> >
Especialista: 'É mais fácil ganhar na Mega do que sofrer acidente aéreo'

Especialista: "É mais fácil ganhar na Mega do que sofrer acidente aéreo"

Especialista garante que a fatalidade ocorrida em Guarapari não coloca em cheque a aviação comercial e atesta a segurança operacional das aeronaves

Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 15:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Além de piloto e especialista em aviação, Edmundo Ubiratan tem longa experiência em pilotagem do modelo Piper Cherokee 180 . (Arquivo pessoal)

queda do monomotor que resultou na morte de duas pessoas em Guarapari nesta quarta-feira (19) assustou moradores e comerciantes das regiões próximas ao aeroporto da cidade e reacendeu a dúvida em relação à segurança de se voar, especialmente em aeronaves de pequeno porte, como neste caso.

Embora sejam elevadas as chances de um acidente aéreo ser fatal, a probabilidade de que o mesmo ocorra é remota, como apontado pelo relatório de 2018 da Organização da Aviação Civil Internacional, e detalhado pelo especialista em aviação e também piloto Edmundo Ubiratan.

Aspas de citação

A aviação como um todo é muito segura. A nível mundial, há um acidente para cada 58 milhões de decolagens, das aeronaves pequenas aos grandes modelos operados comercialmente. É mais fácil ganhar na Mega-Sena aqui no Brasil do que se morrer por um acidente aéreo. Mas para o público, especialmente quem mora perto de aeroporto existe sim um receio

Edmundo Ubiratan
Piloto e especialista em aviação
Aspas de citação

Especificamente sobre o monomotor Cherokee 180, fabricado pela empresa norte-americana Piper Aircraft, Ubiratan atesta que a aeronave é confiável e homologada pela Anac.

Este vídeo pode te interessar

"Parte do meu curso de formação de piloto foi feito nesse avião. Aqui no Brasil ele é um muito utilizado em voos de instrução aérea. Em termos de segurança, é extremamente seguro. Toda aeronave que tem uma homologação de um órgão como a Anac, por exemplo é considerado como segura por cumprir com 100 % dos requisitos", reforçou o especialista, que é piloto há mais de dez anos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais