> >
Hospitais do ES vão ter mais 300 leitos para pacientes de Covid-19 em junho

Hospitais do ES vão ter mais 300 leitos para pacientes de Covid-19 em junho

Parte da oferta será em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) quando chegar novo lote de respiradores e, no total, o Estado terá perto de 1,4 mil vagas

Publicado em 29 de maio de 2020 às 17:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
O governo do Estado já adquiriu 580 respiradores para hospitais e unidades de remoção. (Reprodução/TV)
Hospitais do ES vão ter mais 300 leitos para pacientes de Covid-19 em junho

Espírito Santo tem hoje 1.085 leitos disponíveis para atendimento a pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que, ao longo do mês de junho, outras 300 vagas sejam abertas, somando a oferta em hospitais públicos, particulares e filantrópicos, num total de quase 1,4 mil unidades.

A projeção foi apresentada pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta sexta-feira (29), durante a qual também mencionou que o governo tem feito grande investimento na expansão dos leitos para tentar acompanhar a curva de crescimento da doença. No início de maio, segundo ele, eram 550 leitos e em menos de 30 dias a quantidade praticamente dobrou. 

Apesar dos recursos empregados para  ampliar o  atendimento e garantir a assistência às pessoas que desenvolvem o quadro mais grave da Covid-19, Nésio Fernandes destaca que, sem o distanciamento social, a taxa de transmissão do coronavírus não vai cair e a demanda por leitos continuará crescente a ponto de sobrecarregar o sistema de saúde e, mais do que isso, provocando ainda mais mortes.

"Não basta só expandir leitos para que as pessoas morram no hospital. Perseguimos o objetivo de que menos pessoas morram e, para isso, é preciso uma mobilização positiva de adotar medidas individuais de distanciamento, e que todo mundo seja fiscalizador. Essa é uma tarefa de todos e a batalha só pode ser vencida se a sociedade se mobilizar", frisa o secretário. 

Parte da nova oferta de leitos será em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cuja abertura de vagas depende da instalação de respiradores. O Estado comprou 250 unidades da Itália, das quais 60 já chegaram. Outras 100 estão programadas para a primeira quinzena de junho e mais 100, em julho. Ao todo, o governo já adquiriu 580 equipamentos, incluindo uma versão menos complexa, que é instalada em transportes para serviço de remoção. 

HOSPITAL DE CAMPANHA

O Estado também avalia a melhor estratégia para ampliar o número de leitos na Região Noroeste, onde a demanda é crescente e a oferta de vagas, baixa. Um hospital de campanha chegou a ser cogitado para o município de Colatina, porém não há definição se será neste modelo que a expansão será feita. 

Nésio Fernandes observa que os hospitais de campanha são estruturas temporárias para atendimentos de baixa e média complexidade, ou seja, são leitos de enfermaria. Para esse tipo de assistência, segundo o secretário, não há problemas de oferta. A taxa de ocupação está em 58,82%. 

"Leitos de enfermaria podem ser facilmente adaptados de outras estruturas, não são um problema para enfrentamento. Nosso maior dilema é por leitos de terapia intensiva. Os hospitais de campanha não organizam leitos de UTI com o padrão necessário. O hospital de campanha acaba sendo solução para um problema que não temos, e que não soluciona o nosso real problema. O desafio é expandir leitos de UTI," argumenta.

Ainda assim, o hospital de campanha não está totalmente descartado pelo secretário, uma vez que a Região Noroeste precisará ampliar a oferta de leitos. Mas Nésio Fernandes aponta que há outras opções. "Temos a necessidade de expandir leitos de enfermaria, que poderão ser na rede própria, filantrópica, privada ou por hospital de campanha", finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais