> >
Desfalcada, Farmácia Cidadã de Vitória tem longa fila e aglomeração

Desfalcada, Farmácia Cidadã de Vitória tem longa fila e aglomeração

Segundo Secretaria de Estado da Saúde, duas funcionárias faltaram nesta segunda-feira (06) o que culminou em aglomeração no local

Publicado em 6 de abril de 2020 às 18:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Filas na Farmácia Cidadã da Avenida Cesar Hilal, Vitória
Filas na Farmácia Cidadã da Avenida Cesar Hilal, Vitória. (Carlos Alberto Silva)

Em busca de remédios, centenas de pessoas - entre elas idosos e doentes crônicos, vão todos os dias às Farmácias Cidadãs do Espírito Santo. O problema é que em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19), essas aglomerações acabam se tornando um perigo para a propagação da doença no grupo de risco

Desfalcada, Farmácia Cidadã de Vitória tem longa fila e aglomeração

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), duas funcionárias da unidade de Vitória faltaram nesta segunda-feira (06), o que culminou em aglomeração no local. Ainda de acordo com a Sesa, nos próximos dias, as farmácias de todo o Estado receberão reforço para atender no lugar dos profissionais afastados por atestados médicos.

Desde a última semana, leitores de A Gazeta registraram e reclamaram do número de pessoas nas Farmácias Cidadãs. Na de Vitória, por exemplo, quem passa pela avenida César Hilal vê a fila de pessoas aguardando para entrar no local rodando a unidade. Dentro, a situação não está muito diferente, com todos os acentos ocupados.

As principais entidades mundiais de saúde alertam que a melhor maneira de conter o avanço do coronavírus é por meio do distanciamento social. Elas ainda recomendam distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e uso de máscaras.  

Unidade da Farmácia Cidadã continuou com grande aglomeração de pessoas, entre elas idosos, na última quinta-feira (02)(Divulgação/Internauta)

A reportagem procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para comentar sobre a aglomeração de pessoas na Farmácia Cidadã e se há projetos para mudar a situação. Por nota, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) da Sesa informou que, nesta segunda-feira (06), a equipe da Farmácia Cidadã de Vitória ficou desfalcada por conta da falta de duas servidoras.

Aspas de citação

Se trata de funcionárias farmacêuticas. No entanto, a gerência ressalta que as providências já estão sendo adotadas e que nos próximos dias receberá o reforço de profissionais para atender em todas as farmácias os afastamentos por atestados médicos

Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica
em nota
Aspas de citação

A gerência esclareceu ainda que todos os cuidados estão sendo adotados para quem for realizar a retirada de medicamentos em uma das 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais do Estado. 

"Várias orientações estão sendo repassadas aos usuários, entre elas a recomendação para que idosos e pessoas do grupo de risco encaminhem seus procuradores para fazerem a retirada dos medicamentos a fim de evitar que os pacientes se exponham", disse em nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais