> >
Em propaganda na TV, Pazolini e Coser apostam em propostas e trajetórias

Em propaganda na TV, Pazolini e Coser apostam em propostas e trajetórias

Sem ataques, volta do horário eleitoral gratuito nesta sexta-feira (20) foi marcada pelo ex-prefeito batendo na tecla da experiência enquanto o candidato do Republicanos mostrou seu histórico profissional

Publicado em 20 de novembro de 2020 às 17:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Propaganda eleitoral para o 2º turno começou nesta sexta-feira (20)
Horário eleitoral para o 2º turno começou nesta sexta-feira (20). (Reprodução/Globoplay)

O horário eleitoral na TV para o segundo turno das eleições 2020 começou nesta sexta-feira (20). Em Vitória, os dois candidatos que disputam a cadeira de prefeitoLorenzo Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT), evitaram ataques e usaram o tempo igual, de cinco minutos para cada, para focar em propostas e apresentar suas trajetórias.

Pazolini foi o primeiro. O programa contou com uma retrospectiva de sua vida, destacando a trajetória pessoal e profissional que percorreu. Em um tom mais emotivo, o candidato destacou a perda do pai ainda novo, sua formação familiar e, em seguida, sua atuação como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, delegado da Polícia Civil e depois deputado estadual.

O tom do candidato se difere da estratégia usada nas propagandas eleitorais no primeiro turno. Pazolini não poupava críticas à administração do atual do prefeito Luciano Rezende (Cidadania) e ao seu candidato, o também deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania). Os dois parlamentares travaram uma verdadeira batalha na TV, com troca de farpas e acusações. Gandini ficou fora do segundo turno, com 36.172 votos, 1.201 a menos que João Coser.

Já o programa do petista manteve o foco do início da campanha. Mesmo nas propagandas que antecederam o primeiro turno, em que seus adversários estavam se atacando, Coser vinha focando em promover sua experiência como ex-prefeito da Capital, de 2005 a 2012, e evitando fazer menções aos adversários.

No início da peça veiculada nesta sexta-feira, a propaganda do petista faz uma única menção ao adversário mas de forma indireta, com o locutor dizendo apenas que é "hora de comparar e de escolher a experiência em vez do discurso fácil."

Propaganda eleitoral de João Coser faz menção indireta a Pazolini
Propaganda eleitoral de João Coser faz menção indireta a Pazolini. (Reprodução/Globoplay)

Apesar de falar de sua experiência e compará-la, mesmo que indiretamente, com a de Pazolini – que está em seu primeiro mandato como deputado e nunca ocupou um cargo no Executivo – Coser focou, principalmente, em apresentar suas propostas.

O ex-prefeito era criticado anteriormente por ressaltar muito seus feitos nos mandatos passados e enfatizar pouco as propostas para uma nova gestão. Agora, Coser disse na propaganda que sente orgulho de falar sobre o que fez, mas que pretende falar mais sobre o que ainda vai fazer. Ao final das propostas, no entanto, finalizou voltando a falar da experiência: "Isso eu já fiz e sei como fazer."

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Os dois candidatos usaram uma parte do tempo de propaganda para falar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado neste dia 20 de novembro. Ambos têm como vices mulheres negras e foram elas que apareceram para falar do assunto.

"Hoje é celebrado o Dia da Consciência Negra. É fundamental revelar e combater as desigualdades e a violência com a qual a população  negra infelizmente ainda é tratada no dia de hoje. Vamos criar políticas públicas igualitárias, sempre ouvindo a população e os movimentos sociais", declarou a vice de Pazolini, Capitã Estéfane (Republicanos).

"Essa é uma data muito importante pra falar sobre igualdade, representatividade, direitos, oportunidades, sobre nossa voz. Sobre o orgulho e a luta de sermos pretos, conscientes e fortes. Porque a luta por respeito é política, mas sobre tudo humana, por isso essa luta é de todo mundo", disse o texto da propaganda petista quando aa vice na chapa, Jackeline Rocha (PT), apareceu e completou: "por isso, agora, todo mundo é João."  

Ao final da propaganda de João Coser, a vereadora eleita Camila Valadão (PSOL), que foi a segunda mais votada para a Câmara de Vitória com 5.625 votos, apareceu para pedir votos para o petista.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais