> >
Especialista contratado pela Backer nega contaminação de água da fábrica

Especialista contratado pela Backer nega contaminação de água da fábrica

O químico analisou a água e também de amostras da cerveja. Na análise foi encontrado dietilenoglicol apenas em três lotes de cerveja

Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 15:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Técnicos do Ministério da Agricultura fecharam a fábrica da Backer nesta sexta-feira (10) . (Lucas Ragazzi | TV Globo)

Resultados apresentados nesta terça-feira, 21, por um químico contratado pela cervejaria Backer, nega contaminação da água da fábrica por dietilenoglicol.  A presença da substância tóxica havia sido detectada pelo Ministério da Agricultura. 

A análise realizada pelo especialista contratado, o doutor em Química Bruno Botelho, apontou redução nos níveis da substância tóxica em três lotes das cervejas Belorizontina e Capixaba, produzidos entre 11 de novembro e 3 de janeiro. Contudo, ele não encontrou dietilenoglicol na água. As amostras para teste foram enviadas pela própria Backer.

Durante apresentação do resultado, o químico afirmou ser difícil que a contaminação tenha ocorrido por vazamento, ou seja, que o dietilenoglicol, usado no sistema de refrigeração na produção de cerveja, tenha se juntado ao líquido em alguma das etapas de sua fabricação.

Aspas de citação

O perfil de declínio da concentração de dietilenoglicol dificulta associar a um vazamento. Se fosse um vazamento, a concentração permaneceria constante

Bruno Botelho
Doutor em Química
Aspas de citação

Em seguida, durante questionamentos de repórteres, Botelho disse não ser possível descartar a possibilidade de vazamento por não ter conhecimento da fábrica da Backer. "Fui contratado para analisar a cerveja", disse.

Os resultados apresentados pelo químico mostram que o lote número L2 1348, de Belorizontina e Capixaba, produzido em 11 de novembro, tinha 0,83 grama por 100 mililitros de cerveja. Outro, o L2 1354, de 22 de novembro, tinha 0,67 grama por 100 mililitros do líquido. O terceiro, o L2 1557, de 3 de janeiro, continha 0,218 grama por mililitro do produto.

CONTAMINAÇÃO

Este vídeo pode te interessar

Quatro pessoas morreram com suspeitas de contaminação por dietilenoglicol depois de tomarem a cerveja Belorizontina, em Minas Gerais. Do total, uma vítima teve a presença da substância confirmada no organismo. As outras três seguem sob investigação. A Secretaria de Estado de Saúde informou que, até esta terça-feira (21), foram feitas 21 notificações por suspeitas de contaminação pelo dietilenoglicol.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais