
Inaugurado na semana passada, o Viaduto Rosa de Angeli Bazelate — ou Viaduto Dona Rosa —, com seus 700 metros de extensão e oito metros de altura no eixo central, tem tudo para melhorar a dinâmica do trânsito na Avenida Mário Gurgel — o trecho de seis quilômetros municipalizado da BR 262, da Estação Pedro Nolasco à Ceasa —, em Cariacica.
Com ele, o trânsito vai ficar mais organizado: os motoristas que passam pela avenida em direção a Viana, Vitória ou Vila Velha vão trafegar por cima do viaduto, enquanto que aqueles que precisam ir para a Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, vão usar a parte de baixo. Organização que reduz o tempo de deslocamento, melhorando a mobilidade urbana.
São essas intervenções urbanas que, diante do crescimento das cidades, podem ajudar a melhorar o fluxo de veículos. Obras recentes na Grande Vitória, como o Viaduto de Carapina, na Serra, seguem essa lógica: organizar o trânsito para garantir mais conforto viário a quem passa. O Mergulhão da Praia de Camburi, cujas obras começaram a ser tocadas, também é um exemplo.
E são projetos que impulsionam o desenvolvimento econômico, ao facilitar a logística. Principalmente no caso do Viaduto Dona Rosa, por onde transitam veículos que transportam cargas da Grande Vitória rumo à BR 262.
Por falar em BR 262, o fim deste mês de março deve trazer boas notícias relacionadas à esperada modernização da rodovia, quando o novo traçado de duplicação no Espírito Santo vai ser apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aos municípios capixabas. Há expectativa de construção de túnel e viadutos, o que pode proporcionar uma via ainda mais segura e moderna, com impactos na competitividade econômica capixaba. Obras de infraestrutura desse porte reduzem o Custo Brasil.
Viadutos, pontes, túneis e passarelas são conhecidos na engenharia como obras de arte. É muito importante que haja recursos para utilizá-las, pelo dinamismo que proporcionam ao tráfego. Quanto mais forem usadas como recurso de infraestrutura, em vias que demandem essas intervenções, mais segurança será proporcionada.
LEIA MAIS EDITORIAIS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.