> >
ES vai ter ao menos mais 30 escolas de tempo integral em 2022

ES vai ter ao menos mais 30 escolas de tempo integral em 2022

Com a ampliação da oferta, somente a rede estadual vai reunir mais de 120 instituições de ensino com jornada estendida, parte com formação técnica

Publicado em 19 de maio de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Escola Estaduaal Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, tem oferta em tempo integral
Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, tem oferta de tempo integral. (Arquivo/Sedu)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Uma das metas do Plano Estadual de Educação, a ampliação da oferta de tempo integral no Espírito Santo vai chegar ao menos a mais 30 escolas da rede estadual em 2022. Atualmente, a modalidade já é adotada em 93 unidades de ensino e, com as projeções atuais, vai passar da marca de 120. 

A estimativa foi feita pelo secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, durante divulgação de indicadores educacionais nesta terça-feira (18). Ele apresentou um balanço da oferta de tempo integral na rede e, ao ser questionado sobre a perspectiva de ampliação no próximo ano, afirmou que será maior que em 2021, quando 31 escolas passaram a ter a modalidade de ensino. 

O tempo integral foi implementado no Estado no segundo semestre de 2015 com uma escola, num modelo com jornada de 9h30. A partir de 2019, na nova gestão da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), houve a revisão das práticas e, entre outras medidas, a rede passou a adotar também uma jornada de 7 horas, possibilitando o acesso a turmas de tempo integral para jovens que precisam conciliar o trabalho, e ainda a ampliação da oferta de formação profissionalizante. 

Com as mudanças, afirmou Vitor de Angelo, a implantação do tempo integral ganhou fôlego e a expansão chegou a 49 municípios do Estado em 2021, com 93 escolas de ensino médio e fundamental II (6º ao 9º ano). Em 40 dessas instituições, há formação técnica. 

Outro aspecto que o secretário considera relevante, a partir das alterações, é o maior engajamento dos alunos. Segundo Vitor de Angelo, não basta o aumento da oferta de tempo integral, que tem um custo mais elevado que a modalidade regular, se não houver demanda. 

Os dados indicam que, até 2019, eram 36 escolas com 61,04% de ocupação das vagas. Em 2021, as 93 unidades de ensino têm 82,94% de matriculados. 

"O tempo integral é uma estratégia para avançar na qualidade da educação pública no Espírito Santo.  O atraso no país é tão grande que o modelo ganha ares de singularidade, mas, na prática, assim deveriam ser todas as nossas escolas: com uma jornada ampliada, parte diversificada, parte comum, independentemente do nível de ensino. O que temos até agora é um processo, uma caminhada, um aprimoramento; não é o ponto de chegada", destaca Vitor de Angelo. 

Mas a expansão da oferta ainda tem outros desafios, segundo aponta o secretário. Em alguns municípios, por exemplo, há apenas uma escola da rede estadual e, caso o aluno não deseje ou não possa fazer a jornada ampliada, não teria outra instituição para dar prosseguimento aos estudos. No planejamento que a Sedu está realizando para 2022, esse é um dos aspectos que exige especial atenção para que o tempo integral possa chegar a todas as cidades do Espírito Santo. 

Questionado sobre desempenho dos estudantes que frequentam o tempo integral, Vitor de Angelo disse que seria necessária uma série histórica maior para uma avaliação mais assertiva. De todo modo, ele ressaltou que não é apenas o aumento da jornada que pode fazer a diferença, mas o projeto pedagógico da escola. "Mas temos evidências de outros locais que o tempo integral agrega, sim, valor em termos de aprendizagem."

META 

O Plano Estadual de Educação, que deriva de um planejamento nacional em forma da lei 13.005/2014, tem como uma das metas oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo a atender, pelo menos 25% dos alunos da educação básica. No Espírito Santo, o prazo para cumprimento é até 2025. 

O cumprimento da meta é monitorado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que, nesta terça-feira, também apresentou a metodologia de cálculo utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para fazer este acompanhamento. 

Kiara de Deus Demura, coordenadora do Núcleo de Educaçao do IJSN, mostrou os indicadores e revelou que, de 2012 a 2020, a rede estadual teve um crescimento percentual de alunos em tempo integral, com pico (11, 18%) no ano passado. A rede municipal, entretanto, registrou queda.

Vitor de Angelo afirmou que a Sedu planeja apoiar os municípios na expansão de sua oferta para que, a médio e longo prazos, o tempo integral possa ser realidade em toda a trajetória da educação básica, das turmas da creche ao ensino médio. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais