> >
Acidente aéreo: aeronave cai em Guarapari

Acidente aéreo: aeronave cai em Guarapari

Acidente aconteceu por volta das 15h40; aeronave caiu sobre imóvel

Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 16:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aeronave cai em Guarapari. (Reprodução)

Um avião de pequeno porte caiu em cima de uma loja de material de construção em Guarapari, na Região Metropolitana de Vitória, na tarde desta quarta-feira (19). De acordo com a Polícia Militar, havia duas pessoas dentro da aeronave. Uma delas morreu no local do acidente e a outra foi socorrida com ferimentos graves.

A queda aconteceu por volta das 15h40, no bairro Aeroporto. Às 16h15, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte do co-piloto do avião, identificado como Fabiano. Já o piloto Luciano Ferreira de Souza teve 80% do corpo queimado. Inicialmente ele foi atendido no local pelo SAMU, mas transferido por meio de um helicóptero para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra. O estado de saúde dele é grave. 

O tenente-coronel Carlos Wagner chegou a confirmar à TV Gazeta que Fabiano,  vítima socorrida com vida, teria morrido. Em seguida, ele recuou, e disse que Fabiano havia sido reanimado e encaminhado ao hospital.

Helicóptero leva o piloto do avião para o Hospital Jayme dos Santos Neves . (Letícia Gonçalves )

A aeronave que caiu é um monotor modelo Cherokee 180. Segundo a Prefeitura de Guarapari, o  avião tinha como destino Vitória. O plano de voo foi feito junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Acidente aéreo - aeronave cai em Guarapari

O piloto Gustavo Mateus foi quem entregou a aeronave para Luciano. Ele relatou que o avião estava em um bom estado e que o condutor tinha experiência. Luciano é proprietário de uma escola de aviação em Vitória. "O avião estava decolando de Guarapari. Era uma Cherokee 180 e o piloto tinha habilitação e experiência. Estava em fase de compra do antigo dono para ele, estava com este piloto há duas semanas. A manutenção estava em dia, entreguei há duas semanas para o condutor de hoje", disse.

O acidente será investigado pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III, ligado à Aeronáutica.

QUEDA DO AVIÃO

No momento em que o avião caiu sobre a loja, cerca de 100 funcionários trabalhavam no local. O dono do estabelecimento, Thiago Taves, descreveu como o acidente aconteceu. 

“O avião desviou da igreja, chegou quebrando o telhado e se chocou com o escritório. Ficaram dois funcionários presos na parte de cima, onde o avião bloqueou a saída. Conseguimos tirá-los pela janela do lado oposto ao local onde pegou fogo. Quanto ao trabalho dos bombeiros foi fundamental o apoio dos funcionários, como a gente tem loja de material de construção, com produtos inflamáveis, temos um sistema de bomba para quando ocorre esse tipo de coisa. A bomba pressurizada e duas caixas d’água foram essenciais para apagar o fogo e não deixar se alastrar pelos galpões”, explicou.

Área em que avião de pequeno porte caiu em Guarapari nesta quarta-feira (19)(Ascom | CBES)

Um comerciante de uma loja de automóveis, Furlan Veículos, instalada a 50 metros do local da queda, disse ter visto o momento em que o avião caiu. "Eu estava olhando para o lado direito da loja. Vi que o avião já tinha começado a decolar, mas começou a balançar e caiu. Estava ventando muito na hora", relatou.

Paloma Bayer, moradora da região, contou que estava em casa na hora em que o avião caiu. "Escutamos um barulho e a construção toda tremeu, por isso saímos da casa e já tinha muita gente e fumaça na rua. Fiquei preocupada pois já trabalhei na escola de aviação, por isso achei que fosse algum amigo meu, mas depois vi que era outra vítima. A polícia chegou e pediu para nos afastarmos da área. Nunca tive medo, nunca vi nada parecido. O Corpo de Bombeiros chegou em um minuto".

A rua onde o acidente aconteceu foi fechada pelo Corpo de Bombeiros, com auxílio da Polícia Militar. O corpo de Fabiano foi recolhido por volta das 19h e encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser identificado e para ser feito o exame cadavérico. O sobrenome dele não foi divulgado pela polícia. 

Corpo da vítima do acidente aéreo foi levado ao DML de Vitória. (Letícia Gonçalves)

VEJA VÍDEOS

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais