ASSINE

Risco extremo: comércio do ES vai abrir na terça (20) para compensar feriado

Feriado de Tiradentes cai na quarta-feira (21). Medida mantém funcionamento de atividades não essenciais três dias na semana nas cidades de risco extremo

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 16/04/2021 às 19h49
 Filas gigantes nos bancos de Campo Grande, marcaram a quarta-feira de comércio aberto na Grande Vitória
Comércio em Campo Grande, Cariacica: lojas poderão abrir na terça . Crédito: Fernando Madeira

O comércio de rua nas cidades do Espírito Santo classificadas em risco extremo para o contágio do coronavírus, que na próxima semana inclui toda a Grande Vitória e outros 25 municípios, poderá abrir as portas na terça-feira (20). A mudança foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento no fim da tarde desta sexta-feira (16).

A medida é excepcional e terá validade apenas na próxima semana. Isso porque, segundo decreto do governo estadual, nas cidades em risco extremo, o comércio não essencial só pode funcionar três dias na semana, de quarta a sexta-feira.

Como a próxima quarta é feriado nacional de Tiradentes, para que sejam mantidos os três dias de atividade, será permitida a abertura na terça.

“Vamos autorizar extraordinariamente o funcionamento das atividades na terça, quinta e sexta. Mantendo três dias de funcionamento do comércio. Para que a gente possa manter o oxigênio das atividades econômicas”, disse o governador.

Nas semanas seguintes, volta a valer a regra anterior, de funcionamento de quarta a sexta.

Casagrande também lembrou que, por conta do feriado de Tiradentes, o transporte público metropolitano vai operar apenas para os trabalhadores da saúde na quarta-feira (21).

Ainda segundo o governador, a partir da segunda-feira (19), os postos de combustíveis terão funcionamento liberado todos os dias nas cidades de risco extremo.

Eles já eram considerados essenciais, porém, não podiam atuar nos domingos e feriados nacionais, assim como supermercados e padarias. Com a mudança, eles passam a poder abrir em qualquer dia e horário, como acontece com as farmácias.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.