Publicado em 11 de agosto de 2020 às 16:06
Faltando pouco para ser inaugurado, o Cais de Atalaia, no Porto de Vitória, vai passar por mais uma obra. Para evitar acidentes, a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) deu início a uma licitação para que três pontos rochosos do local sejam contidos ou removidos. O edital foi publicado nesta segunda-feira (10) e as empresas interessadas têm até o dia 4 de setembro para enviar as propostas. >
O prazo de validade do contrato será de 10 meses, mas é esperado que a obra seja realizada em sete. O serviço, no entanto, não vai interferir no cronograma de inauguração do cais. De acordo com o diretor de Operações e Infraestrutura da Codesa, João Augusto da Cunhalima, as obras do local estão prontas, aguardando apenas a liberação de três licenças ambientais para começar a operar. O terminal vai receber cargas de granéis líquidos, como diesel e gasolina.>
O diretor explica que é comum ter que fazer esse tipo de contenção de encosta. Durante a construção do [Cais de] Atalaia, tivemos que fazer o desmanche de rochas. Nesse processo, a rocha remanescente pode ficar fragilizada e, por isso, é comum fazer esse trabalho de contenção, afirma.>
Os recursos serão fornecidos pela Secretaria Nacional dos Portos e, de acordo com Cunhalima, o valor já está empenhado. O montante orçado, no entanto, só pode ser divulgado quando todas as propostas estiverem feitas. Isso é determinado pela legislação para garantir que as empresas não saibam quanto pretendemos pagar antes de fazer a proposta. Assim, o processo fica mais competitivo, explica.>
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A Codesa dividiu a área que passará pela intervenção em três pontos, nomeados por Setor 3A, 3B e Setor 4. Nos dois primeiros, as rochas chegam a 20 metros de altura e 260 metros de comprimento. Nestes pontos, será feita uma remoção de pedras soltas e a construção de barreiras de impacto com telas para interceptar blocos em queda.>
Já no setor 4, a área rochosa chega a 40 metros de altura e 150 metros de comprimento. No local, além das barreiras de impacto, serão instalados equipamentos para drenagem superficial para minimizar a infiltração da água da chuva.>
As obras para construção do Cais de Atalaia, que fica na área de abrangência do Cais de Capuaba, em Vila Velha, tiveram início em 2015. Cunhalima aponta que a obra é de grande porte e já custou cerca de R$ 190 milhões, pagos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).>
A área já está pronta, alfandegada e autorizada pela Capitania dos Portos. O local também já possui 54 licenças liberadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), mas ainda faltam três para a inauguração. >
Devido a essas pendências, o diretor da Codesa afirma que ainda não há uma data exata para o início das operações, mas garante que a intervenção nas rochas não vai atrapalhar o processo. "São situações independentes, a obra pode muito bem ser feita durante o funcionamento do porto", declara.>
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