> >
ES adverte quase 1,7 mil empresas por descumprirem a quarentena

ES adverte quase 1,7 mil empresas por descumprirem a quarentena

Operação quem tem ocorrido em todo o Estado é para fiscalizar o cumprimento das medidas de restrição da quarentena contra o coronavírus

Publicado em 21 de março de 2021 às 14:00- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fiscalização da quarentena em Vitória encerra festas clandestinas e fecha bar
Fiscalização da quarentena em Vitória no sábado (20) com forças de segurança do Estado e da prefeitura. (Jansen Lube/PMV)
ES adverte quase 1,7 mil empresas por descumprirem a quarentena

Desde o início da quarentena de 14 dias na quinta-feira (18) em todo o Espírito Santo, as forças de segurança o governo do Estado, com apoio das prefeituras, iniciaram uma operação de fiscalização que, até a noite deste sábado (20), já resultou em 1.696 medidas aplicadas em estabelecimentos que descumpriram as regras de restrição decretadas para o enfretamento do coronavírus.

Na grande maioria dos casos, foi adotada apenas a advertência verbal quanto ao funcionamento em desacordo com o decreto, que, entre outros pontos, proíbe o funcionamento de estabelecimentos não essenciais. Foram 1.502 advertências, a maioria nas Regiões Sul e da Grande Vitória. Foram 637 realizadas só neste sábado.

Desde quinta, foram aplicadas 192 notificações, 74 apenas no sábado. Neste caso, a maioria dos registros desde o início da operação foi na região Norte do Estado. Os dados foram divulgados neste domingo (21) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

A atuação mais severa até agora foi uma interdição temporária de local no Sul do Estado, no sábado. Nenhuma multa ou prisão foi efetuada até o momento na operação.

Batizada de Operação ES-Covid, a ação integrada de fiscalização e orientação conta com participação de agentes da Polícia MilitarCorpo de BombeirosPolícia Civil, Guardas Municipais, Procon Estadual, Vigilância Sanitária Estadual e dos municípios, além de fiscais de posturas das prefeituras.

Apenas nos três primeiros dias, já foram empregados mais 1,7 mil agentes no efetivo da força-tarefa, que realizaram um total de 2.470 abordagens. Nem todos os locais fiscalizados apresentavam irregularidades.

As equipes abordaram, em sua maioria, estabelecimentos do setor de serviços e comércio em geral, além de bares e restaurantes, que estão proibidos de funcionar para atendimento presencial. Também foram fiscalizados locais públicos como praças, parques e praias.

Denúncias de descumprimento das regras da quarentena podem ser feitas ao Ciodes 190 ou diretamente com as prefeituras. Veja aqui como denunciar.

Errata Correção
22 de março de 2021 às 11:42

Na primeira versão desta reportagem, o texto dizia que houve a cassação de alvará de um estabelecimento na Grande Vitória no sábado, durante fiscalização da força-tarefa que atua para o cumprimento da quarentena. Mas o dado, que constava no relatório da Polícia Civil, foi digitado errado e retificado no documento publicado nesta segunda-feira (22). Não houve cassação de alvará. A informação foi corrigida.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais