> >
Transmissão local: 1º paciente do ES está isolado e tem sintomas leves

Transmissão local: 1º paciente do ES está isolado e tem sintomas leves

Homem que contraiu o vírus no Espírito Santo mora em Linhares e esteve com o parente vindo da Inglaterra na Grande Vitória. O paciente passa bem e está em isolamento voluntário, sendo monitorado pelo município

Publicado em 14 de março de 2020 às 21:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Coronavírus já se espalhou por todos os continentes. (denisismagilov - stock.adobe.com)

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na noite deste sábado (14) o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus no Espírito Santo. 

Morador de Linhares, o homem com a doença confirmada apresenta sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço, passa bem e segue em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorado pela Secretaria Municipal da Saúde. 

O paciente em Linhares esteve com o cunhado vindo da Inglaterra na Grande Vitória. A transmissão local significa que o contágio aconteceu no Espírito Santo, ainda que tenha sido originado de pessoas que viajaram para o exterior. O teste positivo foi confirmado  por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Espírito Santo (Lacen-ES), considerado referência pelo Ministério da Saúde. 

Os dois primeiros casos registrados no ES eram de pessoas que viajaram para fora do país e retornaram ao Estado com a doença. Com a divulgação de mais dois testes positivos neste sábado(16), sobe para quatro o número de pessoas confirmadas com a doença no ES. 

MONITORAMENTO EM LINHARES

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meireles, afirmou para a reportagem que uma pessoa que mora na mesma casa do homem infectado na cidade fez o teste e o resultado deu negativo.

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares segue monitorando ativamente outros possíveis contatos, por precaução.

“Todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas”, afirma a diretora da Vigilância e membro do Comitê de Enfrentamento da doença, Jackelen Ramos.

A diretora explica que o internamento só é indicado para casos com complicações, como infecção pulmonar. Mas alerta que é essencial manter o isolamento domiciliar, quando indicado. 

“Nossa rede municipal pública e a rede privada estão preparadas, aptas a identificar os casos suspeitos, notificar, confirmar e indicar isolamento aos pacientes”, explica Jackelene.

A diretora ressalta que após notificar o caso como suspeito, e passar por avaliação médica, coleta de amostras para exames e tratamento dos sintomas, a pessoa é orientada a permanecer em isolamento domiciliar voluntário enquanto aguarda o resultado dos exames.

O paciente classificado como caso suspeito é monitorado por telefone para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.

SECRETÁRIO TRANQUILIZA POPULAÇÃO

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, o município se preparou para a chegada do novo coronavírus, com reuniões técnicas e orientativas para os profissionais de saúde.

Ao sinal de qualquer sintoma da doença, a população deve se dirigir a uma das 35 unidades de saúde do Município.

No início do mês, a Prefeitura de Linhares criou o Comitê de Enfrentamento à Doença composto por profissionais da secretaria municipal de Sáude, dos hospitais HGL, Unimed e Rio Doce para apresentar o plano de trabalho de Linhares para a prevenção, controle e condução nos possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?

A diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Jackelene Ramos, orienta que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta.

Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde mais próxima, na rede municipal de saúde; ou um pronto-atendimento, na rede particular. Os profissionais e serviços de Linhares estão atualizados e preparados para esse atendimento”, orienta.

Segundo Saulo, o fato de os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem já no início do atendimento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais