> >
10 dicas de passeios 'bate e volta' para curtir a Semana Santa no ES

10 dicas de passeios 'bate e volta' para curtir a Semana Santa no ES

Separamos opções de passeios que podem ser feitos para ir e voltar no mesmo dia partindo de Vitória; confira

Publicado em 5 de abril de 2023 às 16:54

Ícone - Tempo de Leitura 6min de leitura
Partindo de Vitória, 10 sugestões de lugares para conhecer e voltar no mesmo dia
Praia, montanha, igrejas: partindo de Vitória, ES tem muitas opções que dá para conhecer no mesmo dia . (Montagem A Gazeta)
Felipe Sena
Estagiário / [email protected]

Tem muita gente em contagem regressiva para a folga da Semana Santa, de sexta (7) a domingo (9) — alguns até mesmo a partir de quinta-feira (6). Para quem terá "apenas" três dias de descanso, viajar para longe pode não ser uma opção. Se esse é o seu caso, a reportagem de A Gazeta preparou uma lista com dez sugestões de destinos aqui no Espírito Santo para ir e voltar no mesmo dia, o famosos bate e volta. 

Os roteiros consideram como ponto de partida a cidade de Vitória e trajetos que possam ser feitos no mesmo dia, dentro de um período curto de tempo. Também vale ressaltar que o bate e volta é somente uma sugestão. Nada impede, porém, que quem tem mais tempo passe uma noite ou duas em alguns desses destinos. Então: garrafinha de água, protetor solar, cinto de segurança e pé na estrada!

1 - Convento da Penha. Afinal, é um feriado religioso

Convento da Penha, em Vila Velha, reúne religiosos durante as missas
Convento da Penha, em Vila Velha, realizará celebrações especiais da Semana Santa. (Fernando Madeira)

Se é um feriado religioso, por que não aproveitar para conhecer — ou revisitar — um dos principais cartões-postais do Espírito Santo? O acesso ao Convento da Penha fica na Prainha, em Vila Velha. Para quem mora na Grande Vitória, é um pulinho.

Durante a semana, há missas diárias. No Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira (6), serão realizadas celebrações especiais: Missa da Ceia do Senhor, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Procissão do Fogaréu e Vigília Pascal.

As celebrações serão encerradas no Domingo de Páscoa, com missas em diversos horários. Também nesse dia, terá início o oitavário da Festa da Penha, o maior evento religioso do Estado. A programação detalhada está disponível no site do convento.

2 - Na dúvida, Guarapari

Uma inveja que moradores da Grande Vitória podem fazer nos nossos vizinhos de Minas Gerais é fazer um bate e volta até Guarapari. A uma distância média de 60 km da Capital, o que não falta são opções do que fazer na cidade: mergulhar e ver de perto um navio naufragado; as cachoeiras de Buenos Aires; passeio de escuna com a possibilidade de trombar com um golfinho ou tartaruga; uma praia mais tranquila, como a Praia dos Padres; uma praia mais agitada, Bacutia, por exemplo; e muitas, muitas opções de restaurantes.

Abaixo, você pode conferir algumas sugestões de onde ir para ter uma ótima experiência gastronômica.

3 - Nosso pequeno Cachoeiro

Cachoeira Alta em Cachoeiro de Itapemirim
Cachoeira Alta em Cachoeiro de Itapemirim. (Fernando Madeira)

Aproveitando a referência musical, fica a sugestão de conhecer a Casa de Cultura Roberto Carlos. Segundo informações da prefeitura, na Sexta-feira Santa, o espaço não estará aberto à visitação. Porém, no sábado e domingo, das 9h às 15h, é possível visitar o acervo que conta com quadros, discos fotos, instrumentos musicais, entre outras peças.

Além disso, o relevo da cidade convida quem gosta de se conectar com a natureza. Cachoeira Alta, Pedra da Ema e Pico do Itabira são algumas sugestões para o feriado.

4 - Da estrada à Rua do Lazer

A Rua do Lazer em Santa Teresa. (Arquivo pessoal)

Chegar em Santa Teresa dá a sensação de que apenas duas horinhas de viagem separam Vitória da Europa. Com um clima mais propício à culinária Italiana — famosa por lá — e bons vinhos, um dos pontos mais famosos do município é a Rua do Lazer, que ressalta o estilo colonial da arquitetura da cidade.

Com um pouco mais de aventura, uma trilha de 1,5 km leva até a Cachoeira da Fumaça, localizada na vizinha Santa Leopoldinha , mas que também pode ser acessada pelo município.

5 - Pedra Azul, o lugar mais romântico do Brasil

Parque Estadual Pedra Azul em Domingos Martins
Parque Estadual Pedra Azul em Domingos Martins. (Vitor Jubini)

É assim que o personal tuor Alexander Caetano Ferreira anuncia a excursão para Pedra Azul: most romantic place in Brazil. Em inglês, já que, segundo ele, atende até pessoas de fora do Brasil. A tradução livre é: o lugar mais romântico do Brasil. "Uma vez eu vi uma reportagem que elegeu Pedra Azul o lugar mais romântico. Ganhou de Gramado (cidade do Rio Grande do Sul)", disse ele.

A reportagem de A Gazeta tentou encontrar esse ranking onde a cidade capixaba levou a melhor sobre a gaúcha, mas não  teve sucesso. No entanto, o distrito de Domingos Martins acabou de entrar para o Top 10 de destinos acolhedores do Booking.com, ficando em 7º lugar da 11ª edição do Traveller Review Awards 2023, promovido pelo portal.

E não é para menos. O local na Região Serrana tem pousadas aconchegantes e luxuosas, cafés, restaurantes e, claro, a imponente  Pedra do Lagarto, que encanta quem visita o local. 

6 - Igreja dos Reis Magos, Serra

Imagens do amanhecer em Nova Almeida, na Serra. Igreja dos Reis Magos
Imagens do amanhecer em Nova Almeida, na Serra. Igreja dos Reis Magos. (Ricardo Medeiros)

Inaugurado no século 17, mais precisamente no dia 6 de janeiro de 1615, a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra, já foi casa dos padres jesuítas, cemitério e até cadeia. Desde 1943, é patrimônio cultural brasileiro registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É uma das construções mais antigas do país e fica aberta todos os dias das 9h às 17h.

Depois do passeio histórico, é possível conhecer as praias do bairro, que também valem a visita por si só. 

7 - Buda e Mosteiro Zen

Construção do Buda na entrada do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu
Buda erguido na entrada do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu. (Ricardo Medeiros)

Não adianta só falar que mora no Espírito Santo. Tem que ir em Ibiraçu e tirar uma selfie com o Buda gigante. É praticamente protocolar por essas bandas. Então, se você ainda não tem a sua, aproveite o feriado para ir até lá. A estátua O Grande Buda de Ibiraçu fica em... Ibiraçu, às margens da BR 101, no Mosteiro Zen Morro da Vargem

O mosteiro abre as portas para a visitação aos domingos, a partir das 8h, se não estiver chovendo. Mas, faça chuva ou faça sol, é possível visitar a área da praça de Torii, onde fica a estátua. Uma curiosidade: ela é maior que o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 

8 - Tranquilidade em Aracruz

A Praia dos Padres, em Aracruz
A Praia dos Padres, em Aracruz. (Ricardo Medeiros)

A cerca de 60 km de distância de Vitória, Aracruz é um ótimo destino para quem busca um passeio tranquilo e quer contemplar belas paisagens. Mantendo um pouco da temática religiosa, uma sugestão é a Praia dos Padres, que águas cristalinas e areia clara. É possível alugar cadeiras e guarda-sóis para aproveitar o dia na praia.

Quando a fome apertar, o restaurante Sabor do Campo fica perto da Praia dos Padres. O restaurante oferece pratos típicos da região, como a moqueca capixaba, além de saladas e opções da culinária italiana. Depois do almoço, é possível dar uma volta pela cidade de Aracruz, conhecer o centro histórico e a Igreja Matriz de São João Batista.

9 - O simples e o requintado em Manguinhos

Praia de Manguinhos, Serra
Praia de Manguinhos, Serra. (Ricardo Medeiros)

Com um ar de simplicidade, mas com opções de culinária sofisticada, a Vila de de Manguinhos, na Serra, é figurinha carimbada em listas de pontos turísticos do Espírito Santo e, por isso, não pode ficar de fora desta lista.

Como fica a menos de uma hora de carro da Capital, dá para ir lá curtir um bom almoço em restaurantes como o Pierrot, Enseada, Estação Primeira de Manguinhos, Espaço Maria Mariana e ainda pensar em um outro passeio no mesmo dia. 

10 - Vitória e Vila Velha

Fim de domingo na Ilha das Caieiras.
Fim de domingo na Ilha das Caieiras. . (Fernando Madeira)

Vamos recapitular: a intenção é partir de Vitória e voltar para casa no mesmo dia. Então vale, sim, colocar a Capital nesta lista. E, a uma ponte de distância, dá para incluir Vila Velha nesse passeio. Não vão faltar lugares que merecem ser conhecidos.

Segundo o personal tour Alexander, entre os passeios preferidos estão visitas aos principais pontos turísticos das duas cidades, como o Convento da Penha, Farol de Santa Luzia, Paneleiras de Goiabeiras, Parque da Fonte Grade, fábrica da Chocolates Garoto, Praia de Camburi e Praia da Costa, por exemplo. Tudo isso incluindo uma pausa para almoço na Ilha das Caieiras. De acordo com Alexander, um passeio assim, para quatro pessoas, custa em torno de R$ 400.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais