Filtros:
Publicado em 5 de agosto de 2024 às 19:05

Coser anuncia presidente do PV para vice na disputa em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
João Coser e Priscila Manso compõem chapa majoritária para disputar a Prefeitura de Vitória
João Coser e Priscila Manso compõem chapa majoritária para disputar a Prefeitura de Vitória Crédito: Divulgação

Dois dias após a convenção que confirmou seu nome como candidato em Vitória, o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT) anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), a presidente municipal do PV, Priscila Manso, como vice na chapa que vai disputar a prefeitura da Capital. Os dois partidos integram a Federação Brasil da Esperança, que ainda conta com o PCdoB. A candidatura majoritária tem também o apoio do PDT para as Eleições 2024.

Priscila, cujo nome já era cogitado, como adiantou a colunista Letícia Gonçalves, é formada em turismo e pós-graduada em marketing político. Estudou em Barcelona, na Espanha, onde vivenciou um local que é referência mundial em Cidade Inteligente. Entre outras experiências, foi secretária executiva do Conselho de Juventude da Prefeitura de Vitória e membro do Conselho Nacional da Juventude, no qual participou da elaboração do plano nacional para esse público. É ainda militante do meio ambiente, mudanças climáticas e da causa animal.

Para João Coser, a candidata a vice é uma mulher de luta, muito preparada na área econômica, social e ambiental. Priscila, por sua vez, ressalta que recebeu a indicação com alegria e afirma que o PV tem muito a oferecer em soluções modernas e eficientes para a gestão pública. 

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 19:26

Justiça barra candidatura à reeleição de prefeito de Presidente Kennedy

  • Link copiado
Viu algum erro?
Dorlei Fontão assumiu Prefeitura pela primeira vez em maio de 2019.
Dorlei Fontão assumiu prefeitura em maio de 2019 e, depois, foi eleito no pleito de 2020 Crédito: Reprodução

O atual prefeito de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, e candidato à reeleição pelo PSB, Dorlei Fontão, foi impedido pela Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (13), de disputar o cargo nas eleições de 2024. A decisão é fundamentada no fato de que o mandatário estaria buscando um terceiro mandato consecutivo, visto que assumiu o cargo em 2019, ao substituir a então prefeita Amanda Quinta, e, depois, se elegeu em 2020.

A contestação à candidatura do prefeito foi apresentada à Justiça pela coligação concorrente no pleito composta por PSD, União Brasil, DC e PDT, que apoia o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PSD). Nela, o grupo adversário afirma que Dorlei está inelegível de acordo com entendimento sedimentado no Supremo Tribunal Federal (STF) e reafirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que “o exercício consecutivo de mais de dois mandatos de chefia do poder Executivo [...] caracterizaria tentativa de indevida perpetuação no poder”.

A defesa do prefeito chegou a alegar que ele só se candidatou para o cargo uma única vez, em 2020, e que, em 2019, havia assumido o comando da cidade enquanto vice-prefeito. No entanto, o juiz eleitoral Jorge Orrevan Vaccari Filho pontua que a legislação brasileira determina que um vice só pode se candidatar ao cargo titular desde que, nos seis meses que antecedem o pleito, não tenha ocupado o mesmo.

Frente ao fato de que Dorlei comandou Presidente Kennedy entre maio de 2019 e novembro de 2020 – quando foram realizadas as eleições daquele ano –, o juiz decidiu acolher a ação de impugnação e indeferir o registro de candidatura do prefeito.

A reportagem fez contato com a assessoria do prefeito para comentar a decisão da Justiça, mas não houve retorno até a publicação deste texto.

Julia Camim

Jornalista / [email protected]
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 18:11

Tribunal mantém decisão que barrou vice de Lorena Vasques em Cachoeiro

  • Link copiado
Viu algum erro?
Alexon Cipriano vice de Lorena Vasques em Cachoeiro
Alexon Cipriano, vice de Lorena Vasques em Cachoeiro Crédito: Redes Sociais

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) decidiu, durante sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (13),  manter o indeferimento do registro de candidatura de Alexon Cipriano (PDT) como vice na chapa majoritária encabeçada por Lorena Vasques, ex-secretária de Obras do município e candidata do PSB na briga pelo comando do Executivo de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

Em decisão proferida no último dia 4, o  juiz Roney Guerra, da 2ª Zona Eleitoral de Cachoeiro, já havia  negado o pedido de registro de candidatura de Alexon como vice na chapa majoritária do PSB. A razão para o indeferimento, conforme sentença proferida pelo magistrado, seria o não cumprimento do prazo para desincompatibilização do cargo de subsecretário de Regularização Fundiária e Habitação municipal visando à disputa do pleito. 

Alexon teria apresentado à Justiça Eleitoral, no dia 4 de julho deste ano - três meses antes do primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro -, um decreto que comprovava seu afastamento das funções. No entanto, tendo em vista o cargo exercido por ele na administração municipal, o juiz entendeu que o desligamento deveria ter ocorrido até 6 de junho, quatro meses antes do dia da eleição.

Já na sessão desta sexta, o relator do processo, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, manteve o entendimento do magistrado do primeiro grau de jurisdição, reconhecendo que Alexon não desincompatibilizou do cargo de subsecretário no município dentro do prazo determinado pela Justiça Eleitoral.

Ao comentar a decisão do Tribunal, a equipe de campanha do PSB disse ter sido surpreendida com o acórdão e que, enquanto recorre da decisão,  os trabalhos da chapa seguirão sem alteração.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 17:37

Pastor suspeito de estuprar menina de 12 anos em Rondônia é preso no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um pastor foi preso no bairro São José, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (13). Segundo a Polícia Civil capixaba, o homem de 38 anos era procurado pela polícia do estado de Rondônia pelo crime de estupro de vulnerável, na cidade de Machadinho D'Oeste. Ele é investigado por abusar sexualmente de uma menina de 12 anos, que frequentava a igreja evangélica onde o homem atuava.

De acordo com a PC, antes de fugir para Linhares, o suspeito teria se mudado para outra cidade de Rondônia, chamada Ariquemes. Ele foi surpreendido pelos policiais nesta sexta-feira, em uma casa onde estava morando no bairro São José. O homem não apresentou resistência à prisão. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória da Serra, na Grande Vitória, local onde ficam os criminosos que cometem crimes sexuais. 

De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, esse é o 44º estuprador preso na região de Linhares no ano de 2024, que abrange também os municípios de Sooretama e Rio Bananal.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 17:14

Incêndio interdita Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um incêndio registrado na tarde desta sexta-feira (13) em Domingos Martins causou a interdição do Parque Estadual Pedra Azul, que ficará fechado para visitação até a próxima terça-feira (17). O fogo afeta a zona de amortecimento, que fica ao redor da unidade de conservação, no bairro Vila de Pedra Azul. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas estão se alastrando por fragmentos florestais, mas não há risco de atingirem o parque.

Equipes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Defesa Civil de Domingos Martins também atuam no combate às chamas em apoio aos Bombeiros. Não há informações sobre a causa das chamas.

"Não temos detalhes no momento, pois o fogo continua sendo controlado e todos os esforços são realizados com essa finalidade", disse a administração do município. 

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 16:36

Outro incêndio: fogo volta a atingir pedra da tirolesa em Pancas

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um novo incêndio atinge o entorno do maior circuito de tirolesas da América Latina, localizado em PancasNoroeste do Espírito Santo, nesta sexta-feira (13). Segundo a prefeitura, as chamas chegaram próximo a uma usina fotovoltaica localizada no parque da pedra da tirolesa, onde também está situada a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Equipes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Pancas estão no local e trabalham para controlar o incêndio e garantir que as chamas não se espalhem para outras regiões.

A administração municipal informou ainda que está utilizando caminhões-pipa e máquinas para a criação de aceiros, que são espécies de "estradas" sem vegetação que servem como barreira para impedir a propagação de incêndios.

O entorno da pedra da tirolesa havia sido atingido por um incêndio que se iniciou no dia 31 de agosto. As chamas foram extintas totalmente após dez dias. Devido às queimadas, a Mega Tirolesa não funcionou no último fim de semana por questões de segurança, conforme informado pela prefeitura.

Mariana Lopes

Repórter / [email protected]
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 15:01

Mãe e filha ficam feridas após moto atropelar cavalo em Marataízes

  • Link copiado
Viu algum erro?

Uma mulher e a filha, de moto, atropelaram um cavalo na ES 060, na noite de quinta-feira (12) no bairro Boa Vista, em Marataízes, Litoral Sul do Espírito Santo. Elas foram socorridas e levas para unidades hospitalares na região.

Segundo boletim de ocorrência da Polícia Militar, a condutora da moto disse que seguia na rodovia, quando um cavalo invadiu a pista e acabou ocorrendo o acidente. Ela foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levada ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.

A filha da piloto foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marataízes. Não há informações sobre o animal, nem sobre interdição de pista.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 13:42

Mulher é baleada na frente de casa ao beber com filha e amigo em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?

Uma mulher de 50 anos foi baleada na noite de quinta-feira (13), em frente à sua casa, no bairro Santa Cruz, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, o Hospital Geral de Linhares (HGL) acionou a corporação informando que a vítima havia dado entrada com ferimentos de arma de fogo.

A mulher relatou aos policiais que estava bebendo com a filha e um amigo na frente de casa, quando dois homens em uma moto se aproximaram e atiraram contra o homem que estava com elas. Ele correu para dentro da casa, mas ela acabou atingida e foi ao hospital por conta própria. A Polícia Civil informou que investiga o caso, e disse que nenhum suspeito havia sido preso até a publicação desta matéria. "Informações podem ser fornecidas anonimamente pelo Disque-Denúncia (181)", destacou a corporação.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 13:27

Após demissão, homem tenta matar ex-patrões e é preso em Jerônimo Monteiro

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um homem de 29 anos acabou preso por tentar matar os ex-patrões a facadas por volta das 20h de quinta-feira (12), no bairro Agroceres, em Jerônimo Monteiro, na Região do Caparaó do Espírito Santo. Ele foi contido e amarrado até a chegada da Polícia Militar. 

A Polícia Militar informou que, quando os militares chegaram ao local, o suspeito se encontrava amarrado. Uma das vítimas, de 36 anos, contou que o suspeito é um ex-funcionário após deixar de fazer parte da empresa há 20 dias. Desde então, ele e seu irmão, de 34 anos, passaram a receber ameaças do indivíduo.

Na noite de quinta-feira, o suspeito surpreendeu os ex-patrões na saída da empresa com uma faca, tentado golpeá-los, porém, foi dominado, detido e imobilizado. O homem foi levado para a Delegacia de Alegre. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da região. O nome dele não foi divulgado.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 12:57

Mulher agredida pede ajuda em posto da PRF e marido é detido em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um homem de 30 anos foi detido na manhã desta sexta-feira (13), suspeito de agredir a esposa, de 44 anos, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A detenção do indivíduo ocorreu quando o casal passava em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), às margens da BR 101, no município, momento em que a mulher correu em direção aos policiais e pediu socorro.

Segundo a PRF, a mulher apresentava lesões visíveis, como supercílio cortado, sangramento na orelha direita, hematomas na perna direita e um nódulo no braço. Ela confirmou que foi agredida fisicamente pelo marido, que foi abordado e acabou detido.

A vítima relatou ainda que o homem a ameaçou de morte caso chamasse a polícia, sabendo que passariam pelo posto da PRF. O suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Linhares, e a mulher foi socorrida por uma ambulância da Eco101 – concessionária que administra a BR 101 – para o Hospital Geral de Linhares. A Pol

A Polícia Civil foi procurada para informar sobre os procedimentos adotados com o suspeito na Delegacia Regional de Linhares, mas respondeu que, até a publicação desta matéria, a ocorrência ainda estava em andamento. A reportagem aguarda atualização da corporação sobre o desfecho do caso.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 12:45

Comércios fechados e ônibus com restrições após mortes em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Comércios que ficam na entrada que dá acesso ao Morro do Macaco estão com as portas fechadas
Comércios que ficam na entrada que dá acesso ao Morro do Macaco estão com as portas fechadas nesta sexta-feira (13) Crédito: Adrielle Mariana

Após o dia de tensão no bairro Tabuazeiro, em Vitória, ao longo da última quinta-feira (12), o comércio da região da entrada no Morro do Macaco permaneceu fechado nesta sexta-feira (13). Os ônibus também só estão circulando na parte baixa, segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), por segurança. 

O motivo do medo é porque, na madrugada de quinta, dois homens foram mortos durante uma ação da Polícia Militar dentro de um apartamento no Morro do Macaco. Depois disso, desde cedo, moradores fizeram manifestações na região, ateando fogo em pneus e bloqueando a rua, em pelo menos três momentos do dia. 

A repórter Alice Sousa, da TV Gazeta, foi ao bairro na manhã desta sexta-feira e constatou que comércios como supermercados, padarias e farmácias estavam fechados. Uma moradora conversou com ela. "Eu saí pensando que ia estar tudo aberto para comprar material para fazer almoço e está tudo fechado, sem nem previsão de abertura", disse a mulher.

A Polícia Militar está presente no local, reforçando o patrulhamento, desde que as mortes ocorreram. Segundo a corporação, não há toque de recolher instaurado no bairro. A Ceturb-ES informou que o itinerário dos ônibus vão voltar ao normal "assim que a situação se normalizar". 

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 11:58

Mulher tem casa incendiada em Cachoeiro; ex é suspeito de colocar fogo

  • Link copiado
Viu algum erro?
Mulher tem casa incendiada por ex companheiro em Cachoeiro
Mulher tem casa incendiada por ex companheiro em Cachoeiro Crédito: Leitor A Gazeta

Uma mulher de 38 anos teve a residência incendiada na noite de quinta-feira (12) no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Ela contou à polícia que o ex-companheiro entrou na casa após pular o muro. Ela não estava dentro da casa no momento do incêndio e não se feriu.

Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local para apagar as chamas do imóvel. Em conversa com a dona da casa, ela disse que o fogo foi provocado pelo ex. O autor do incêndio não foi localizado pela PM. A vítima permaneceu na casa de familiares e foi orientada a comparecer à Delegacia da Mulher para registro dos fatos.

Procurada pela reportagem para saber se já havia investigação do fato, a Polícia Civil informou que em situações onde não há detidos em flagrante, como este caso, é essencial que a vítima registre o ocorrido junto à Polícia Civil pessoalmente em uma delegacia ou através da Delegacia Online, acessível em https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 11:44

Fogo em vegetação atinge entorno do Frade e da Freira no Sul do ES

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um incêndio em uma área de vegetação no entorno do monumento Frade e a Freira, em Itapemirim, Sul do Espírito Santo, mudou a paisagem do cartão postal na manhã desta sexta-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, militares estão no local para apagar as chamas.

As imagens chamaram a atenção de quem passou pela BR 101 e moradores do entorno. Os bombeiros informaram que foram acionados por volta de 1h para atender a ocorrência. A equipe foi ao local e identificou os focos, porém a área era de difícil acesso e a visibilidade ficou dificultada por conta da escuridão. Os militares realizaram o combate onde foi possível acessar.

Nesta manhã, a população local realizou novo acionamento e equipes seguem no local.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 09:29

ES tem alerta de baixa umidade do ar para cidades das regiões Sul e Serrana

  • Link copiado
Viu algum erro?

Vinte e sete municípios do Espírito Santo receberam um alerta amarelo – de perigo potencial – de baixa umidade do ar, podendo variar entre 30% e 20%. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e é válido para o período entre 11h e 21h desta sexta-feira (13).

Alerta amarelo emitido pelo Inmet abrange municípios do sul do ES
Alerta amarelo emitido pelo Inmet abrange municípios do sul do ES Crédito: Inmet

O Inmet informou que, para evitar riscos à saúde, é recomendado beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. É possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).  Veja os municípios afetados:

  1. Afonso Cláudio
  2. Alegre
  3. Apiacá
  4. Atílio Vivacqua
  5. Baixo Guandu
  6. Bom Jesus do Norte
  7. Brejetuba
  8. Cachoeiro de Itapemirim
  9. Castelo
  10. Conceição do Castelo
  11. Divino de São Lourenço
  12. Domingos Martins
  13. Dores do Rio Preto
  14. Guaçuí
  15. Ibatiba
  16. Ibitirama
  17. Irupi
  18. Iúna
  19. Jerônimo Monteiro
  20. Laranja da Terra
  21. Mimoso do Sul
  22. Muniz Freire
  23. Muqui
  24. Santa Maria de Jetibá
  25. São José do Calçado
  26. Vargem Alta
  27. Venda Nova do Imigrante

*André Borghi é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve supervisão da editora Wanessa Scardua.

André Borghi

Residente / [email protected]
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 08:36

Duas apostas de Colatina ganham R$ 37 mil na quina da Mega-Sena

  • Link copiado
Viu algum erro?
Mega-Sena
Mega-Sena Crédito: Divulgação

Duas apostas de Colatina, uma feita na lotérica, e outra via internet, levaram, cada uma,  R$ 37.812,04 no concurso da Mega-Sena realizado na noite de quinta-feira (12). Ambas acertaram cinco números e quase levaram o prêmio principal. Como ninguém acertou as seis dezenas, o valor agora está acumulado em R$ 55 milhões. 

Os números sorteados foram 19-23-32-34-38-57. Além das duas apostas do ES, a quina teve outros 86 ganhadores que receberão, cada um, R$ 37.812,04.  As 5.541 apostas ganhadoras da quadra terão o prêmio individual de R$ 857,88

A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita nas lotéricas de todo o país ou pela internet, no site da Caixa, até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 18:23

Assassinato em Fundão não foi crime político, conclui polícia

  • Link copiado
Viu algum erro?
Jorge de Jesus Pereira, conhecido como Jorge Baiano, assassinado em Fundão
Jorge de Jesus Pereira, conhecido como Jorge Baiano, assassinado em Fundão Crédito: Divulgação TSE

Um homem de 59 anos, suspeito de matar o agricultor que renunciou a candidatura a vereador em Fundão, Jorge de Jesus Pereira, foi preso nesta quinta-feira (12). O crime ocorreu na tarde do último domingo (8), em Piranema, na zona rural do município. Segundo a Polícia Civil, o assassinato não teve motivação política.

Jorge de Jesus era filiado ao partido Podemos e seria candidato a vereador este ano, mas renunciou por motivos pessoais. Mais informações sobre a prisão serão divulgadas nesta sexta-feira (13), pela Polícia Civil. 

De acordo com relato de testemunhas à Polícia Militar, um homem chegou ao estabelecimento e disparou contra Jorge, que estava sentado em uma cadeira do bar. Não houve qualquer discussão entre os dois. Depois do crime, o suspeito fugiu. Os militares chegaram a fazer buscas pelo atirador no dia do crime, mas sem sucesso.

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 18:03

Sensor de calor do Notaer mostra áreas atingidas por incêndio em Guarapari

  • Link copiado
Viu algum erro?

O Governo do Estado divulgou, nesta quinta-feira (12), imagens aéreas do mapa de calor de zonas atingidas pelo incêndio na região de Setiba, em Guarapari. O registro foi feito pelo Imageador Térmico acoplado no helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), que tem capacidade de capturar a longa distância.

Nas imagens dá para ver várias áreas em amarelo, indicando onde estão os pontos quentes em meio à vegetação. O registro impressiona pelo tamanho da região atingida. 

Incêndios têm atingido a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari desde terça-feira (10). Na manhã desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar informou que está atuando juntamente ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no combate às chamas.

O Iema comunicou, na manhã desta quinta-feira, que o Parque Estadual Paulo César Vinha, no mesmo município, está temporariamente fechado para visitação até a próxima segunda-feira (16).

André Borghi é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição da repórter Júlia Afonso.

André Borghi

Residente / [email protected]
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 17:29

Candidato do PSB em Itaguaçu esclarece denúncia de vandalismo em comitê e diz que houve acidente

  • Link copiado
Viu algum erro?
Darcy Dettmann denunciou vandalismo em comitê
Darly Dettmann havia denunciado vandalismo em comitê Crédito: Reprodução

O candidato à Prefeitura de Itaguaçu pelo PSB, Darly Dettmann, afirmou nesta quinta-feira (12) que os vidros de seu comitê de campanha foram quebrados por acidente, e não por vandalismo, como havia denunciado inicialmente. Ele, que também já foi prefeito da cidade, chegou a registrar boletim de ocorrência sobre o caso no sábado (7) na cidade no Noroeste do Estado.

O caso aconteceu na madrugada de quinta (5) para sexta-feira (6). Em conversa com A Gazeta, Dettmann relatou que nada foi levado e nenhum objeto que pudesse ser usado para quebrar o vidro foi encontrado no local. Ele disse que militantes passaram a ficar no imóvel para impedir furtos, já que o local ficou aberto, com as vidraças quebradas.

"Após uma averiguação interna com nossa equipe, constatamos que a quebra do vidro do comitê ocorreu por acidente, causado por um dos membros da equipe de trabalho. Esse membro está afastado temporariamente até que todos os fatos sejam esclarecidos", disse o candidato, em nota divulgada nesta quinta.

Inicialmente, a ação foi creditada a um ato de vandalismo em um momento de alta movimentação na cidade, em meio à realização da 20ª Fitac (Festa Itaguaçuense das Culturas). Na ocasião, o político lamentou: "Nós não podemos conviver com essa realidade da hostilidade, da violência e do vandalismo. Não é quebrando as coisas dos outros que se consegue o resultado que a gente precisa". Em nota, a Polícia Civil tinha informado que investigava o caso através da Delegacia de Polícia (DP) de Itaguaçu.

ATUALIZAÇÃO: O título desta reportagem foi modificado para dar mais clareza ao fato.

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 16:13

Avenida é fechada em protesto após mortes em ação da PM em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Moradores fazem nova manifestação pela morte de dois jovens em Tabuazeiro
Moradores fizeram nova manifestação após morte de jovens em ação da PM Crédito: Tarciane Vasconcelos

Uma nova manifestação realizada após morte de dois jovens no Morro do Macaco, em Tabuazeiro, Vitória, fechou o fluxo de veículos na Avenida Marechal Campos na tarde desta quinta-feira (12). Os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira, e o comércio da região fechou as portas após início do protesto. O local foi liberado no final da tarde.

Os jovens foram mortos durante uma ação da Polícia Militar e há duas versões sobre o caso: a corporação disse que os dois teriam apontado armas para os militares, que revidaram. Já os moradores negam que a troca de tiros.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o local do protesto. 

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]
Publicado em 12 de setembro de 2024 às 16:00

Grande incêndio interdita a BR 101 em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?
Incêndio atinge vegetação e fecha a BR 101 em Linhares
Incêndio atingiu vegetação às margens da BR 101, em Linhares Crédito: Isaac Ribeiro

A BR 101, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, foi totalmente interditada na tarde desta quinta-feira (12) por conta de um incêndio de grandes proporções que atingiu os dois lados rodovia. O repórter Isaac Ribeiro, da TV Gazeta, esteve no local e registrou em imagens que havia muita fumaça e pouca visibilidade para os motoristas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o pedido para interdição foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros, por segurança. Mas, de acordo com a Eco101, o trânsito foi liberado por volta de 16h15. 

O Corpo de Bombeiros informou que as chamas atingiram um canavial, no terreno de uma empresa, além de uma plantação de pimenta. "Os militares iniciaram o combate às chamas, em conjunto à equipe de brigadistas da empresa, entretanto, por volta de 13h, o vento se intensificou e espalhou as chamas, que chegaram até as margens da BR 101. Devido à fumaça, foi necessário interditar a pista por cerca de uma hora".

O combate ao incêndio continuou ao longo da tarde desta quinta-feira. Segundo os bombeiros, a frente de fogo está controlado. "A expectativa é que com o cair da noite, a queda de temperatura e redução do vento possibilitem ainda mais a redução do incêndio. O local será monitorado ao longo da noite", finalizou.

Mariana Lopes

Repórter / [email protected]