> >
Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse

Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse

Apresentação do modelo que chega às ruas no último trimestre aconteceu durante prova do BBB. O vencedor da casa mais vigiada do país vai ganhar o SUV

Publicado em 14 de março de 2022 às 18:24

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse
O Pulse Abarth está planejado para ser lançado ainda este ano, no último trimestre. (Fiat/Divulgação)

A Fiat apresentou neste domingo (13) a versão “envenenada” do Pulse, que traz de volta ao país a marca esportiva Abarth. O anúncio aconteceu durante uma prova do Big Brother Brasil (BBB), na noite de domingo, sendo que o vencedor do programa irá levar para casa a versão mais apimentada do SUV. O Pulse Abarth está planejado para ser lançado no último trimestre deste ano e já há o planejamento de outro modelo da marca.

Integrante do conglomerado Stellantis, do qual a Fiat faz parte, a Abarth existe há 73 anos e ficou conhecida no mercado por conta da fabricação de modelos de alta performance. Segundo a Fiat, a história da marca está relacionada às competições esportivas e essa característica poderá ser conferida no Brasil, já que este ano vai abrigar a Fórmula 4, equipada com motores Abarth.

“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto. A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat”, conta o vice-presidente sênior da Fiat para América do Sul (Brand e Comercial), Herlander Zola.

Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse
Versão foi apresentada durante prova do BBB que aconteceu no domingo (13). (Globo/Reprodução)

A expectativa para a motorização do Pulse Abarth é de que o modelo tenha o mesmo propulsor usado na Fiat Toro e nos modelos da Jeep fabricados no Brasil: 1.3 GSE turboflex de quatro cilindros e até 185 cv de potência. Além de uma configuração de freios, suspensão e outros detalhes calibrados para uma versão mais esportiva e, claro, os diferenciais estéticos já apresentados no modelo que apareceu durante o BBB.

Além disso, há a expectativa para o lançamento de mais um modelo com a assinatura Abarth, o Progetto 376, anunciado durante apresentação dos desempenhos globais do primeiro ano de existência do Grupo Stellantis. O modelo será mais um SUV, só que maior do que o Pulse, que deve ser lançado pela montadora italiana ainda este ano, mas a versão Abarth deve ficar para 2023.

Além do lançamento do Pulse Abarth, será realizada uma série de ações, como uma plataforma digital sobre a marca do escorpião, onde os interessados poderão se cadastrar para receber informações exclusivas sobre o Pulse Abarth e a marca. Outra medida diz respeito à rede de concessionárias Fiat, que terá lojas especializadas na venda de Abarth, com identidade visual exclusiva e vendedores treinados para um atendimento dedicado.

Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse
Abarth existe há 73 anos e está ligada à competições esportivas e de fabricação de modelos de alta performance. (Fiat/Divulgação)

“É um privilégio participar deste momento da marca Abarth, que certamente vai proporcionar experiências extraordinárias para os nossos clientes e para todos os apaixonados por velocidade e esportividade”, avalia Zola.

DE VOLTA AO BRASIL

A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. Em 2002 foi o Stilo. A versão mais potente do hatch era equipada com um motor cinco cilindros, 2,4 litros, 167 cv de potência e 22,8 kgfm de torque. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos.

Abarth retorna ao Brasil com versão “envenenada” do Fiat Pulse
Além de motorização mais potente, Pulse Abarth terá diferenciais estéticos. (Fiat/Divulgação)

Já em 2014 foi a vez do 500 Abarth que fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O modelo contava com duplo escapamento cromado, faróis exclusivos e rodas de liga leve de 16 polegadas, faixas laterais nas cores vermelho, branco e preto e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.

Com informações da Fiat.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais