> >
Com 58,69% dos votos, Euclério Sampaio é eleito prefeito de Cariacica

Com 58,69% dos votos, Euclério Sampaio é eleito prefeito de Cariacica

Vencedor teve 95.356 votos no segundo turno, com uma vantagem de mais de 28 mil votos para Célia Tavares (PT)

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Eleições 2020 - Vencedores do 2º turno
Euclério Sampaio é o vencedor da eleição em Cariacica. (Ricardo Medeiros/Arte Geraldo Neto)

O deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) foi eleito o novo prefeito de Cariacica neste domingo (29). Somando 95.356 votos, 58,69% dos votos válidos, o demista venceu Célia Tavares (PT), que foi derrotada no segundo turno com 67.111 votos (41,31%). A apuração no município foi totalizada às 18h12, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cidade registrou uma alta abstenção neste segundo turno. Ao todo, 78.541 eleitores não compareceram às urnas em Cariacica, o que corresponde a 29,93% do eleitorado. Outros 9.789 votaram em branco e 11.617 anularam o voto.

Euclério vai administrar Cariacica nos próximos quatro anos, entre 2021 e 2024. A vice dele é Enfermeira Edna (Avante). O deputado acompanhou a apuração dos votos no andar superior de seu comitê, em Alto Lage.

Após a confirmação da vitória, ele desceu para comemorar com apoiadores e concedeu uma entrevista. Ele agradeceu a confiança, pediu união e afirmou que agora terá uma grande responsabilidade pela frente.

A comemoração foi marcada por muita aglomeração, com muitas pessoas sem máscara ou qualquer cuidado com o distanciamento social. O próprio candidato não estava usando a proteção e abraçou apoiadores.

Euclério Sampaio (DEM) comemorou eleição com apoiadores em Cariacica(Fernando Madeira)

O clima da festa foi marcado pela presença de uma das principais bases eleitorais do demista: a evangélica. A fala de Euclério e dos apoiadores que estavam no local foram marcadas por agradecimentos a Deus e frases como "Deus é fiel", "um grande livramento" e "o bem venceu o mal", essa última dita pelo deputado Marcelo Santos (Podemos) ao pegar o microfone.

QUEM É EUCLÉRIO SAMPAIO

Conhecido político capixaba, Euclério Sampaio está no quinto mandato consecutivo como deputado estadual e é da base aliada do governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia Legislativa. Essa foi a primeira vez que ele disputou a eleição para prefeito em Cariacica. Em 2004, ele disputou a prefeitura de Vila Velha.

O demista é presidente da Comissão de Finanças da Assembleia e está em suas mãos o orçamento do Estado para o próximo ano, que ainda não foi votado. Ele é advogado e atuou como policial civil, sendo aposentado pela corporação.

A CAMPANHA VITORIOSA

O demista teve como principal apoiador o deputado estadual Marcelo Santos, uma das lideranças políticas de influência no município. Marcelo atuou nas articulações para trazer para a coligação o Republicanos, partido do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso. No primeiro turno, além destas siglas, também coligaram o PMN, Avante e Cidadania, partido do atual prefeito do município, Juninho, que nega que a posição do partido reflita sua preferência pessoal.

Já no segundo turno, o demista conseguiu o apoio da maioria dos candidatos derrotados na primeira etapa e dos seus partidos. Declararam apoio a Euclério o PP, de Dr. Helcio; o PSC, de Adilson Avelina; o PROS, de Sandro Locutor; o PSL, de Joel da Costa; e o PSD, de Celso Andreon. O candidato derrotado Dr. Heraldo Lemos (PCdoB) também apoiou Euclério, embora seu partido tenha declarado apoio a Célia.

DC e o PL também declararam apoio ao deputado estadual, mas os candidatos derrotados Dr. Motta (DC) e Joel da Costa (PSL) não chegaram a declarar apoio a nenhum dos que foram para o segundo turno.

Além dos partidos conservadores e pelo menos nove convenções evangélicas, um dos apoios de peso conquistados pelo candidato foi o de secretários estaduais. Coronel Alexandre Ramalho, da Segurança Pública, e Davi Diniz, da Casa Civil, foram alguns dos que fizeram vídeos de apoio ao demista. A autorização teria saído direto do governador, que não declarou apoio expresso mas enviou sinais. O próprio Euclério disse, em debate, que tinha o apoio de Casagrande.

O RESULTADO EM CARIACICA

• Euclério Sampaio (DEM): 58,69%
• Célia Tavares (PT): 41,31% 
• Branco: 5,32%
• Nulos: 6,32%
• Abstenções: 29,93%

SEGUNDO TURNO

Fonte: TSE

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais