> >
Perspectiva de vitória de Biden faz bolsa brasileira subir e dólar cair

Perspectiva de vitória de Biden faz bolsa brasileira subir e dólar cair

Os mercados globais reagiram de forma positiva aos sinais de que a Casa Branca tende a mudar de comandante em 2021. Até agora, o democrata está na frente da apuração das eleições nos EUA

Publicado em 4 de novembro de 2020 às 21:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bolsa de valores
Bolsa de Valores brasileira registrou alta em dia tenso de apuração nos EUA. (pixabay/geralt)

A possibilidade cada vez mais real da vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos alimentou o apetite de investidores por ativos de risco nesta quarta-feira (4). No Brasil, o dólar à vista fechou com queda de 1,88%, cotado a R$ 5,653, tendo a maior baixa porcentual desde 28 de agosto, enquanto a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou com alta de 1,97%, aos 97.866,81 pontos, depois de subir mais de 2% no pregão.

Os mercados globais reagiram de forma positiva aos sinais de que a Casa Branca tende a mudar de inquilino em 2021, com a saída de cena do "America First" em interlúdio de apenas um mandato de Donald Trump e, mais do que isso, o retorno ao comando da maior economia do mundo de um político tradicional, democrata de centro que pouco se movimentou, em uma campanha eleitoral marcada por pandemia fora de controle e regressão da popularidade de quem surpreendeu em 2016 com a retórica antissistema.

Por volta das 16h desta quarta (no horário de Brasília), o órgão eleitoral do Wisconsin informou que Biden derrotou Trump no Estado por uma margem de 20,6 mil votos. O democrata também foi declarado o vencedor em Michigan, outro Estado-chave, já no início da noite, ficando muito próximo de alcançar os 270 delegados necessários. Nesse cenário, as bolsas de Nova York. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram 1,34%, 2,20% e 3,85% cada.

"A falta de uma diretriz clara quanto à pandemia contribuiu para reunir em Trump três características indesejáveis aos olhos do mercado: risco, incerteza e imprevisibilidade. Biden é, de certa forma, um retorno à normalidade. Tende a elevar impostos sem os exageros de Obama, colocando mais dinheiro na mão do consumidor e induzindo uma recuperação econômica pela demanda. No longo prazo, com a retomada da economia e da arrecadação, o orçamento vai se reequilibrando", aponta Rodrigo Franchini, sócio e head de produtos na Monte Bravo Investimentos.

"Não teve onda azul, mas, salvo surpresa de última hora, parece que Biden vai ganhar mesmo: a vitória de quem jogou praticamente parado, enquanto Trump se enforcava. Sem a novidade de 2016 contra o sistema, Trump pouco conseguiu se diferenciar de Biden. É uma mudança positiva, na medida em que o republicano favoreceu o protecionismo, acirrou demais a disputa com a China e ao mesmo tempo se afastou da Europa, aliada tradicional. Biden deve reconstruir pontes, não deixando o Brasil fora", diz o gestor. 

O fato de a onda azul não ter se materializado - sem que os democratas formem maioria tanto na Câmara como no Senado - é de certa forma positivo ao Brasil, na medida em que retira força da guinada ambientalista defendida pelo entorno de Biden e assumida pelo candidato democrata. "Ainda assim, não dá para desprezar a força da retórica, da liderança pela palavra, que Biden sem dúvida exercerá em matéria ambiental. Precisamos corrigir o rumo", observa Franchini.

Apesar de considerar boa a eleição de Biden, o mercado ainda tem um temor. "A disputa é acirrada, mas pairam no ar incertezas e receios de que a judicialização da eleição possa arrastar por mais tempo a sua definição", afirma o economista da Advanced Corretora de Câmbio, Alessandro Faganello.

A chance de contestação das eleições pode mudar rapidamente a euforia do mercado, alertam os estrategistas da gestora BlackRock, prevendo volatilidade nos ativos pela frente. Além da incerteza provocada pelo ida do pleito à Suprema Corte, o mercado pode voltar a questionar a viabilidade de uma pacote de estímulos, além de voltar a monitorar os casos de Covid no país, que seguem em crescimento.

Para Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora, eventual confirmação da vitória democrata pode envolver também efeitos adversos. "Pensando nas BDRs de tecnologia (Apple, Google, Amazon etc) caso Biden saia vencedor, o resultado pode ter repercussão negativa", na medida em que tais empresas "podem ser prejudicadas por uma possível regulação prometida pelo novo presidente".

Com informações da Agência Estado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais