
Pesquisa Ibope em Vila Velha. Arnaldinho tem 71% e Max Filho, 29% dos votos válidos
Nesta reta final para o segundo turno das eleições municipais de 2020, o candidato Arnaldinho Borgo (Podemos) ampliou a vantagem em relação a Max Filho (PSDB) nas intenções de voto para a Prefeitura de Vila Velha. De acordo com a segunda pesquisa eleitoral Ibope realizada a pedido da Rede Gazeta para o segundo turno, Arnaldinho tem 71% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito aparece com 29%, considerando os votos válidos.
A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Nesta segunda rodada, a última antes do dia da votação, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, quando são excluídos os votos em branco, os votos nulos e os indecisos.
Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pela Justiça Eleitoral no domingo (29). Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.
INTENÇÃO DE VOTOS ESTIMULADA/ VOTOS VÁLIDOS
Em qual destes candidatos a prefeito de Vila Velha o(a) sr(a) votaria se a eleição fosse hoje? (Estimulada/ votos válidos)
Em relação à primeira pesquisa do segundo turno, divulgada no dia 21 de novembro, Arnaldinho cresceu seis pontos percentuais – portanto, acima da margem de erro – considerando os votos válidos.
A distância entre os candidatos, que era de 30 pontos na última pesquisa, agora passa para 42 pontos percentuais.
Arnaldinho é vereador de Vila Velha e está encerrando seu segundo mandato na Câmara. No Legislativo, tem sido um dos mais críticos à gestão do atual prefeito e agora adversário no segundo turno. O candidato iniciou a corrida eleitoral na terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, mas ultrapassou Max e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e foi o mais votado no 1º turno, com 36% dos votos. Max Filho obteve 22,91%.
Na campanha do segundo turno, Neucimar declarou apoio a Arnaldinho, mas acabou não participando efetivamente da campanha do candidato do Podemos.
Já Max Filho conta com o PSB do governador Renato Casagrande em sua coligação e a direção do partido também orientou a militância a pedir votos para o tucano. Não houve, contudo, um grande envolvimento do Palácio Anchieta e de Casagrande, pessoalmente, na campanha do prefeito.
Outro personagem importante nesta segunda fase da campanha foi o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (DEM), que não se reelegeu. Os dois candidatos buscaram se desvincular de possíveis alianças políticas com o parlamentar e esse assunto rendeu, inclusive, uma série de ataques durante o debate realizado por A Gazeta e CBN Vitória, na última quinta-feira (26).
INTENÇÃO DE VOTOS ESTIMULADA/ VOTOS TOTAIS
Ainda no cenário estimulado, mas considerando os votos totais, Arnaldinho aparece novamente na liderança. O vereador tem 64% e o prefeito, 26%. O percentual é diferente dos votos válidos porque, nesse caso, o cálculo para se chegar ao percentual inclui brancos, nulos e indecisos.
Em qual destes candidatos a prefeito de Vila Velha o(a) sr(a) votaria se a eleição fosse hoje? (Estimulada - votos totais)
- Arnaldinho Borgo (Podemos): 64%
- Max Filho (PSDB): 26%
- Branco/Nulo: 7%
- Não sabem ou preferem não opinar: 3%
ARNALDINHO SE DESTACA ENTRE QUEM REPROVA ADMNISTRAÇÃO DE MAX
Entre os entrevistados pelo Ibope, 83% dos que consideram a administração do prefeito Max Filho ruim ou péssima pretendem votar em Arnaldinho. Outros 6% que também têm essa opinião sobre a administração optam por Max mesmo assim. Já entre aqueles que avaliam a gestão como ótima ou boa, 71% declararam que votam em Max e 20% preferem Arnaldinho. Os dados consideram as respostas na pesquisa estimulada considerando os votos totais.
O Ibope também comparou os votos declarados no 1º turno pelos entrevistados com as intenções de voto para o 2º turno. Pelo levantamento, 70% daqueles que votaram em Neucimar Fraga, que foi o terceiro colocado, agora pretendem votar em Arnaldinho, enquanto 16% preferem para Max Filho.
O prefeito também perdeu intenções de voto de eleitores que votaram nele no 1º turno. Ao todo, 68% responderam que pretendem manter o voto em Max, mas 27% dos que votaram no prefeito declararam que vão votar em Arnaldinho.
Ao avaliar as intenções de voto conforme a renda familiar dos eleitores, Arnaldinho está na frente considerando todos os grupos. A maior diferença entre os dois candidatos está entre os mais ricos. O vereador do Podemos tem 72%, e o prefeito 20% entre aqueles que ganham acima de 5 salários mínimos. Entre eleitores que recebem de 2 a 5 salários, Arnaldinho tem 61% a 25% para Max, e entre os de menor renda, que recebem até 1 salário mínimo, o vereador tem 65%, e o prefeito, 26%.
INTENÇÃO DE VOTOS ESPONTÂNEA
Na intenção espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos entrevistados, o cenário pouco muda, mas os dois candidatos registram uma diferença de pontos percentuais menor. Arnaldinho tem 51% e Max, 19%.
Se o segundo turno das eleições para prefeito de Vila Velha fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria? (Espontânea)
- Arnaldinho Borgo (Podemos): 51%
- Max Filho (PSDB): 19%
- Outros: 2%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabem ou preferem não opinar: 17%
ESTIMATIVA DE VITÓRIA
A pesquisa Ibope também questionou os entrevistados quem eles acreditam que será o próximo prefeito, independentemente da preferência pessoal de voto: 71% dos entrevistados acreditam que Arnaldinho vai ganhar no dia 29, enquanto 21% disseram que Max irá se reeleger. Outros 8% não souberam ou não quiseram responder.
Independentemente da sua intenção de voto neste segundo turno, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Vila Velha?
- Arnaldinho Borgo (Podemos): 71%
- Max Filho (PSDB): 21%
- Não sabe/não respondeu: 8%
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível