Publicado em 9 de março de 2022 às 17:44
Com um design totalmente baseado na primeira geração da Kombi original, a T1, a Volkswagen apresentou, nesta quarta-feira (9), a nova geração do icônico modelo, que agora será eletrificada. O lançamento oficial será em setembro, na Europa, e a pré-venda por lá começa em maio. No Brasil, ainda não há previsão. >
As unidades europeias do ID. BUzz serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. >
A nova Kombi faz parte da linha de elétricos da Volkswagen, batizada de ID. A montadora busca a liderança no segmento, disputando com outras gigantes da área, como a Tesla, que é hoje a maior montadora de veículos eletrificados no mundo. Serão duas versões: ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, baseados na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.>
“O ID. Buzz é um ícone genuíno da era elétrica. Um carro que só a Volkswagen pode construir. Na década de 1950, a Kombi representava uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção. O ID. Buzz carrega esse estilo de vida e o transfere para o nosso tempo: livre de emissões, sustentável, totalmente conectado e agora pronto para o próximo grande capítulo, a direção autônoma”, avalia o presidente e CEO da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter.>
>
O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo trazem sistema de alerta local que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real. Outros itens de segurança são o Front Assist e Lane Assist e o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada. >
Outra novidade é a função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente. O veículo vai permitir atualizações de software Over-the-Air (sem fio) e a compatibilidade com conceitos de mobilidade novos. O painel de instrumentos tem um display de 5,3 polegadas, posicionado ao centro, e a central multimídia é touchscreen com uma configuração de tamanho que varia de 10 a 12 polegadas.>
Ao todo, o ID. BUzz tem comprimento de 4,71 m e a distância entre-eixos de 2,98 m. Com isso, motorista e passageiros poderão aproveitar o espaço interno do veículo, que será concebido concebido como um espaço aberto. A configuração padrão será com a porta deslizante. >
Ao todo, haverá espaço para cinco pessoas mais bagagens, com com até 1.121 litros de capacidade. Se a segunda fileira de bancos for rebatida, a capacidade de carga sobe para até 2.205 litros. O modelo terá ainda configurações com seis e sete lugares e distância entre-eixos maior, mas estes virão em médio prazo, segundo a montadora. >
“O ID. Buzz tem uma grande dose de charme e traz afinidade com as pessoas de volta à estrada. Na Kombi T1 (primeira geração), você fica sentado praticamente em cima do eixo dianteiro - não há um balanço dianteiro. O ID. Buzz tem balanços incrivelmente curtos, garantindo tudo o que é importante para a segurança e tecnologia”, avalia o head de Design da Volkswagen, Jozef Kaba.>
Com informações da Volkswagen.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta