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Contorno do Mestre Álvaro: MPF pede explicação sobre instalação de balança

Contorno do Mestre Álvaro: MPF pede explicação sobre instalação de balança

Reportagem de A Gazeta revelou que o equipamento vai ser desativado, pois fica em um trecho que deve ser convertido em uma avenida municipal

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 08:27

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Atual balança de pesagem no km 250 da BR 101, na Serra
Atual balança de pesagem no km 250 da BR 101, na Serra. (Google Maps)

Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) oficiou a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pediu explicações sobre a balança de pesagem da BR 101, na Serra. A medida ocorre após A Gazeta revelar que o equipamento de fiscalização será desativado após a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, prevista para sexta-feira (15)

O MPF deu 15 dias para que as instituições prestem informações sobre o equipamento. Com a desativação, o trecho ficará sem fiscalização até a implementação de outra balança, o que pode levar tempo. Um estudo foi feito recentemente pela Eco101, pedindo a mudança de lugar, mas ainda não está aprovado.

O que dizem os citados

Em nota, a ANTT informa que, atualmente, no Espírito Santo, quatro balanças operam 24 horas por dia na BR 101: Viana (km 301,7), Linhares (km 137,5), Serra (km 249,5), e Rio Novo do Sul (km 393). "No entanto, a balança de Serra, localizada no km 249,5, será desativada devido à municipalização do trecho com a conclusão do Contorno do Mestre Álvaro", afirma.

"Com isso, a concessionária fez um estudo locacional e propôs a instalação de uma nova balança no km 224 da BR 101. A proposta está atualmente em análise pela ANTT. Com relação à recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Agência informa que se manifestará diretamente ao órgão", conclui. 

Contorno do Mestre Álvaro MPF pede explicação sobre instalação de balança

A PRF também foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

Balança desativada 

A balança de pesagem usada na fiscalização de excesso de carga em caminhões e carretas no km 250 da BR 101, próxima ao posto da PRF, na Serra, será desativada com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro. A reportagem de A Gazeta apurou que o projeto da obra não contemplou a instalação de um novo equipamento.

O Contorno do Mestre Álvaro vai se transformar na BR 101. Com isso, o atual trecho federal que passa por dentro de bairros da Serra será municipalizado e convertido na Avenida Mestre Álvaro, fora da jurisdição federal e de suas fiscalizações.

Por conta dessa municipalização, o atual posto da  PRF vai mudar de lugar. Um novo já foi construído no km 244, cerca de 6 quilômetros mais ao Norte em relação à atual localização, que está no km 250. No sentido Norte, a numeração dos quilômetros vai reduzindo até chegar ao zero.

Balança em outro local 

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas obras do Contorno do Mestre Álvaro, afirmou que a balança não estava prevista no projeto da nova rodovia e orientou a reportagem a procurar a Eco101, concessionária que administra a via, pois seria dela a responsabilidade pela construção do equipamento. A empresa informou que não se posicionaria e recomendou a reportagem a procurar a ANTT. 

A agência, então, confirmou que o equipamento será desativado, pois ficará no trecho a ser municipalizado. Destacou ainda que a Eco101 fez um estudo locacional e propôs a implantação de nova balança no km 224. "A proposta está atualmente em análise pela agência", destacou. 

Vale ressaltar que a Eco101 decidiu devolver o contrato de concessão da BR 101 no Espírito Santo, fato que pode atrasar ainda mais a implementação da nova balança. Caso o projeto seja aprovado, a balança ficará em Fundão, a 20 quilômetros do novo posto da PRF. Os órgãos não explicaram a razão do equipamento não ficar perto do novo prédio da corporação.

Qual a função de uma balança?

Como a própria ANTT destaca, o principal objetivo da balança é a segurança do próprio caminhoneiro, além de reduzir o consumo de combustível, a deterioração do veículo, o desgaste precoce de peças e o dano ao pavimento.

A agência ressalta ainda que o excesso de peso provoca a criação das conhecidas “trilhas de rodas”, que prejudicam a segurança e controle de veículos leves, como carros de passeio e especialmente as motos.

Os veículos obrigados a adentrar às áreas destinadas à pesagem veicular são os pesados, como ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, reboque ou semirreboque e suas combinações. Portanto, apenas esses veículos estão sujeitos à infração pelo sistema não metrológico de fiscalização.

Obras na rodovia do Contorno do Mestre Álvaro na Serra(Vitor Jubini)
Errata Atualização
12 de dezembro de 2023 às 12:03

Após a publicação da reportagem, a ANTT se manifestou. A nota foi inserida no texto. 

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