> >
Cenário de tragédia, Sul do Espírito Santo tem desfile de políticos

Cenário de tragédia, Sul do Espírito Santo tem desfile de políticos

O quanto a participação desses atores políticos é um ato de legítima solidariedade e o quanto é para "aparecer", é um julgamento que fica por conta dos eleitores

Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 21:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comunidade de Ilha de Santo Inácio, em Iconha, sofre com prejuízos das fortes chuvas. (Fernando Madeira)

Cidades do Sul do Espírito Santo, especialmente IconhaAlfredo Chaves e Vargem Alta, ainda sofrem com os danos provocados pelas chuvas do último dia 17. Sete pessoas morreram, imóveis foram destruídos, carros arrastados e a lama tomou conta das ruas. O desafio agora é ajudar as pessoas atingidas. Um mutirão foi convocado pelo governo do Estado e o Exército foi mobilizado pelo governo federal. Mas há também outros atores em ação. Atores políticos. 

Em publicações nas redes sociais, deputados federais e estaduais, por exemplo, aparecem às vezes com coletes cor de laranja, como os da Defesa Civil, em conversas com autoridades locais e relatando os problemas dos municípios. O quanto a participação dos políticos é um ato de legítima solidariedade e o quanto é para "aparecer", é um julgamento que fica por conta dos eleitores. 2020, aliás, é um ano de eleições municipais.

O contexto político da tragédia, no entanto, vai além de inocentes posts em páginas oficiais. A desinformação tem rolado solta em publicações de fonte desconhecida que se espalham, principalmente, via WhatsApp e com exploração política da situação. Há críticas, sem indícios ou provas, de que o governo do Estado teria recusado ajuda do governo federa e um vídeo em que um suposto morador de Iconha diz não ter conseguido receber doações por não ter CPF.

O próprio ministro do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro, Gustavo Canuto, no entanto, disse que a pasta trabalha em parceria com o governo do Espírito Santo. E tanto o Estado quanto a prefeitura de Iconha dizem não exigir documentos das vítimas das chuvas. Uma reprodução de tela falsa de uma página de A Gazeta também foi utilizada para espalhar boatos

Voltando aos posts dos políticos – a maioria não reproduziu nenhuma desinformação, diga-se de passagem –, há cenas curiosas e outras que retratam, por meio de vídeos, o cenário arrasador nas cidades atingidas pelas chuvas. 

A reportagem mirou páginas no Facebook. Veja abaixo algumas publicações que encontramos (não quer dizer que somente estes políticos estiveram nas cidades afetadas e sim apenas políticos que postaram e cujos posts foram localizados pela reportagem):

EVAIR DE MELO (PP)

Em quatro dias, o deputado federal Evair de Melo (PP) fez cerca de 60 posts sobre os estragos provocados pela chuva nas cidades do Sul capixaba. E foi para esses locais. Lá, registrou imagens, contou o que viu e os contatos que manteve com outras autoridades, deixou-se fotografar comendo marmita e usando enxada. Ele tem origem no interior do Estado e é ligado à área da agricultura. 

CORONEL ALEXANDRE QUINTINO (PSL)

O deputado estadual Coronel Alexandre Quintino (PSL), que tem base no Sul do Estado, esteve em Alfredo Chaves e ressaltou que União, Estado e município trabalham juntos no esforço para recuperar a cidade. 

DANILO BAHIENSE (PSL)

O deputado estadual Danilo Bahiense (PSL) esteve em Iconha e sugeriu à Polícia Civil a realização de um mutirão para emissão de carteiras de identidade.

IRINY LOPES (PT)

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) também esteve na cidade, levou doações e manteve contato com lideranças locais e com o governo do Estado. 

DOUTOR HÉRCULES (MDB)

O deputado estadual Hércules Silveira (MDB), que tem reduto eleitoral em Vila Velha, também esteve em Iconha e postou um vídeo:

EMILIO MAMERI (PSDB)

O deputado estadual Emilio Mameri (PSDB) esteve em Iconha e postou fotos ao lado do governador Renato Casagrande. 

Deputado estadual Emilio Mameri junto com o governador Renato Casagrande em Iconha . (Reprodução/Facebook)

THEODORICO FERRAÇO (DEM)

Tradicional político do Sul do Estado, o deputado estadual Thedorico Ferraço (DEM) esteve em Vargem Alta. 

HUDSON LEAL (REPUBLICANOS )

O também deputado estadual Hudson Leal (Republicanos), de Vila Velha, postou na nesta sexta que estava a caminho de Iconha. 

AMUNES

Presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos) esteve em Iconha e postou um vídeo: 

VEREADOR DE VITÓRIA 

E até um vereador de Vitória, Cleber Felix (PP), o presidente da Câmara da Capital, esteve em Alfredo Chaves e Vargem Alta: 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais