> >
Lista de vacinação de professores no ES agora será divulgada pelos municípios

Lista de vacinação de professores no ES agora será divulgada pelos municípios

Mudança foi definida no final de semana e caberá às cidades organizar e dar publicidade à relação dos educadores com direito a receber o imunizante

Publicado em 17 de maio de 2021 às 21:16

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Professores do ES recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19
Em ato simbólico no mês passado, professores do Estado receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Palácio Anchieta . (Hélio Filho | Secom ES)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Os trabalhadores da Educação começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no mês passado e, a princípio, cabia à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) a divulgação da lista de profissionais que seriam contemplados com o imunizante. Uma nova norma divulgada no sábado (15), porém, tornou os municípios responsáveis por dar publicidade à relação de professores que serão atendidos toda semana. 

O fluxo de ações para a vacinação de profissionais da Educação agora é assim: o comitê coleta os dados dos trabalhadores a serem vacinados e envia para a Sedu que, por sua vez, organiza as informações em planilha e repassa para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De lá, a lista é encaminhada para as Secretarias Municipais de Saúde, que vão definir o processo para chamada dos educadores, com local, data e horário da vacinação. A lista que era publicada no site da Sedu foi suspensa.

Lista de vacinação de professores no ES agora será divulgada pelos municípios

O comitê é composto por representantes da Sedu, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de modo a atender os educadores de todas as redes e níveis de ensino. 

Fluxo de ações do Comitê interinstitucional de
Vacinação dos Profissionais de Educação
Fluxo de ações do Comitê interinstitucional de Vacinação dos Profissionais de Educação. (Reprodução/Sedu)

O novo fluxo é acompanhado da  atualização de documentação para a vacinação. Os profissionais devem apresentar um documento pessoal de identificação com foto e uma declaração padronizada emitida pela direção da instituição de ensino, certificando o vínculo funcional ativo, conforme resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes da Sesa e das Secretarias Municipais de Saúde. 

Os trabalhadores que já haviam sido agendados, mas que, por qualquer motivo, não foram tomar vacina, deverão comparecer à unidade de saúde com a publicação de seu nome na lista para realizar novo agendamento, apresentando ainda a declaração padronizada da direção da instituição de ensino. 

Para os profissionais que já receberam a primeira dose, a recomendação é acompanhar as diretrizes da secretaria de saúde do município para a segunda dose, conforme o modelo adotado por cada cidade. Caso haja inconsistência nos dados apresentados pelos municípios para a vacinação, como mudança de endereço, por exemplo, os educadores devem buscar a unidade de saúde mais próxima para receber as orientações sobre a situação e, assim, poder se vacinar. 

A vacinação dos educadores foi antecipada por uma estratégia do governo do Estado, que está usando 5% da reserva técnica que o Ministério da Saúde envia toda semana para os Estados. Desse percentual, 70% são destinados aos trabalhadores da Educação, 30% para os da Segurança. Dado o volume de pessoas a serem contempladas, foi feito um escalonamento e a prioridade é dos profissionais de 50 a 59 anos que atuam em sala de aula. As faixas etárias seguintes são as de 40 a 49 anos; 30 a 39; e 18 a 29 anos. A imunização avança conforme é alcançada a totalidade de um grupo. 

O painel de vacinação desta segunda-feira (17) aponta que 40% dos trabalhadores da Educação receberam a primeira dose da vacina no Espírito Santo

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais