> >
Taxa de isolamento social no ES ainda é preocupante

Taxa de isolamento social no ES ainda é preocupante

Índice desta quarta-feira (13) é maior que o registrada há exatamente uma semana, quando comércio ainda estava fechado; ao mesmo tempo, ele é o menor dos últimos três dias

Publicado em 14 de maio de 2020 às 19:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Abertura do comércio na avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória.
Apesar do índice de isolamento social, aglomerações foram flagradas na reabertura do comércio em Vitória. (Vitor Jubini)

No terceiro dia de reabertura do comércio nas cidades de alto risco para o novo coronavírus, o Espírito Santo apresentou um ligeiro crescimento na taxa de isolamento social. Nesta quarta-feira (13), o índice ficou em 47,3% – um aumento de 0,5% em relação ao mesmo dia da semana passada, quando a maioria dos estabelecimentos ainda estava fechada.

No entanto, a porcentagem dos capixabas que têm ficado em casa ainda é abaixo do desejado pelo Governo Estadual, que é de 55%. A última vez que o Estado atingiu esse patamar foi em 3 de maio. Ou seja, um domingo, quando a movimentação das pessoas pelas ruas já é tradicionalmente menor.

Se comparado aos dados de exatamente uma semana atrás, o isolamento social desde a implementação do “plano de convivência com a pandemia” sempre apresentou uma melhora – que chegou a ser comemorada pelo governador Renato Casagrande. Mas, desde segunda-feira (11), o índice segue diminuindo dia após dia no Estado.

ÁGUIA BRANCA E BOM JESUS DO NORTE: OS EXTREMOS DO ISOLAMENTO

Entre os municípios capixabas, a situação segue mais crítica em Bom Jesus do Norte, que fica na Região Sul e que não passou dos 40,1%. Bem próxima desse índice, aparece Colatina, no Noroeste do Estado, com 40,5%. Por três dias seguidos, ela chegou a ocupar o último lugar da lista.

Exatamente no extremo oposto está Águia Branca: única cidade do Espírito Santo que, nesta quarta-feira (13), atingiu os 70% de isolamento social – taxa que é a considerada ideal por diversas entidades nacionais e internacionais de saúde para conter o avanço do novo coronavírus.

MENOR ISOLAMENTO PODE MOTIVAR MEDIDAS MAIS DURAS NO ES

A partir deste sábado (16), o Governo do Espírito Santo seguirá um conjunto de quatro fatores para determinar o relaxamento ou o endurecimento de medidas: a incidência do novo coronavírus, o número de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19, a quantidade de moradores com mais de 60 anos e a taxa de isolamento social.

“Esses indicadores vão permitir a classificação de cada município. Nos de risco baixo, tudo poderá funcionar com menos restrições. Nos de risco alto, o comércio abrirá em dias alternados; e nos de risco extremo tudo que não é considerado essencial será fechado”, explicou Casagrande.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais