ASSINE

Eleições 2020: a votação para prefeito no segundo turno no Espírito Santo

A cobertura em tempo real do domingo (29) de eleições nas cidades de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha

Publicado em 29/11/2020 às 06h20
Atualizado em 30/11/2020 às 00h34


00:30

Fim da cobertura

Chega ao fim a cobertura jornalística deste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais do Espírito Santo. Você pode acompanhar os desdobramentos e toda a cobertura em A Gazeta.


23:22

Vidigal perdeu mais 11 bairros da Serra no 2º turno

Prefeito eleito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) venceu em 49 bairros da cidade neste segundo turno. Isso significa que ele perdeu 11 desde o último dia 15, quando havia ganhado em 60 bairros. O adversário Fabio Duarte (Rede) venceu em 25 bairros neste domingo (29). 


23:09

Barroso rebate declarações de Bolsonaro

Em reação às declarações de Jair Bolsonaro (sem partido) que questionaram a segurança das urnas eletrônicas e defenderam o voto impresso, o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que "tem gente que acha que a Terra é plana, gente que acha que o homem não foi à Lua e que o Trump venceu as eleições nos Estado Unidos", ratificando que o sistema eleitoral utilizado no Brasil é seguro. 


23:01

Vídeo: entenda o que faz um prefeito

Neste domingo (29), os eleitores das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica elegeram o prefeito que comandará a respectiva cidade nos próximos quatro anos. Mas você sabe o que faz um prefeito? Uma das atribuições é decidir como aplicar o dinheiro obtido por meio dos impostos. Um vídeo feito por A Gazeta detalha todas as funções do chefe do Executivo municipal.


22:51

Euclério ganhou em 53 bairros de Cariacica

Prefeito eleito em Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) foi o mais votado em 53 bairros da cidade neste domingo (29). Já a adversária, Célia Tavares (PT), derrotada nas urnas, venceu em apenas seis: Novo Horizonte, Piranema, Jardim Campo Grande, Alto da Boa Vista, Flexal I e Nova Canaã. 


22:45

Pazolini venceu em 47 bairros de Vitória

Eleito em Vitória, o Delegado Pazolini (Republicanos) venceu o segundo turno em 47 bairros da Capital, enquanto o adversário João Coser (PT) ganhou em apenas quatro: Forte São João, Romão, Caratoíra e Consolação. De maneira geral, o próximo prefeito obteve vantagem ampla em bairros mais nobres e conquistou aqueles que optaram por Fabrício Gandini (Cidadania) no primeiro turno.


22:35

Arnaldinho só perdeu em um bairro de Vila Velha

Prefeito eleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) venceu em todos os bairros da cidade, com exceção de São Torquato, onde Max Filho (PSDB) recebeu 1.480 votos – exatos dez a mais. No primeiro turno, o atual prefeito tinha vencido em oito bairros


22:30

Entenda o caminho que faz cada voto

Você foi às urnas e votou neste domingo (29), mas qual o caminho que o seu voto faz depois que é apertado o botão "confirma" na urna eletrônica? Uma animação em vídeo feita por A Gazeta mostra todo trajeto que ele percorre para ser computado em um cartório eleitoral. Clique aqui para assistir e entenda melhor como funciona o processo de votação no Brasil.


22:20

O que acontece com votos brancos e nulos?

Diferentemente do que alguns boatos propagam, os votos em branco não favorecem nenhum candidato e os nulos não são capazes de anular uma eleição, caso somem uma quantidade expressiva. Ambos, simplesmente, não são contabilizados. Para especialistas ouvidos por A Gazeta, os dois representam a mesma coisa: a omissão da escolha, por parte do eleitor.


22:10

Mais de 74 mil votos brancos e nulos na Grande Vitória

No segundo turno, as cidades da Grande Vitória tiveram 32.194 votos brancos e 42.681 votos nulos. Ou seja, mais de 74,8 mil eleitores não votaram em nenhum dos dois candidatos que disputavam a prefeitura. Em termos percentuais, os votos brancos e nulos foram maiores em Cariacica. Depois dela, aparecem Vila Velha, Serra e Vitória, nessa ordem.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.