso diferente. Por isso, algumas pessoas podem acertar o mesmo número de questões e, mesmo assim, terem notas diferentes. Isso acontece porque a prova é corrigida com base em uma metodologia diferente, conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Não há uma relação de que determinado número de acertos equivale a um determinado número de pontos. Por exemplo, se um candidato acerta perguntas que são consideradas difíceis, mas erra as fáceis, o sistema indica que há mais chances de a resposta correta ter sido no "chute". Com isso, a nota geral cai.


21:22

Enem 2021: segundo dia cobra dengue e carro elétrico e ignora Covid

O segundo dia do Enem seguiu a tradição de pautar temas da atualidade, como energia e meio ambiente, mas não abordou em nenhuma questão a pandemia de coronavírus. Veja alguns destaques da prova.


21:15

Saiba quando sai o gabarito oficial do Enem 2021

Depois da apreensão de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), os candidatos só querem saber de uma coisa: o gabarito. Passado o segundo dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, tem até três dias úteis para publicar o gabarito, ou seja, até na quarta-feira, dia 1º de dezembro.

Enem
Prova do segundo dia do Enem 2021. Crédito: A Gazeta

20:54

Enem: acompanhe a correção das provas do segundo dia

A Gazeta acompanha a correção do Enem 2021 feita por professores da startup DescomplicaVeja ao vivo aqui.


20:40

Inspiração: escritor de 65 anos faz o Enem com o objetivo de cursar História no ES

Já aposentado e com 10 livros publicados, o escritor Benilson Pereira, de 65 anos, quer continuar estudando. Ele prestou o Enem neste ano para conseguir entrar novamente na faculdade e contou seus objetivos para A Gazeta; confira.

Benilson Pereira, escritor e estudante de pedagogia
Benilson Pereira, escritor e estudante de pedagogia. Crédito: Milene Celestino

20:25

Enem também é dia de faturar: "tio do pão de queijo" comemora vendas no ES

O famoso "tio do pão de queijo", Davi de Jesus Pereira, de 52 anos, também encara todos os anos o Enem. Só que, no caso dele, o dia é de trabalho árduo. Mas vale a pena: em entrevista para A Gazetaele comemorou o movimento em alta e o sucesso nas vendas.

Tio do pão de queijo no Enem 2021
Davi de Jesus Pereira, tio do pão de queijo no Enem 2021. Crédito: Carla Luz

20:00

Enem 2021: presidente do Inep diz que 2º dia de prova foi um sucesso

O presidente do Inep, Danilo Dupas, considerou a fase de aplicação de provas do Enem 2021 um sucesso. Em vídeo divulgado pelo Inep e pelo MEC, ele agradeceu a todos os envolvidos e disse que agora o foco será a correção das provas para divulgação dos resultados.


19:50

A história da mãe e avó de candidatos que viraram amigas no Enem

Uma fofura! As duas se viram pela primeira vez no primeiro dia de aplicação do exame. Depois acabaram virando amigas e  marcaram de se reencontrar novamente nesta segunda fase do exame

Amizade no Enem
Amizade entre mãe e avó de candidatos criada graças ao Enem. Crédito: Carla Luz

* Com colaboração dos repórteres Isabela Arruda e Geraldo Campos Jr; e de Luana Antunes, Maíra Ferrari, Ana Ritti, Milene Celestino, Carla Luz e Gabriela Venancio, alunas do 24º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.