> >
Após 5 anos parada, Samarco religa usina e volta produzir em Anchieta

Após 5 anos parada, Samarco religa usina e volta produzir em Anchieta

Empresa iniciou a produção de pelotas de minério de ferro na unidade de Ubu, no ES, nesta quarta (23). Mineradora volta a operar com 26% da capacidade

Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 20:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pelotas de minério no pátio da Samarco em Ubu após religamento da usina nesta quarta-feira (23)
Pelotas produzidas pela Samarco nesta quarta (23) em Anchieta após 5 anos sem operação na unidade. (Jefferson Rocio/Samarco/Divulgação)

Samarco retomou nesta quarta-feira (23) suas operações de pelotização no Complexo de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A empresa religou a usina 4, reiniciando a produção de pelotas de minério de ferro no Estado após cinco anos.

A companhia espera que sejam produzidas de 7 a 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que representa cerca de 26% de sua capacidade total. Como já mostrou a colunista Beatriz Seixas, de A Gazeta, a retomada total deve levar cerca de 10 anos.

As operações da Samarco estavam paralisadas desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). No dia 11 de dezembro, a companhia deu início ao seu processo de retomada operacional com o recomeço da extração de minério usando sua nova planta de filtragem de rejeitos em Mariana.

O vídeo abaixo, publicado pela página Somos Todos Samarco no Facebook, mostra as primeiras pelotas produzidas nesta quarta caindo no pátio de armazenamento da empresa em Anchieta. 

RETOMADA GRADUAL

A retomada das atividades da mineradora, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, era algo aguardado para o crescimento da economia do Estado. Com essa primeira fase, a expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 80 milhões na economia capixaba.

A Samarco, em plena atividade, gerava cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e representava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com retorno gradual, a estimativa é de que sejam abertos 6 mil postos de trabalho. Isso vai representar 1,7% do PIB capixaba.

Retomada da produção de pelotas na Samarco, em Anchieta, nesta quarta-feira (23)
Retomada da produção de pelotas na Samarco, em Anchieta, nesta quarta-feira (23). (Samarco/Divulgação)

Para a retomada gradual da produção, a Samarco reativou um dos seus três concentradores no Complexo de Germano e a usina de pelotização 4, no Complexo de Ubu. Desde outubro vinham sendo realizados os comissionamentos a frio e a quente das estruturas, que são testes de funcionamento elétrico-mecânico dos equipamentos necessários para garantir a segurança das operações.

Ainda em outubro de 2019, a Samarco obteve a Licença de Operação Corretiva (LOC), passando a ter todas as licenças ambientais necessárias para a retomada das operações, mas optou por retornar somente após concluir a implantação da planta de filtragem de rejeitos.

“Tomamos a decisão de retornar de uma forma gradual, com muita segurança e usando novas tecnologias. Este momento reflete o compromisso da empresa com o reinício sustentável, a segurança operacional, o meio ambiente e o relacionamento com as comunidades. Estamos comprometidos com uma mineração moderna, segura e sustentável”, destacou o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, em comunicado emitido pela empresa.

Segundo a Samarco, a expectativa é que o segundo concentrador de minério possa ser reiniciado em aproximadamente seis anos para atingir um ritmo de produção de aproximadamente 14-16 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa), e que o reinício do terceiro concentrador ocorra em cerca de nove anos, alcançando uma escala de produção de cerca de 22-24 Mtpa.

Em comunicado, a empresa afirmou ainda que o ramp-up (aceleração) da produção de pelotas de minério de ferro em Anchieta estará sujeito à obtenção dos recursos, licenças ambientais e de outras licenças necessárias, além da aprovação dos acionistas.

NOVOS PROCESSOS

Para a operação do primeiro concentrador, em Minas Gerais, espera-se que o sistema de filtragem de rejeitos em funcionamento permita que cerca de 80% do total de rejeitos sejam empilhados a seco na Cava Alegria do Sul após o beneficiamento.

Os 20% de resíduos remanescentes, compostos por água e finos de minério, serão levados para a Cava Alegria Sul, um espaço confinado em uma estrutura de formação natural rochosa que aumenta a segurança. No sistema de filtragem de rejeitos, espera-se que toda a água extraída seja reutilizada nas operações.

Infográfico mostra o novo processo de produção da Samarco da mina ao porto
Infográfico mostra o novo processo de produção da Samarco da mina ao porto. (Samarco/Divulgação)

A empresa informou ainda que conta com o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que atua em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com informações da Samarco

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais