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Publicado em 4 de agosto de 2023 às 18:57
No fim de outubro de 2018 veio a notícia: o primeiro voo internacional partindo do Aeroporto de Vitória para a Argentina decolaria no dia 19 de janeiro de 2019. O anúncio feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e pela companhia GOL gerou grande expectativa em relação ao turismo e seria um marco na aviação no Espírito Santo.>
Com alguns anos de atraso, o inédito voo decolou em direção a Buenos Aires, mais precisamente no fim da noite do dia 7 de junho, porém sem passageiros e longe de ser uma rota regular. >
Prints feitos pelo internauta Ariel Gracelli no Flight Radar 24 — especializado no monitoramento em tempo real de voos, mostram que às 23h28, o Boeing 737-8 Max, de matrícula PS-GPK, decolou de VIX (abreviação para o Aeroporto de Vitória) para realizar o voo GLO-9568 com destino ao Aeroporto Ministro Pistarini (Ezeiza), na capital argentina.>
A reportagem de A Gazeta procurou a companhia aérea em buscas de explicações para esta situação inusitada. >
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Em resposta, a GOL explicou brevemente, em nota, que o voo citado (9568) foi uma operação de traslado da empresa entre VIX e Argentina, em que não havia passageiros — o avião se destinava a um fretamento no país vizinho. A aeronave, inclusive, retornou ao Brasil pouco depois.>
A resposta é não, pelo menos por enquanto. A assessoria da companhia aérea informou que não há previsão, neste momento, de operação regular nesta rota VIX-Argentina.>
Já a assessoria do grupo Zurich Airport Brasil, responsável pelo Aeroporto de Vitória, salientou que a decisão por iniciar uma nova rota (nacional ou internacional) é da companhia aérea, que leva em conta uma série de aspectos, entre eles a demanda existente. O aeroporto possui a infraestrutura necessária e cumpre os requisitos regulatórios para uma operação internacional. >
A Zurich destacou ainda que trabalha para estimular o mercado doméstico, o que contribui para fomentar a demanda internacional.>
Quando anunciada em 2018, a então rota Vix-Argentina foi muito comemorada pelo Estado, visto que representaria um avanço turístico importante ao Espírito Santo. Na época, por meio Contrato de Competitividade (Compete-ES) reduziu-se a alíquota do ICMS incidente sobre querosene de aviação (QAV), conforme contrapartidas oferecidas pelas companhias aéreas ao Governo do Estado. Na mesma solenidade, a GOL e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) anunciaram a rota internacional. >
Desde então, foram divulgadas datas e até horários dos voos entre a capital capixaba e a Argentina. O valor mínimo do trecho de ida e volta seria a partir de R$ 600, com duração de cerca de três horas. Na data prevista para o voo inaugural, uma aeronave partiria do ES às 10h45, pousando na capital argentina às 13h35. Já de Buenos Aires sairia um voo às 14h15, chegando em Vitória às 18h30.>
Já em novembro de 2019, mesmo com a internacionalização oficial do Aeroporto de Vitória publicada no Diário Oficial, nenhum avião decolou do Espírito Santo para outro país — esta era uma das condições para que uma rota internacional pudesse partir ou chegar ao ES, como dito pelo diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL, Rafael Araújo. >
Antes, a companhia já havia explicado que precisaria de cerca de seis meses após a internacionalização para conseguir viabilizar a rota. A expectativa era de um voo semanal, aos sábados, com ida e volta. Até um voo teste entre as cidades chegou a ser divulgado o início de 2020, porém o desejo dos capixabas e demais passageiros em voarem do ES para a "capital hermana" segue voando, porém na imaginação.>
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