> >
Vice de Vidigal destaca empreendedorismo e renovação ao lado do político veterano

Vice de Vidigal destaca empreendedorismo e renovação ao lado do político veterano

Thiago Carreiro (Cidadania), vice do prefeito eleito na Serra, Sergio Vidigal (PDT), já teve passagens por movimentos que pregam renovação na política e quer empreendedorismo para a gestão

Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 17:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Thiago Carreiro, vice prefeito da Serra na gestão do prefeito Sergio Vidigal, 2021 a 2024, ambos do PDT
Vice-prefeito eleito da Serra, Thiago Carreiro é filiado ao Cidadania. (Fernando Madeira)

Após passar por cursos com o Renova BR, tendo como uma de suas principais bandeiras o empreendedorismo, Thiago Carreiro (Cidadania), de 32 anos, é o vice na chapa eleita de Sergio Vidigal (PDT), que vai voltar a comandar a Prefeitura da Serra em 2021. Além de empresário, Carreiro já teve passagens pelo Conselho de Segurança de Jacaraípe, tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018 e era pré-candidato a vereador quando aceitou o convite de Vidigal para ser vice.

Em 2018, Carreiro teve 3.395 votos e não conseguiu uma cadeira como deputado estadual. Candidatou-se no mesmo ano ao processo seletivo para o Renova BR e foi aceito. Estudou políticas públicas e, na onda das correntes de inovação e do empreendedorismo, fez parte do Livres e do Líderes do Amanhã. Mesmo participando de movimentos que buscam, em tese, renovar a política, Thiago aceitou o convite do já veterano Vidigal para participar da gestão na Serra e quer levar esses conceitos para a administração.

  • Aspas de citação

    Do nosso lado, a gente coloca a cidade acima de qualquer questão pessoal. Eu não sei o que a gente pode esperar do lado de lá. Espero que eles também coloquem a cidade em primeiro lugar, para uma transição responsável.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A parte de cá, já na segunda-feira (30), começou o planejamento de transição, escolher uma equipe independente dos secretários, para fazer uma passagem bem profissional e não política. Do lado de lá, ainda não houve uma sinalização.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Estamos falando da maior cidade do Espírito Santo, em população, e que tem muitos desafios. O que a gente espera é responsabilidade. Se não for uma transição responsável, com certeza vai dificultar a prestação de serviços à população. Mas a gente espera que seja uma transição responsável da outra parte.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu estou muito feliz, porque primeiro a minha geração chegou agora ao Executivo. Tenho 32 anos e estou aqui com vontade de contribuir com a cidade com as minhas ideias e formação. Sou formado em administração e em tecnologia da informação. Fui aluno do Renova BR, inclusive participarei no início de dezembro agora de alguns cursos de transição política deles.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Quando recebi o convite, fui conversar com família, amigos e apoiadores porque eu já estava me preparando para a candidatura de vereador. Quando veio o convite foi um susto bom. Mas eu pensei na cidade e na possibilidade de contribuir com a Serra. A minha formação é mais para o Executivo do que para o Legislativo. Então, essa vontade de fazer me motivou muito.  Quando recebi o convite de Sergio, vi que poderia contribuir para a Serra. Eu fui convidado para ser vice de outro candidato também.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Acho que não vale a pena comentar.

    Aspas de citação
Aspas de citação

Estou aqui para aprender com Sergio Vidigal. A cidade o escolheu justamente pela capacidade, experiência e competência, então estou aqui para ajudar onde for preciso

 
 
Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Me candidatei a deputado estadual para saber como era uma eleição, porque já tinha vontade de ser um representante. Comecei a participar de movimentos para melhorar meu bairro e minha cidade. Fui eleito presidente da associação comercial e do conselho de segurança de Jacaraípe. Se a gente quer fazer alguma coisa, a gente tem que entrar na política. Tive 3.395 votos em 2018, aprendi o que era uma eleição e isso me motivou a disputar a eleição para vereador em 2020. Fiz essa caminhada me preparando. Passei no Renova BR e fui estudar política pública em São Paulo com os melhores secretários do Brasil. Vi várias práticas que fizeram a diferença em muitas cidades.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Nós temos duas frentes para poder avançar. Uma é combater os efeitos da violência, estruturando e valorizando a Guarda Municipal. Hoje eles trabalham muito, com índice semelhante ao de Vila Velha, uma referência no Estado. Mas não têm estrutura, o salário é baixo, não tem tecnologia, o cerco eletrônico não foi implementado e as câmeras de videomonitoramento são muito precárias, o sistema é de 2011, de quando Vidigal era prefeito. Agora, para combater a causa da violência, a gente tem que investir muito em educação. Nosso índice de pobreza e o número de assassinatos de jovens é alto. Eu saí da miséria e consegui uma vida digna graças a uma bolsa no Senai. A gente tem que investir em oportunidades e na educação de tempo integral. O crime, o caminho errado, tem que estar muito longe do radar das nossas crianças e jovens.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A questão da minha casa foi um choque. Minha esposa que viu quando o indivíduo pulou o muro e gritou para ela não se mexer. Eu estava no meu quarto no segundo andar e ela subiu correndo. Nos trancamos no banheiro e ficou aquele clima de pavor,  por estarmos em uma campanha com muitas acusações. Mas a polícia agiu muito rápido e prendeu o individuo. Não ficou nenhum dano físico, mas ficou o psicológico.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu acredito que tecnologia é eficiência. Investindo de forma correta você economiza recursos. Como uma pauta da escola feita a caneta e papel que ainda precisa ser digitada e depois lançada em um sistema. Você pode ter algum dispositivo que já faça a pauta naquele momento e já disponibilize. Tem muitas ferramentas a nível estadual e a federal que já funcionam, então é replicar essas iniciativas. O cenário de queda de receitas requer líderes criativos.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Vidigal já mostrou essa capacidade dele enquanto deputado federal com a bancada capixaba. Houve grandes investimentos na Serra no Contorno do Mestre Álvaro e no Hospital Materno Infantil. Foi uma articulação muito grande com o ministro Tarcísio de Freitas para os avanços da obra do contorno, para ser entregue em 2022. Essa capacidade de dialogar com o governo federal ele já provou. Agora, com o governo estadual, o Vidigal tem diálogo excelente com o Casagrande.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu acredito muito que, para a gente combater a pobreza, a gente tem que gerar riqueza. Então a gente precisa do empreendedor. Eu tenho o sonho de ver a Serra como o melhor ambiente de negócios do Espírito Santo e a cidade mais atrativa economicamente. A gente já tem fatores-chave, como a logística e o polo de inovação. Mas precisamos principalmente desburocratizar e unificar o atendimento ao empreendedor, para resolver tudo em um lugar só. Sem ele ter que ir a várias secretarias. De tudo que eu aprendi nesses movimentos é que as pessoas têm que ter liberdade e facilidade para empreender e não dificuldades, como hoje.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    A cidade escolheu o Vidigal pela capacidade e experiência dele. Tenho muito a aprender com ele. Onde tiver oportunidade de contribuir com minhas ideias e com meus valores vai haver liberdade econômica.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    O debate nacional se dissipa no nível local, quando chegamos perto de problemas reais da cidade, como esgoto, segurança, saúde e educação. Penso diferente e por isso fui escolhido. Já me perguntaram se eu mudaria de ideia e eu disse que não.

    Aspas de citação
Aspas de citação

O Sergio poderia ter escolhido um político tradicional, com fundo partidário que poderia ajudá-lo na campanha, mas ele me escolheu pelas minhas ideias e pelo meu trabalho

 
 
Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Eu tive que pensar de forma pragmática para ver como eu poderia contribuir com a minha cidade hoje.  A vida é um sopro. Se você tem a oportunidade de contribuir hoje você vai se negar por alguma vaidade?

    Aspas de citação
Errata Correção
7 de dezembro de 2020 às 08:45

Apesar de o DivulgaCand Contas, site oficial da Justiça Eleitoral alimentado com dados informados pelos partidos, exibir que Thiago Carreiro é filiado ao PDT, o vice-prefeito eleito da Serra informou, após a publicação desta entrevista, que integra os quadros do Cidadania e não do PDT.

*Vinicius Zagoto é aluno do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob supervisão da editora Samanta Nogueira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais