> >
Célia Tavares: 'Lutamos contra um poder econômico muito forte'

Célia Tavares: "Lutamos contra um poder econômico muito forte"

A petista, derrotada no segundo turno na disputa pela prefeitura de Cariacica, fez um pronunciamento em lágrimas ao lado de apoiadores após a confirmação da vitória de Euclério Sampaio (DEM)

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 20:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A candidata derrotada à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, discursa para apoiadores
A candidata derrotada à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, discursa para apoiadores. (Natalia Bourguignon)

Sob aplausos de apoiadores e em lágrimas, Célia Tavares (PT), que foi derrotada no segundo turno na disputa pela prefeitura de Cariacica, chegou ao comitê da campanha no bairro Campo Grande, às 18 horas. Em pronunciamento, ela afirmou ter lutado contra um forte poder econômico, mas disse não considerar ter sofrido um fracasso.

A petista teve 67.111 votos, 41,31% dos votos válidos, perdendo para o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), que teve uma vantagem de mais de 28 mil votos, ficando com 58,69%.

Cerca de cem pessoas acompanharam a apuração dos votos a partir de um projetor instalado no comitê. Quando a vitória de Euclério foi confirmada, alguns deixaram o local, mas a maioria ficou para ouvir o discurso da petista que vestia uma camiseta lilás com os dizeres "hoje é um lindo dia para eleger uma mulher".

"Sofremos terrorismo por parte do governo e lutamos contra um poder econômico muito forte. Tristeza temos, mas não temos fracasso. Quem saiu derrotado foi o povo", disse Célia durante o pronunciamento.

Célia afirmou que foi vítima de "fake news" durante toda a campanha, o que, segundo ela, foi a principal causa de sua derrota nas urnas. Para a petista, Euclério se mostrou despreparado para assumir o posto de prefeito e venceu por utilizar "meios subterrâneos da política".

Aspas de citação

A imprensa toda viu que ele (Euclério) era um candidato despreparado. As entrevistas e o debate mostraram que eu não fiz uma disputa contra uma pessoa que provou competência. Como alguém que provou ser despreparado ganha uma eleição? A gente sabe que existem subterfúgios na politica e esse mundo subterrâneo da política funcionou muito

Célia Tavares (PT)
Candidata derrotada em Cariacica
Aspas de citação

A petista afirmou que não tem confiança de que o eleito fará uma boa gestão na prefeitura, mas disse que pretende se organizar nos movimentos sociais para auxiliar a população a cobrar por políticas públicas.

Após o final do evento, quando o público se dispersava, um veículo que descia a avenida em frente ao comitê capotou e colidiu contra três carros de apoiadores de Célia que estavam estacionados. Apesar do susto, ninguém se feriu.

A candidata derrotada à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, discursa para apoiadores
Célia reuniu apoiadores no comitê de campanha, em Cariacica. (Natalia Bourguignon)

VEJA A ENTREVISTA COM CÉLIA TAVARES

  • Aspas de citação

    O resultado mostra que as fake news continuaram funcionando muito nessa eleição. Fui vítima. Foram incansáveis em aplicar fake para cima da gente. Mas não resumo nossa campanha em fracasso, mas em um movimento importante de organização dos trabalhadores, trabalhadoras e do povo. O que ganhou representa o poder econômico, as fakes, os ataques, e lamentavelmente o candidato que ganhou demonstrou ao longo do debate e entrevistas um despreparo muito grande. A eleição do meu adversário é resultado de poder econômico e fake news.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Não foi o símbolo do meu partido. Foram as agressões, as fake news e o poder econômico.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

     Nós tivemos apoio. Atribuo a derrota às fake news. Como sabemos que funcionou em 2018, funcionou também nessa eleição. Afirmo isso porque a imprensa toda viu que ele (Euclério) era um candidato despreparado. As entrevistas e o debate demonstraram que eu não fiz uma disputa contra uma pessoa que provou competência. Não, ele provou o contrário disso. Como alguém que provou ser despreparado ganha uma eleição? A gente sabe que existem subterfúgios na política e esse mundo subterrâneo da política funcionou muito.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Discutimos em torno disso: tivemos uma derrota eleitoral, mas foi uma vitória política no município. O Helder sai maior do que entrou nessa campanha, não tenho dúvida.

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    Estaremos nos organizando nos movimentos sociais porque é onde eu sempre pautei a minha vida. Estaremos organizando o nosso povo para que fique atento, para que cobre. Acho difícil que ele faça uma boa gestão, porque loteou a prefeitura toda. Mas sempre estarei torcendo para que o povo receba as políticas públicas de qualidade que merece. Mas acho difícil. Porque é a continuidade desse governo que é reprovado por mais de 85% da população.

    Aspas de citação

O RESULTADO EM CARIACICA

• Euclério Sampaio (DEM): 58,69%
• Célia Tavares (PT): 41,31%
• Branco: 5,32%
• Nulos: 6,32%
• Abstenções: 29,93%

SEGUNDO TURNO

Fonte: TSE

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais