> >
Giro político: 'A Serra não aceita candidato de fora', alfineta Vandinho

Giro político: "A Serra não aceita candidato de fora", alfineta Vandinho

Lorenzo Pazolini (sem partido), até então cotado para disputar a Prefeitura de Vitória, tem se aproximado do prefeito Audifax Barcelos e não descarta concorrer na Serra. Mas também não bateu o martelo sobre a  Capital

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 20:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Deputado estadual Vandinho Leite. (Tati Beling/Ales)

Faltando seis meses para as convenções partidárias, que batem o martelo sobre quem vai disputar as eleições deste ano, há pontos de indefinição na Serra, principalmente, sobre o nome que receberá o apoio do atual prefeito, Audifax Barcelos (Rede). O redista está no segundo mandato consecutivo e, logo, não pode concorrer ao cargo este ano.  

Quem tem se aproximado de Audifax é o deputado estadual Lorenzo Pazolini (sem partido), cotado até então disputar a Prefeitura de Vitória. O também deputado Vandinho Leite (PSDB) é pré-candidato ao Executivo da Serra e, questionado pela reportagem de A Gazeta, comentou brevemente as movimentações do colega de plenário: "Acho que a cidade (Serra) não aceita candidato de fora". 

Vandinho, que foi vice na chapa de Sérgio Vidigal (PDT) em 2016 na disputa pela Prefeitura da Serra, diz que, desta vez, não se alinha nem ao pedetista nem a Audifax e busca ser uma alternativa à polarização política no município.  Pazolini afirma que ainda não decidiu se vai mesmo entrar na corrida na Serra e tampouco se o fará em Vitória. Ele deve ter uma nova conversa com Audifax em breve.  O prefeito está em férias (não remuneradas, de acordo com o gabinete) até quarta-feira (29).

ÚLTIMO A SABER

O líder do governo na Assembleia, deputado Freitas (PSB), preferiu não dar declarações sobre o iminente retorno do correligionário Bruno Lamas à Casa. Com a volta de Bruno, Freitas fica sem mandato, já que só está na Assembleia porque é suplente do colega.  Bruno licenciou-se do Legislativo para assumir a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Como é pré-candidato à Prefeitura da Serra, tem que deixar o cargo, por determinação da legislação eleitoral, até abril.  

Mas ele voltaria já em março à Assembleia. A expectativa, agora, é que ele retorne somente em abril mesmo. Freitas, comenta-se nos corredores do Legislativo estadual, não soube da movimentação de antecipação diretamente nem por Bruno Lamas nem pelo governador Casagrande. 

CHUVA NO ES

O barulho político da chuva que provoca tragédias no Espírito Santo foi bem menos estridente na sessão extraordinária desta segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do que foi nas redes sociais. Os deputados estaduais reuniram-se em meio ao recesso para aprovar três projetos do governador Renato Casagrande (PSB) que preveem auxílio econômico às pessoas afetadas

Foram todos aprovados, à unanimidade. Críticas ao governo do Estado foram rebatidas pela base casagrandista e a desinformação que circulou nas redes é que virou alvo, mas discretamente.  "Muito triste que as pessoas se aproveitam da desgraça alheia para tentar aparecer e fazer mídia, mídia negativa", afirmou Luciano Machado (PV).  O governo do Estado chegou a acionar o Ministério Público Estadual pedindo apuração sobre "fake news" que atacavam a administração estadual

Capitão Assumção (PSL), que chegou a compartilhar vídeo de um suposto morador de Iconha que alegava não ter conseguido receber doações após as chuvas por não ter CPF – o que foi negado tanto pelo governo estadual quanto pela Prefeitura de Iconha – nesta segunda enalteceu as ações do governo federal no episódio das chuvas. 

Assumção disse que a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido) foi ágil e destacou que o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, até fixou um tuíte (uma postagem no Twitter) sobre o caso. 

O presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), preferiu não polemizar: "O momento é de nos darmos as mãos e ajudar os mais de nove mil desabrigados. Não quero tecer nenhum tipo de comentário nesse sentido (após ser questionado sobre o espólio político das chuvas). É momento de olharmos para quem perdeu tudo".

IMPREVISTO 

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) compareceu à sessão extraordinária após a fase das votações nesta segunda-feira (27). Chegou de cadeira de rodas e com a perna engessada. De acordo com a assessoria da petista, ela sofreu uma queda logo quando saía de casa para ir à sede do Legislativo estadual e precisou de atendimento médico. Mesmo com o contratempo,  a parlamentar participou das discussões na sessão sobre a tragédia que se seguiu às chuvas no Estado. 

Este vídeo pode te interessar

Deputada Iriny Lopes no plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27). (Tati Beling/Ales)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais