> >
Bombeiros procuram morador levado pela enxurrada em Castelo

Bombeiros procuram morador levado pela enxurrada em Castelo

Testemunhas teriam visto a pessoa sendo levada pela chuva. O Corpo de Bombeiros segue fazendo as buscas com a ajuda de cães

Publicado em 25 de janeiro de 2020 às 22:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva causa alagamentos em Castelo, no Sul do Estado. (Internauta)

As equipes do Corpo de Bombeiros procuram por uma pessoa que teria sido levada pela força das águas em Castelo. Ainda sem dizer se seria homem, ou mulher, o tenente-coronel Carlos Wagner, comandante do Corpo de Bombeiros, disse que testemunhas teriam visto a pessoa sendo levada pela chuva.

Aspas de citação

Nós estamos procurando essa vítima. Nossos cães estão na área, mas ainda é muito difícil a localização. É muita água, é uma situação muito difícil no Sul do Estado

Tenente-Coronel Carlos Wagner
comandante do Corpo de Bombeiros
Aspas de citação

“Muitos municípios seguem alagados. Ainda há possibilidade encontrarmos mais pessoas em óbito e isso nos entristece bastante, mas, ao mesmo tempo, nos dá forças para continuarmos com as nossas equipes em todos os municípios afetados na prevenção e na preservação da vida”, disse Carlos Wagner.

Caso a vítima seja encontrada, o número de mortos subirá para 10. Durante o sábado (25), duas mortes foram confirmadas: uma criança de 10 anos, em Conceição do Castelo, que estava em uma casa que foi atingida por um deslizamento; e uma outra criança, sem idade confirmada, que estava na casa que desabou em Iúna.

“Nesse segundo caso, um casal de idosos conseguiu sair do local sem ferimentos e um homem fraturou o braço”, informou Carlos Wagner.

O número de desabrigados e desalojados chega perto de 5 mil. O município com o maior registro de pessoas fora de casa é Iconha, onde 1.977 moradores tiveram que abandonar suas residências. Lá, são 1.919 desalojados e 58 desabrigados. 

De acordo com o tenente-coronel Carlos Wagner, o mais indicado para o momento é que as pessoas só saiam de casa se o local estiver com risco de alagamento ou deslizamento. “A orientação é só permanecer em casa se a residência não estiver caindo, ou não tiver sinal de que possa cair - rachaduras, trincas, rachaduras no terreno, árvores ameaçando cair, pedras com possibilidade de rolar… fora isso, é melhor permanecer em casa”, afirmou o Carlos Wagner.

“Quando você sai de casa, você se depara com um grande alagamento, muitas vezes você não sabe mais o que é rio, o que é terra fixa, porque a cheia tomou por completo várias localidades. Por isso é importante esperar as equipes do corpo de bombeiros para que haja então o resgate de forma correta”, concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Chuva causa alagamentos em Castelo, no Sul do Estado. (Internauta)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais