> >
Comércio vai sofrer impacto com novo resultado da matriz de risco no ES

Comércio vai sofrer impacto com novo resultado da matriz de risco no ES

Com as mudanças previstas na classificação de risco de contágio de Covid-19, comércio vai ficar proibido de abrir aos finais de semana em todo o Estado

Publicado em 3 de junho de 2020 às 19:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande em pronunciamento nesta segunda-feira (1º)
Renato Casagrande falou sobre a projeção da matriz de risco da próxima semana, que coloca todos os municípios em risco moderado e alto. (Reprodução)

A projeção feita pelo governo do Estado para os novos resultados da matriz de risco, que serão apresentados nos próximos dias, exclui a classificação de risco baixo. Os municípios do Espírito Santo serão classificados em risco moderado e alto de transmissão do novo coronavírus. Com a mudança, em todo o território capixaba o comércio fica proibido de abrir aos finais de semana. A projeção foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) em pronunciamento feito nesta quarta-feira (3).

"Nós já passamos de 80% dos leitos de UTI ocupados no Estado, e quando você passa dos 80%, perdurando na semana que vem, é bom que os municípios comecem a se preparar porque semana que vem, ao que tudo indica, todos estarão com risco moderado e alto", afirmou Casagrande.

Desde a última matriz de risco, apenas municípios classificados com nível baixo poderiam abrir as atividades comerciais aos finais de semana. A restrição vale para todo comércio não essencial. O governador adiantou que vai se reunir nesta quinta-feira (4) com o Ministério Público do Estado e com os prefeitos nesta sexta-feira (5) para apresentar essa projeção e tratar das medidas que deverão ser tomadas. 

"Se o município conseguir reduzir sua letalidade, aumentar a taxa de isolamento social e reduzir o coeficiente de contaminação ele vai para uma posição melhor e tem mais liberdade para atividade econômica. Mas com isolamento baixo e a letalidade os municípios avançam no grau de risco", ressaltou.

MATRIZ DE RISCO

A última classificação, feita na sexta-feira (29), colocava 14 cidades como risco baixo. Mas como a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no Estado chegou a 82,69%, todos os municípios devem ser classificados em risco moderado ou alto, podendo ser criado, ainda, uma classificação nova de risco extremo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais