A jornalista Karine Nobre traz, semanalmente, análises do mercado automotivo, especulações e novidades do que acontece no setor, no Espírito Santo, Brasil e no mundo.

Grupo automotivo capixaba prepara abertura de primeira loja da Zeekr no ES

Marca faz parte do mesmo conglomerado da Volvo e se posiciona acima da montadora sueca em termos de luxo; modelos são 100% elétricos

Vitória
Publicado em 05/06/2025 às 14h29
Projeção da primeira loja da Zeekr no ES que ficará em Vitória
Projeção da primeira loja da Zeekr no ES que ficará em Vitória. Crédito: Divulgação

Além de ser um dos pontos de chegada de carros importados da China no Brasil, o Espírito Santo também atrai o interesse na hora de abrir concessionárias das novas marcas chinesas que têm chegado ao país. BYDGWM e as recém-chegadas Omoda | Jaecoo e GAC são alguns dos exemplos mais recentes das empresas que já têm lojas no Estado.

Agora, a mais nova dessa lista é a Zeekr, que apresentou, no ano passado, o modelo X e, mais recentemente, o 001, ambos 100% elétricos. No Estado, ela será representada pelo grupo Triunfo Motorcycles, que, até agora, trabalhava apenas no segmento das duas rodas (com concessionárias das marcas Ducati, Triumph e Bajaj).

“Esta será a primeira marca de automóveis do grupo. O Espírito Santo tem um importante mercado de carros eletrificados e a Zeekr é uma marca que se posiciona um patamar acima das empresas chinesas que chegaram até agora no país”, avalia o CEO do grupo Triunfo Motorcycles, André Orletti.

Zeekr X
O Zeekr X foi lançado no Brasil no ano passado. Crédito: Zeekr/Divulgação

A montadora chinesa faz parte do mesmo grupo da Volvo, que é controlado por outra empresa originária da China, a Geely, que atualmente tem uma parceria com a Renault e já apresentou um dos modelos que em breve serão comercializados no Brasil (além disso, a Geely deve trazer outras marcas controladas por ela para o país). Inclusive, segundo Orletti, a Zeekr está posicionada acima da Volvo e, recentemente, seus modelos foram classificados entre os mais seguros.

Com previsão de inauguração para o final de julho, a concessionária da Zeekr ficará localizada na avenida Leitão da Silva, em Vitória, com um espaço de 2 mil metros quadrados e oferecerá, além dos modelos lançados no país, toda a gama de peças e serviços.

Zeekr 001
O Zeekr 001 é o modelo mais recente lançado pela marca no Brasil. Crédito: Zeekr/Divulgação

“Será uma loja completa, com funilaria, peças, pintura, alinhamento… Nossa expectativa de vendas, por ser um nicho bem restrito - carros 100% elétricos premium -, deve ser de comercializar cerca de 12 unidades por mês”, complementa.

Carlider abre loja em Santa Maria de Jetibá

Nova loja da Carlider em Santa Maria de Jetibá
Nova loja da Carlider em Santa MAria de . Crédito: Divulgação

O Grupo Lider abriu mais uma loja de sua revenda de seminovos, a Carlider, desta vez em Santa Maria de Jetibá, na região Central Serrana do Espírito Santo. Além do estoque físico com pronta entrega, os consumidores podem acessar, na própria loja, a plataforma digital Carlider, que reúne mais de 500 veículos disponíveis.

Segundo o executivo do Grupo Lider, Celso Duarte, todos os automóveis são revisados e contam com a garantia de procedência. “Antes de serem colocados à venda, os veículos passam por uma rigorosa vistoria cautelar, que verifica a autenticidade do motor, chassi, hodômetro, lacre das placas e outros componentes, além da documentação”, acrescenta.

Nova loja da Carlider em Santa Maria de Jetibá
A nova loja conta com uma seleção que vai desde modelos de entrada até veículos premium. Crédito: Divulgação

A nova loja conta com uma seleção que vai desde modelos de entrada até veículos premium, além de peças e acessórios originais. A unidade também oferece veículos por assinatura, com valor fixo mensal, por meio da plataforma Lider Drive, além de consórcios de carros e motos.

“A Carlider oferece uma jornada de inovação e excelência em mobilidade, redefinindo o conceito de compra, venda e troca de veículos. A loja também permite agendar serviços de manutenção e reparos, com conveniência, confiabilidade e opções como financiamento, seguros e planos de manutenção”, afirma.

Toyota alcança o marco de 3 milhões de veículos produzidos no Brasil

Toyota chega a 3 milhões de unidades produzidas no Brasil
O carro de número 3 milhões da Toyota no Brasil foi o Corolla Cross XRX híbrido flex. Crédito: Toyota/Divulgação

Um Corolla Cross XRX híbrido flex foi o carro de número 3 milhões a sair da linha de produção da Toyota Brasil, na fábrica de Sorocaba (SP). A empresa japonesa está instalada no país desde 1958, há 67 anos, sendo a primeira operação fora do Japão, onde iniciou a produção do lendário Bandeirante, que teve mais de 100 mil unidades feitas no país.

Já em 1998, a Toyota iniciou a fabricação nacional do Corolla, o modelo com maior volume de unidades fabricadas no Brasil, com 1,5 milhão de carros produzidos desde então. Nos anos seguintes foram produzidos outros modelos conhecidos da marca, como a perua Fielder e o Etios.

Atualmente, além do Corolla ainda são fabricados no Brasil o SUV Corolla Cross e o Yaris hatch, este último destinado exclusivamente à exportação. Até o fim do ano, a unidade de Sorocaba iniciará a fabricação de um novo modelo compacto híbrido flex pleno.

Recentemente a empresa anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões no país para a construção de uma nova fábrica em Sorocaba, ampliando a capacidade de produção de veículos e motores e a introdução de novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex plena.

“O marco de 3 milhões de veículos produzidos é um reflexo direto da dedicação dos nossos colaboradores, da confiança dos nossos clientes e da parceria dos nossos concessionários e fornecedores. Esta conquista reforça a relevância da operação brasileira e o nosso compromisso contínuo com o país e com o futuro da mobilidade na região”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carro Elétrico Zeekr Zeekr X

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.