> >
Prefeito proíbe carretas com granito em estrada de Barra de São Francisco

Prefeito proíbe carretas com granito em estrada de Barra de São Francisco

Segundo a administração municipal, a poeira causada pelos veículos é o principal motivo para a medidas. A prefeitura alega ainda que as carretas transitam com peso acima do permitido

Publicado em 24 de maio de 2021 às 20:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Prefeitura quer proibir o trânsito de rochas em estrada de Barra de São Francisco
Prefeitura quer proibir o trânsito de rochas em estrada de Barra de São Francisco . (Prefeitura de Barra de São Francisco/ Divulgação )

A Prefeitura de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, proibiu o trânsito de carretas carregadas com granito em uma das estradas do município. Segundo a administração municipal, o trânsito dos veículos está provocando muita poeira e prejudicando os moradores. Além disso, a prefeitura alega que as carretas transitam com peso acima do permitido e as empresas não colaboram com a manutenção do trecho.

Barra de São Francisco é um dos principais produtores de rochas ornamentais do país. O município conta com várias empresas do ramo e a atividade é muito importante para a economia da cidade. Segundo dados da prefeitura, sete empresas de grande porte extraem granitos na região de Itaperuna e usam a estrada que liga a localidade ao distrito de Boa Vista.

O trecho é de estrada de terra e a prefeitura alega que a poeira causada pelas carretas de granito está trazendo problemas para os moradores da região. Além disso, o Executivo reclama que não conta com parceria das empresas do ramo de rochas para cuidar das estradas.

Por fim, a administração municipal aponta que os veículos abusam no peso transportado, chegando a 70 toneladas, e destruindo totalmente a estrutura da estrada. “Esse setor precisa melhorar a relação com o município e ajudar. Chega de explorar nossa terra”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

“As empresas de granito nada fornecem à prefeitura, como equipamentos para auxiliar na manutenção das estradas ou óleo para minimizar as despesas da municipalidade. Recentemente a administração patrolou a estrada citada e solicitou das empresas do ramo de rochas um caminhão-pipa para diminuir a poeira, mas se negaram a contribuir”, disse em nota a prefeitura.

Segundo a administração municipal, o bloqueio começou nesta segunda-feira (24) e os transportadores do setor de rochas terão que passar pelo distrito da Vila Paulista.

A reportagem de A Gazeta procurou o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), mas ainda não teve retorno da entidade que representa as empresas. Assim que houver resposta, este texto será atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais