> >
Em São Mateus, Bolsonaro participa de cerimônia de entrega de casas populares

Em São Mateus, Bolsonaro participa de cerimônia de entrega de casas populares

Presidente da República está no Espírito Santo desde a manhã desta sexta-feira (11). Solenidade no Norte do Estado foi marcada por críticas a governos anteriores e música para enaltecer o presidente

Publicado em 11 de junho de 2021 às 13:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O Presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de entrega de casas no bairro Aroeira, em São Mateus
O presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de entrega de casas no bairro Aroeira, em São Mateus . (Fernando Madeira )

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou, na tarde desta sexta-feira (11), da cerimônia de entrega de 434 casas populares em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A solenidade foi o principal evento da agenda do chefe do Executivo federal na primeira visita ao Estado após assumir a Presidência da República

Um palco foi montado no Residencial Solar de São Mateus, no bairro Aroeira, e a solenidade teve início por volta das 13h40. Veja a cerimônia. 

No caminho entre o Aeroporto de São Mateus e o residencial, Bolsonaro desfilou de carro, acenando por uma das portas que estavam abertas. O presidente saudou os apoiadores que lotaram as ruas da cidade.

Antes da solenidade, ele entrou em uma das casas e, acompanhado de uma criança, plantou uma árvore em frente a uma das residências. Ao lado do presidente estavam os deputados federais Evair de Melo (PP), um dos vice-líderes do governo na Câmara, Soraya Manato (PSL), Neucimar Fraga (PSD) e Josias da Vitória (Cidadania), líder da bancada; além do ex-senador Magno Malta (PL), o ex-deputado federal Carlos Manato (sem partido) e o prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí (PSDB).

Na cerimônia, algumas autoridades que estavam no palco usaram máscara de proteção contra Covid-19. Bolsonaro, o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Magno Malta, Soraya e Carlos Manato não usam o equipamento. 

Daniel da Açaí foi o primeiro a discursar durante a cerimônia e agradeceu ao presidente com um abraço, descumprindo recomendações de distanciamento social. "Quando o presidente é bom, a gente dá um abraço", disse, abraçando Bolsonaro logo em seguida.

Nas redes sociais, o prefeito de São Mateus não se posiciona sobre a gestão do presidente. Ele, contudo, foi um dos que adotou a cloroquina como protocolo municipal de prevenção à Covid-19. O medicamento, que tem a ineficácia comprovada para tratamento da doença, se tornou uma bandeira do chefe do Planalto. Durante a cerimônia,  o prefeito rasgou elogios ao presidente.

O Presidente Jair Bolsonaro participa de entrega de casas no bairro Aroeira, em São Mateus (Reprodução TV Brasil )

APRESENTAÇÕES DURANTE A CERIMÔNIA

Ainda durante o evento, uma menina de 9 anos, Kayla, cantou um louvor para Bolsonaro. Ela foi apresentada como uma representante evangélica da cidade e dedicou a música ao presidente. "Seja bem-vindo a São Mateus. Papai do céu te abençoe por onde o senhor andar", disse a criança, que também foi abraçada por Bolsonaro.

Logo depois, o cantor local Law Lima cantou uma música no ritmo da pisadinha. O chefe do Executivo federal chegou a se levantar e a dançar ao lado do prefeito de São Mateus. A canção dizia "o mito chegou", trecho que foi repetido por apoiadores no local.

DISCURSOS

Os discursos das autoridades foram marcados por críticas aos governos anteriores.  O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, criticou o atraso das obras. "A gente está entregando aqui 434 casas que começaram a ser construídas há quase dez anos. O grande ponto aqui é: por que dez anos para construir?", questionou. "O DNA desse governo é resolver problemas que outros criaram, em especial aos mais carentes", afirmou.

Magno Malta também apontou a demora na entrega do residencial . "Quero falar que essas casas começaram lá no governo Dilma, passando pelo Temer. Por que não terminaram?"

Já o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fez elogios à atuação do presidente diante da pandemia de Covid-19. "Esperamos atravessar junto ao povo essa provação que acomete não só o Brasil, que é a pandemia. Temos como contar com nosso presidente, tratando a saúde, sem descuidar da economia. Propiciar crédito para que a economia não seja paralisada."

O Presidente Jair Bolsonaro fala ao publico presente durante a entrega de casas no bairro Aroeira, em São Mateus (Reprodução TV Brasil )

Jair Bolsonaro, desde o início da pandemia, alega que medidas para contenção do coronavírus adotadas pelos Estados prejudicam a economia.  O governo federal é alvo da CPI da Covid, instalada no Senado, para apurar ações e omissões da gestão do presidente na pandemia.

Bolsonaro já classificou a doença provocada pelo novo coronavírus como "gripezinha", defende a cloroquina, medicamento ineficaz para prevenção e tratamento da Covid-19, e rechaça o isolamento social, preconizado por autoridades de saúde como essencial para evitar a propagação do vírus. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais