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Publicado em 28 de setembro de 2023 às 10:07
Você saberia dizer o ponto exato em que termina o município da Serra e começa Vitória? Entre a Capital e Vila Velha até dá para visualizar com mais clareza, porque é preciso passar por uma ponte. Mesmo assim, é comum pessoas morarem em uma cidade e trabalharem na outra. Esses encontros entre as cidades são alguns critérios para estabelecer uma Região Metropolitana. E o Projeto de Lei Complementar 48/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa, quer incluir mais uma cidade na Grande Vitória. Trata-se de Aracruz. A proposta tem apoiadores, mas também há quem defenda que a ideia deva ser analisada com mais critério.>
O projeto altera a Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2005, e "reestrutura a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), autoriza o Poder Executivo a instituir o Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Fumdevit)", conforme cita a ementa do projeto de autoria da deputada Iriny Lopes (PT).>
"O projeto foi proposto, principalmente, para atender à necessidade de transporte público em Aracruz, uma demanda da população do município, que dialoga constantemente com a deputada. Hoje, há muita reclamação dos moradores de Aracruz em relação ao transporte. Muitas pessoas têm dificuldades para se locomover dentro da cidade. Com a integração de Aracruz à Grande Vitória, o município passaria a ser atendido pelo Sistema Transcol", diz nota enviada à reportagem pela assessoria de Iriny Lopes. >
Ainda segundo a parlamentar petista, a proposta se dá pela proximidade de Aracruz com os municípios que compõem a Região Metropolitana atualmente e pela possibilidade de integração de políticas públicas. Além disso, a criação do Fumdevit (fundo com verba que seria destinada ao desenvolvimento dos municípios), que também está proposta no PLC 48/2023, beneficiaria Aracruz com mais recursos.>
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O vereador de Aracruz Vilson Jaguareté (PT) também se manifestou favorável ao projeto. Segundo ele, uma integração com o Sistema Transcol beneficiaria a população do município, pois parte do transporte público está em más condições. E os que dispõem de recursos como ar-condicionado têm uma tarifa alta, o que, segundo o vereador, torna o serviço inacessível a parte da população. Mesmo com possíveis desvantagens, ele acredita que o projeto beneficiará o município.>
"Eu acho que, entre prós e contras, existem mais vantagens que desvantagens", analisa Vilson. >
Segundo ele, a possível melhoria de mobilidade poderia influenciar na geração de empregos. "Às vezes, o trabalhador perde a vaga de emprego na sede de Aracruz, porque mora na orla. A empresa (contratante) já não confia no transporte público, além de ser caro", Vilson Jaguareté. >
O diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, destaca que a inclusão de um município na Região Metropolitana deve cumprir critérios legais e científicos, e a população deve ser ouvida. Além de compor a diretoria do IJSN, ele coordena o Núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles.>
Lira aponta que é necessário avaliar o processo de conurbação, que é quando a mancha urbana de um município se expande e se entrelaça com o de uma metrópole. "Ali em Aracruz, a sede ainda é isolada na porção central do município. A região litorânea, de Barra do Riacho e Coqueiral de Aracruz, também não é conectada com a sede do próprio município. Ainda não tem um adensamento da mancha urbana. São manchas urbanas isoladas", observa.>
Ele também ressaltou a importância de ouvir a população, já que a alteração geraria uma mudança no perfil da cidade. "Quais seriam as adversidades de sair da região do Rio Doce e vir para Região Metropolitana? Aracruz, agora, foi incluída e conseguiu benefícios da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Será que essa questão da influência da Sudene seria repensada?", questiona Lira.>
Ainda de acordo com o presidente do Instituto Jones, mesmo com uma possível inserção de Aracruz na Região Metropolitana, não é garantido que haja viabilidade para a integração total com o Sistema Transcol. Ele citou o exemplo de Guarapari, que, mesmo inserida na metrópole no início dos anos 2000, só passou a ser atendida parcialmente pelo sistema de transporte na metade da última década. >
Além de Aracruz, há proposta para que outra cidade capixaba também possa fazer parte da metrópole. Conforme noticiado pelo colunista de A Gazeta Leonel Ximenes, um projeto de lei do deputado Vandinho Leite (PSDB) pretende incluir Santa Leopoldina, que pertence à Região Serrana, na Região Metropolitana. O parlamentar tucano disse que o ingresso “irá proporcionar a busca por soluções conjuntas no sentido de agregar forças e valores que favoreçam o desenvolvimento conjunto dos municípios, explorando e diversificando as potencialidades locais.”>
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