> >
Samarco retoma operação em MG e volta a produzir no ES no fim do mês

Samarco retoma operação em MG e volta a produzir no ES no fim do mês

Cinco anos após rompimento da barragem de Fundão, a mineradora reativou nesta sexta (11) sua planta em Mariana (MG), ainda em fase de testes, e deve religar usina de pelotização em Anchieta na segunda quinzena de dezembro

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 16:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Planta de pelotização da Samarco, em Ubu, em Anchieta
Planta de pelotização da Samarco, em Ubu, em Anchieta. (Jefferson Rocio)

Após cinco anos com as operações suspensas, desde o rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015, a Samarco iniciou nesta sexta-feira (11) seu processo de retomada operacional. A mineradora religou um dos seus três concentradores de minério e iniciou as atividades da nova planta de filtragem de rejeitos no Complexo de Germano, em Mariana.

Segundo a empresa, trata-se do comissionamento integrado das operações, que consiste no teste dos equipamentos que irão operar no momento da retomada da produção. 

A Samarco informou que o reinício efetivo está previsto para a segunda quinzena de dezembro, quando se espera o começo da produção de pelotas de minério de ferro no Complexo de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e após finalizados todos os testes dos equipamentos.

De acordo com a mineradora, a operação desta sexta-feira (11) faz parte do planejamento do reinício das atividades e visa garantir a segurança das pessoas, das comunidades e do meio ambiente.

"O reinício gradual acontece após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco”, informou.

Como já mostrou a colunista Beatriz Seixas, de A Gazeta, a Samarco irá retomar a produção com apenas 26% da capacidade, religando apenas uma das usinas de Ubu. A retomada total deve ocorrer apenas após 10 anos, segundo o cronograma da empresa.

A retomada das atividades da mineradora é algo aguardado para o crescimento da economia do Estado. Nesta primeira fase, devem ser produzidas aproximadamente 8 milhões de toneladas de pelotas por ano em Anchieta, injetando cerca de R$ 80 milhões na economia capixaba.

A Samarco, em plena atividade, gerava cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e representava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com retorno gradual, a estimativa é de que sejam abertos 6 mil postos de trabalho. Isso vai representar 1,7% do PIB capixaba.

Em outubro deste ano, a empresa lançou um programa para contratar empresas fornecedoras e capacitar mão de obra nas cidades da área de influência do Complexo de Ubu: Anchieta, Guarapari e Piúma.

Ainda em outubro de 2019, a Samarco obteve a Licença de Operação Corretiva (LOC), passando a ter todas as licenças ambientais necessárias para a retomada das operações, mas optou por retornar somente após concluir a implantação da planta de filtragem de rejeitos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais