> >
Queda do WhatsApp e Instagram impacta venda de comerciantes em Vitória

Queda do WhatsApp e Instagram impacta venda de comerciantes em Vitória

Internautas relataram dificuldade para acessar os serviços do WhatsApp, Instagram e Facebook em todo o mundo. Ainda não se sabe o motivo da instabilidade

Publicado em 4 de outubro de 2021 às 19:47

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
whatsapp
WhatsApp apresentou instabilidade nesta segunda-feira (4). (Pixabay)

Comerciantes de Vitória afirmam que tiveram suas vendas afetadas depois que o WhatsApp, Facebook e Instagram saíram do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas do mundo todo relataram dificuldade para acessar os três serviços — todos pertencentes ao Facebook.

Durante a pandemia, as redes sociais se tornaram um dos principais meios de venda e atendimento aos clientes. De acordo com o atendente João Victor Duarte, que trabalha em uma farmácia de Bento Ferreira, os pedidos pelo WhatsApp representam 50% das vendas do estabelecimento. Eles descobriram que o aplicativo estava fora do ar enquanto um cliente fez contato para informar não estava conseguindo enviar o comprovante de depósito.

Aspas de citação

Descobrimos que o WhatsApp tinha caído porque ele enviou o comprovante e não estava chegando. Quando ele ligou percebemos que não estava funcionando. As vendas pelo WhatsApp aqui representam 50% da demanda, porque é mais rápido e prático

João Victor Duarte
Funcionário de farmácia
Aspas de citação

Outro comerciante impactado pela queda dos aplicativos é Fabrício Girles, dono de uma mercearia no bairro Jardim Camburi, também na Capital. Ao G1 ES, ele contou que as vendas pelo WhatsApp representam 60% da demanda do comércio.

"Agora só estamos recebendo os pedidos por ligação. Mais cedo, estava conversando com uma cliente e do nada ela percebeu que a mensagem que enviou não estava carregando. Foi aí que ligou e disse que eu não estava falando mais nada. Pensei inicialmente que fosse apenas um problema no sinal de internet", disse.

Ele explicou que, apesar de alguns clientes mais antigos ainda optarem por ligar, o aplicativo facilita muito o atendimento diário.

Aspas de citação

Se continuar assim, vai impactar no faturamento, porque o WhatsApp, querendo ou não, virou uma ferramenta de trabalho, principalmente do comércio

Fabrício Girles
Comerciante
Aspas de citação

Empreendedora e coordenadora de conteúdo digital, Ianna Rodrigues disse que a queda das redes causou um impacto muito grande no dia de trabalho.

Aspas de citação

Como produzo conteúdo para as redes sociais, algumas publicações previstas para hoje acabaram não acontecendo. Além disso, impactou a minha comunicação com os meus clientes, já que retornos e aprovações que são feitas via WhatsApp, acabaram tendo que ser realizadas por e-mail. Como a queda aconteceu no meu horário de almoço, momento em que não estou muito ligada às redes, acabei descobrindo o ocorrido através do meu grupo de trabalho pelo Telegram, disse.

Ianna Rodrigues
Coordenador da conteúdo digital
Aspas de citação
Empreendedora teve impacto na comunicação com clientes após queda do WhatsApp
Empreendedora teve impacto na comunicação com clientes após queda do WhatsApp. (Arquivo pessoal)

As clientes virtuais do brechó de moda feminina, que também fica em Jardim Camburi, também ficaram sem atendimento. As comerciantes expõem as peças em vitrine virtual e as clientes são atendidas pelo WhatsApp.

"Estamos fazendo os stories, mas eles não estão indo para o ar", disse, em entrevista ao G1 ES. Com os aplicativos fora do ar, elas estão atendendo apenas as clientes presenciais.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais