O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

China e Holanda de olho na máquina inventada por cafeicultor capixaba

Produtor rural, que conquistou três prêmios em feira internacional de inovação, desenvolveu um peneirador que tem capacidade para limpar 420 kg de café por hora

Vitória
Publicado em 18/09/2025 às 16h31
Anatalício dos Reis Silva (de camisa vermelha) comemora os prêmios conquistados em Foz do Iguaçu
Anatalício dos Reis Silva (de camisa vermelha) comemora os prêmios conquistados em Foz do Iguaçu. Crédito: Divulgação

O produtor rural Anatalício dos Reis Silva, que inventou uma máquina que limpa 420 kg de café por hora, foi reconhecido com três prêmios na 14ª edição da InnovaCities - Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes, realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

"Durante a rodada de negociações, recebi diversas propostas de investidores da China e da Holanda, interessados no projeto, mas vou avaliar cada uma delas, cuidadosamente, junto com meu advogado”, explicou o cafeicultor e inventor, orgulhoso da sua criação.

Na Competição InnovaCities de Inovação Regenerativa, Anatalício, que é um pequeno produtor rural em Vargem Alta, conquistou o 1º lugar na categoria Diversidade e Tecnologia para Equidade; 1º lugar na categoria Sustentabilidade Urbana; e 3º lugar na categoria Governança e Políticas Públicas Inclusivas.

VEJA NO VÍDEO COMO FUNCIONA A MÁQUINA

“Falei com a minha esposa que se ficasse em terceiro, já estaria muito feliz, mas não imaginava que iam vir dois primeiros lugares também. Eram só três minutos para apresentar o projeto para os jurados, tudo muito rápido, mas foi gratificante ver que as pessoas ficaram encantadas com a nossa solução", relatou Anatalício.

O PENEIRADOR DE CAFÉ

Inventor por vocação, Anatalício destaca-se por desenvolver soluções inovadoras para modernizar sua produção de café, sem perder de vista o compromisso com a inclusão social e o cuidado ambiental. Com apoio do Sebrae/ES, ele se notabilizou por ter criado um peneirador de café portátil que foi aprimorado em parceria com professores e alunos de Engenharia do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim.

Anatalício dos Reis Silva

Cafeicultor e inventor

"Com muito orgulho representei Vargem Alta, Espírito Santo e o Brasil durante a competição. Essa vitória foi resultado de um grande trabalho em equipe, baseado na experiência e na história dos produtores da nossa região, que trabalham duro para colocar o café na mesa das pessoas"

O peneirador tem capacidade para limpar, aproximadamente, 420 kg de café por hora e substitui o processo manual de abanação - uma das tarefas mais exaustivas da cafeicultura, que pode causar problemas musculoesqueléticos e respiratórios. A máquina é acessível para pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar sustentável.

Nesta edição, a InnovaCities apresentou 70 projetos de países como Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Camarões, Cazaquistão, China, Emirados Árabes Unidos, Equador, Filipinas, Índia, Paraguai, Portugal, Nigéria, Nova Zelândia, Quênia, Turquia, Uganda e Uzbequistão. O evento se consolidou como polo de inovação urbana, promovendo troca de conhecimento e parcerias internacionais.

“Estamos muito felizes e orgulhosos pelo reconhecimento internacional do Anatalício. O café é uma das riquezas capixabas e é importante colocar o Espírito Santo no mapa da inovação no campo, mostrando que essa inovação também pode acontecer nas pequenas propriedades de agricultura familiar”, destacou a analista técnico do Sebrae/ES de Cachoeiro de Itapemirim, Luciana Nogueira.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.