> >
Envolvido na morte de empresário na Serra tem 15 anos

Envolvido na morte de empresário na Serra tem 15 anos

O adolescente já foi apreendido 5 vezes, por crimes como roubo e tráfico de drogas; ele dirigia o carro utilizado no roubo seguido de morte contra José Geraldo Rizzo, na manhã desta segunda-feira (14)

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 16:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Polícia Militar no local do crime em Jardim Limoeiro, na Serra
Polícia Militar em frente ao carro utilizado no crime em Jardim Limoeiro, na Serra. (Reprodução | TV Gazeta)

O responsável por dirigir o carro utilizado no assalto que resultou na morte do empresário José Geraldo Rizzo, na manhã desta segunda-feira (14), é um adolescente que foi apreendido logo depois do crime. Ele tem apenas 15 anos de idade, mas já acumula cinco passagens pela polícia. Entre os crimes cometidos anteriormente estão roubo e tráfico de drogas.

Parte da ficha criminal do rapaz foi revelada pelo tenente-coronel Leonardo Celante, durante uma entrevista concedida nesta tarde (14), no 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra – cidade onde aconteceu o crime que vitimou o empresário de 61 anos, dono de uma rede de supermercados.

Aspas de citação

As informações que nós temos é que esse menor, ao ouvir os disparos, tentou fugir nesse veículo, que foi abordado pelos policiais. Ele já tem uma passagem criminal extensa. Desde dezembro de 2019 até hoje, essa é a quinta vez que ele foi apreendido por crimes diversos, entre eles roubo e tráfico de drogas

Tenente-coronel Leonardo Celante
Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar
Aspas de citação

Os tiros ouvidos pelo adolescente teriam sido os efetuados pelo comparsa dele, que realizou o assalto ao empresário. O assaltante disparou três vezes contra a vítima, perto de uma agência bancária, localizada no bairro Jardim Limoeiro, onde seria feito o depósito de R$ 52 mil em dinheiro.

Segundo informações passadas pelo delegado José Luiz Pazeto, da 3ª Delegacia Regional da Serra, esse segundo criminoso já foi identificado. “Ele é conhecido como Costela, de 27 anos. Acredito que a prisão dele seja questão de horas", afirmou no início da noite.

AS PASSAGENS POLICIAIS

  • 4 de dezembro de 2019: o adolescente foi detido pela Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar, conduzindo um veículo roubado.
  • 23 de fevereiro de 2020: acabou detido no Parque da Cidade ao tentar roubar o veículo de um 3º Sargento da PM. Junto dele foram apreendidos um pistola, 13 munições, dois carregadores e um celular.
  • 13 de julho de 2020: o jovem foi detido com 32 buchas de maconha e 23 pinos de cocaína, em um local conhecido como "Paredão", na Rua Rio de Janeiro, no bairro Jardim Limoeiro, conhecido pelo intenso tráfico de drogas.
  • 15 de agosto de 2020: acabou apreendido por causa da posse de maconha, na Rua Manaus, que também faz parte do chamado "Paredão".

SUSPEITA DE CRIME PLANEJADO COM INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS

Segundo o jovem, ele foi convidado pelo comparsa para participar da ação criminosa, em troca de uma quantia em dinheiro. O convite teria sido feito há cerca de uma semana. “Essa pessoa executaria o crime com o apoio dele, mas cabe à Polícia Civil averiguar todas as informações”, explicou Celante.

No entanto, diante da dinâmica do assalto seguido de morte, a Polícia Militar acredita que houve, de fato, planejamento e uso de informações privilegiadas por parte dos criminosos. “A gente acredita que eles já foram sabendo que esse comerciante faria o depósito. De onde veio essa informação, não posso afirmar agora”, disse.

VÍTIMA ESTAVA ARMADA

No momento do assalto, o empresário José Geraldo Rizzo estava armado com uma pistola, que também foi roubada. De acordo com informações passadas por testemunhas ao repórter André Falcão, da TV Gazeta, a vítima era um policial da reserva. Ou seja, estava aposentado.

Embora ainda não seja uma certeza, o tenente-coronel Leonardo Celante apontou que o criminoso pode ter realizado os disparos por esse motivo. “Infelizmente, o comerciante teve a vida ceifada por um indivíduo que, talvez, por perceber que a vítima portava uma arma de fogo, realizou os disparos”, disse.

CARRO UTILIZADO TAMBÉM ERA ROUBADO

Apreendido, o carro branco utilizado no crime tinha restrição de furto e roubo. Segundo informações da PM, o veículo havia sido roubado no último dia 10, por volta das 22h, no bairro Laranjeiras, que também fica na Serra. Nesta segunda-feira (14), ele estava com a placa adulterada.

IRMÃO JÁ FOI VÍTIMA DE ASSALTO PARECIDO HÁ 3 ANOS

Em julho de 2017, o sócio e irmão do empresário, Luiz Rizzo, também foi assaltado e baleado em frente a uma agência bancária, durante a manhã de uma segunda-feira, na qual faria o depósito de uma quantia em dinheiro. Naquela ocasião, o crime aconteceu no bairro Jacaraípe, na Serra.

De acordo com a família, por causa de um disparo que atingiu a região do abdômen, ele precisou ficar 92 dias internado em um hospital particular – para onde José Geraldo também foi levado na manhã desta segunda-feira (14), mas não resistiu aos ferimentos causados pelos três tiros.

INVESTIGAÇÕES

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado, inicialmente, como latrocínio e que o adolescente de 15 anos foi autuado em flagrante por atos infracionais análogos ao crime e à receptação. Ele será encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

O caso segue sob investigação com o objetivo de localizar o segundo suspeito, que segue foragido. Na Delegacia Regional da Serra, o dono do carro utilizado no crime não reconheceu o adolescente como autor do roubo, cometido na semana passada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais