> >
Renato Casagrande toma a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Renato Casagrande toma a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Governador do Estado recebeu a Coronavac nesta terça-feira (25), em Vitória. Ele foi chamado pela prefeitura para se imunizar após chegarem novas doses

Publicado em 25 de maio de 2021 às 12:21

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Casagrande toma a 2ª dose da Coronavac
Casagrande toma a 2ª dose da Coronavac. (Assessoria de Imprensa)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tomou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (25), na Unidade de Saúde de Santo Antônio na Capital, onde mora. O chefe do Executivo havia tomado a primeira dose da Coronavac no dia 20 de abril.

O governador tem 60 anos. Segundo a assessoria de imprensa, Casagrande ficou cadastrado no sistema de saúde da prefeitura e, quando chegaram as doses, foi procurado pela administração municipal para marcar o horário.

Há exatamente um ano atrás, o governador foi diagnosticado a Covid-19. "Hoje completa um ano do dia em que fui diagnosticado com a Covid-19. E, exatamente hoje, recebi a segunda dose da vacina contra a doença. Tive a graça de ter a forma mais leve da doença, porém, mais de dez mil capixabas já perderam a vida pela Covid. Por isso, quero registrar a importância da vacina. Não deixe de se vacinar quando chegar a sua vez", assinalou em nota.

Na época, Casagrande, a primeira-dama Maria Virgínia e Anna Venturim, dona Anitta, mãe do socialista, foram contaminados. Dona Virgínia e Anitta chegaram a ser internadas, mas se recuperaram da doença. O chefe do Executivo teve sintomas leves e ficou em casa.

Assim como muitos capixabas, o governador teve dificuldade de conseguir a primeira dose. No início de abril, a primeira-dama tentou agendar a imunização pelo site da prefeitura, mas não conseguiu devido ao baixo número de doses oferecidas. Quando uma nova remessa de vacina chegou, no dia 16 daquele mês, o agendamento foi feito e ele se vacinou no dia 20.

Dessa vez, segundo a assessoria de imprensa do governo, Casagrande foi procurado pela Prefeitura de Vitória para tomar a segunda dose assim que a vacina chegou.

A reportagem procurou a Prefeitura de Vitória, que informou que a imunização com a segunda dose está sendo feita "por múltiplas estratégias". Segundo a Secretária de Saúde, inicialmente é seguida a fila de espera, devido ao recebimento de "pequenos quantitativos de doses".

Há, também, o agendamento on-line, quando anunciado, e a busca ativa, conforme o registro de pessoas que tomara a 1ª dose em cada unidade de saúde. Esse teria sido o caso do chefe do Executivo.

"Algumas unidades de saúde, tendo disponibilidade de doses, realizam as estratégias de forma complementar, que é o caso da UBS Santo Antônio. As equipes de saúde destas unidades iniciaram a busca ativa das pessoas que receberam a primeira dose da vacina na unidade, convocando para irem até o local receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal", afirmou a secretaria, por nota.

Errata Atualização
25 de maio de 2021 às 14:30

A reportagem foi alterada para adicionar informações encaminhadas pela Secretária Municipal de Saúde de Vitória. A secretaria informou que Casagrande foi convocado em uma estratégia de "busca ativa", desenvolvida nas unidades de saúde em que há disponibilidade de doses.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais