> >
Vidigal foi o mais votado em 49 bairros da Serra; no 1º turno foram 60

Vidigal foi o mais votado em 49 bairros da Serra; no 1º turno foram 60

O prefeito eleito se saiu melhor em Queimados, onde teve apoio de 77,03% dos eleitores. Já em Maringá, reduto do adversário Fabio Duarte, teve o pior desempenho

Publicado em 30 de novembro de 2020 às 00:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitos vencedores por bairro
Mapa indica os bairros onde Sergio Vidigal e Fabio Duarte tiveram melhor desempenho. (Arte Inglid Teixeira)

Prefeito eleito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) recebeu mais votos em 49 bairros do município. Apesar da abrangência, o resultado do segundo turno, cuja votação aconteceu neste domingo (29), foi inferior ao do primeiro turno das eleições. Naquele momento, Vidigal havia sido o mais votado em 60 dos  74 bairros da cidade. (Veja no mapa abaixo)

No total, Vidigal  teve apoio de 111.920 eleitores, o equivalente a 54,90% dos votos válidos, frente aos 45,1% (91.931) que o seu adversário, Fabio Duarte (Rede), obteve.

Os bairro em que Vidigal teve os melhores resultados foram: Queimados (77,03%), Planalto Serrano Bloco A (72,45%) e Bloco B (69,7%), Cascata (67,73%), Divinópolis (67,21%), Jardim Bela Vista (64,71%) e Vila Nova de Colares (63,49%).

Em quatro dos cinco maiores colégios eleitorais da cidade, quem venceu foi Vidigal. O deputado federal teve os melhores resultados em Feu Rosa, José de Anchieta, Barcelona e Serra-Sede.

Já em Jacaraípe, que é o mais populoso de todos, a vitória foi do candidato da Rede. Nesse bairro, o maior colégio eleitoral da Serra, onde 12.293 pessoas foram às urnas, Vidigal recebeu a confiança de 48% dos eleitores, com 7.222 votos. Com isso, perdeu para o seu opositor, que obteve 52% dos votos válidos (7.812). Foi lá que o pedetista escolheu instalar seu comitê central de campanha.

No primeiro turno, Fabio Duarte só venceu em dois bairros: Maringá e Mata da Serra. Ambos são redutos políticos  do redista. Porém, neste segundo turno, o vereador venceu em 25 bairros, sendo que seus melhores resultados percentuais foram em: Maringá (60,81%), Mata da Serra (60,38%), Porto Canoa (54,38%), Castelândia (53,54%) e Valparaíso (52,74%) .

Para a Justiça Eleitoral o que vale, é claro, são os votos e não o número de bairros em que o candidato vence. O mapa representa a preferência do eleitorado nos locais em que votam e não nos bairros em que moram. Como nem todos os bairros têm seções eleitorais, alguns dados foram aglutinados para adequação no mapa disponibilizado pela prefeitura. Veja os bairros que tiveram os votos unidos neste levantamento.

  • Os votos da seção de Boa Vista foram computados em Boa Vista I 
  • Os votos da seção de Carapina foram somados com o votos de Carapina Grande 
  • Os votos das seções de Cidade Continental Ásia e Cidade Continental Oceania foram somados e colocados no bairro Cidade Continental 
  • Os votos das seções de Planalto Serrano Bloco A e Planalto Serrano Bloco B foram somados e colocados em Planalto Serrano 
  • Os votos da seção de Carapebus aparecem como Praia de Carapebus 
  • Os votos da seção de Centro aparecem como Serra Centro 
  • Os votos das seções de Jacaraípe aparecem como Residencial Jacaraípe 
  • Os votos da seção de Putiri foram somados com os da seção de São Marcos II

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais