Ave resgatada em Itapemirim morre de influenza aviária

A secretaria municipal de saúde de Itapemirim emitiu nota informando que uma equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando o monitoramento de todos os contatos diretos e indiretos

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 14:52

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ave resgatada em Itapemirim morre de influenza aviária
A ave foi encontrada no litoral de Itapemirim e morreu de gripe aviária. (Divulgação/Prefeitura de Itapemirim)

Uma ave da espécie trinta-réis-boreal foi resgatada, mas morreu de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nesta semana. O animal foi recolhido no litoral do município de Itapemirim, no Sul do Estado.

A ave, com sintomas neurológicos, foi recolhida pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e encaminhado ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), onde morreu.

Segundo o Idaf, o caso foi registrado após um período de três meses sem ocorrência. O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, informou que o foco acende um alerta para serem mantidas as medidas de biosseguridade, sobretudo na avicultura comercial.

“Sabemos que o vírus ainda está presente em nosso território e não podemos descuidar. Ao contrário, precisamos nos manter vigilantes e ainda mais criteriosos, de modo a impedir a introdução do vírus nas granjas, o que implicaria enormes prejuízos econômicos e sociais”, salientou. A ampliação do Estado de Emergência Zoossanitária vai até julho.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, informou que, com a nova ocorrência, as ações de educação sanitária foram reforçadas no município de Itapemirim, sobretudo com os pescadores da região.

Sobre o caso, a secretaria municipal de saúde de Itapemirim emitiu nota informando que uma equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando o monitoramento de todos os contatos diretos e indiretos, com recomendações de medidas de prevenção para os expostos, notificação dos casos suspeitos, alimentação do sistema de informação e seguindo as orientações do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Além disso, estão informando a população através dos canais oficiais de comunicação, sobre os cuidados pertinentes com a Influenza aviária e o que fazer ao encontrar uma ave morta ou doente. A Secretaria de Pesca também está informando aos pescadores os cuidados necessários.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais