Publicado em 16 de setembro de 2021 às 11:34
A Citroën revelou, nesta quinta-feira (19), a nova versão do C3, hatch da fabricante francesa, que ainda resistia com um design ainda antigo da marca. O modelo, previsto para chegar ao mercado brasileiro em 2022, chega com um design mais robusto, lembrando os demais modelos da montadora comercializados no país e apelando para a estética dos utilitários esportivos, inaugurando a sua chegada na categoria dos B-hatch, que no ano passado contabilizou 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina. >
Com uma altura maior do solo do que a versão anterior, o Citroën C3 traz também um design mais colorido, com combinações de cores mais vivas, focando num público mais jovem. Para o COO da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, o novo modelo terá um posicionamento diferente dentro da Stellantis (grupo automotivo que detém a marca Citroën, além de outras como Fiat Chrysler, Peugeot e Jeep), já que ele possui um posicionamento único.>
“É um carro diferente, com um DNA forte de carro compacto, mas com código de SUV. Ele vai se posicionar como um carro único entre os consumidores Stellantis Citroën. A produção e as vendas já começam em 2022 no Brasil e teremos o lançamento também no ano que vem. Vamos levar para o mercado um carro conectado às demandas, representando um novo capítulo para a marca”, avalia.>
O diretor de design global da Citroën, Pierre Lecrlerq, chama a atenção para o espaço interno, apesar do design compacto do modelo, que traz uma nova assinatura para o C3. “Apesar da carroceria curta, o modelo tem um espaço interno grande, trazendo uma nova assinatura. É um carro de cidade com código de SUV, com maior distância do solo e permite que o motorista fique em uma altura maior também na direção. Foi um modelo que atendeu à demanda da América do Sul”, diz.>
>
Para o presidente da Citroën, Vincent Cobée, o novo modelo marca mais um passo na estratégia de crescimento da marca globalmente, que planeja vender cerca de 1 milhão de veículos por ano, sendo que 40% dessas vendas serão fora da Europa. >
“A marca existe na América do Sul há 15 anos e tem grande presença no mercado. Queremos fazer crescer a marca e aumentar a quantidade de clientes e a nossa presença no mundo. O Novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração internacional e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento. É um hatch que visa um dos principais segmentos da América do Sul. Moderno, conectado e pensado para os consumidores locais, ele é perfeito para promover o crescimento da Citroën”, afirma.>
A cara nova do Citroën C3 mostra que este é um carro totalmente novo em comparação aos modelos anteriores, assemelhando-se ao C4 Cactus, mas em uma versão mais compacta. Com o capô elevado e a estrutura da face dianteira, reforçando a impressão de largura, o modelo traz modelagens amplas e superfícies esculpidas, além da forma do capô moldada junto ao logotipo da marca e o desenho da grade dianteira. >
Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo. Com características de um SUV, o novo design traz uma posição de dirigir mais alta e capô elevado que transmite robustez, com laterais musculosas e painéis de proteção esculpidos na carroceria, além dos para-lamas mais robustos, típicos de utilitários fora de estrada.>
O novo C3 vem com uma paleta de cores variadas, assim como os acessórios, apostando na carroceria de duas cores, com uma linha de separação nítida com o teto. Ao todo, serão 13 opções de customização, incluindo modelos de cor única e os modelos com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra).>
Por dentro, os ocupantes terão vários porta-objetos e conectividade. Compatível com o Apple CarplayTM e o Android AutoTM, a navegação pode ser feita diretamente na tela ou por comandos de voz. A tela touch screen de 10’’ é a maior do segmento, destaca-se no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor.>
O Citroën C3 será lançado no primeiro trimestre de 2022 e representa, para a marca, parte de um grande movimento desenvolvido pela Citroën para reforçar sua presença, volume e participação na América do Sul. O modelo, segundo a montadora, foi pensado, desenvolvido e produzido na América do Sul, para a América do Sul. >
Ele é o primeiro modelo do projeto “C-Cubed” - apresentado em 2019 – que prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024. Baseados nos critérios de criar oferta competitiva, estilo forte e experiência voltada para o bem-estar a bordo e concebida para adaptar-se às especificidades dos países a que se destina.>
“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa.>
Com informações da Stellantis.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta